O lançamento do livro Cadê Minha Mãe, de Giulieny Matos, autora de Brasília, foi a abertura da II Virada Pedagógica da Regional de Taguatinga.
Num primeiro momento o livro foi lido para os participantes, diretores e coordenadores de escolas, pela voz do pequeno Gabriel, mostrado num telão. Seguido de uma entrevista realizada pela Professora Flávia, Giulieny Matos falou do surgimento do seu primeiro livro, A Menina Derretida, e do novo livro, suas conquistas e espaços já alcançados em tão pouco tempo de existência. Falou também um pouco sobre os objetivos do seu projeto para com esse livro.
“Represento, nesse livro, uma criança esquecida, desamparada pelo poder público, em situação de vulnerabilidade social, que vai, com certeza, amadurecer primeiro e ter de enfrentar seus próprios desafios, mas, por outro lado, dou a ela um sonho, uma realidade possível, e um caminho a seguir.” Conclui dizendo que a pena não pode ultrapassar a pessoa do condenado, frase esta negritada na terceira capa do livro.
Para a Professora Flávia Amaral, uma das organizadoras da II Virada Pedagógica da Regional de Taguatinga, UNIEB, juntamente com a Professora Alaídes, “o mundo atual pede pessoas cada vez mais integradas e com conhecimento diverso, e nós podemos contribuir para o desenvolvimento e formação do estudante do século 21.
Pensamento crítico, colaboração, autocontrole, otimismo, confiança são alguns exemplos de competências socioemocionais e podem ser trabalhadas no ambiente escolar, a fim de estimular o desenvolvimento integral dos estudantes. Assim, eles conseguem gerenciar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas, tomar decisões de maneira responsável, entre outros.”
Com certeza foi um momento ímpar, tanto para a autora, que viu seu trabalhado valorizado pela Regional, quanto para os participantes da II Virada Pedagógica do Fundamental 1, séries iniciais.
Após a entrevista com a autora Giulieny Matos, os participantes ouviram as palavras da virada de Edival Jacinto e a parte prática da Professora Irani de Souza Pinto, acerca de seu projeto de incentivo à leitura por meio de teatro, expressão corporal, redação e interpretação do livro "Meu Pé de Laranja Lima", de José Mauro de Vasconcelos , aplicado desde quando entrou para a Secretaria de Educação, há 19 anos, no qual a vida difícil do menino e desdobramentos da história ajudam as crianças com suas competências emocionais.