segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

BRASÍLIA TEM MARISTELA PAPA, CONTADORA DE HISTÓRIAS. Por Giulieny Matos

BRASÍLIA TEM MARISTELA PAPA, 

CONTADORA DE HISTÓRIAS. 

Em homenagem ao dia do contador de histórias de 2019 vou publicar, toda sexta-feira, até o dia 22/3/2019, a biografia de um contador de histórias de Brasília. Acompanhe hoje a primeira delas!

Taguatinga tem MARISTELA PAPA. Mãe de três filhos, professora de artes, desde sempre incentivou o lúdico e o divertido dentro de casa. Na família faz um auê danado, mata o povo de susto e de curiosidade! É tanta alegria e animação que dedica grande parte de seu tempo à Associação Amigos das Histórias (QNA 37 casa 25), onde ela e o marido, William Reis, Presidente da Associação, cedem o espaço para vários eventos voltados para os contadores de história.

Coordena, toda segunda quinta-feira do mês, o Sarau Literário no Taguaparque (já fica o convite pra você participar com seus filhos, às 19h30!*entrada franca*).

É um braço direito bem poderoso e criativo nas parcerias com as Secretarias de Educação e de
Cultura do DF, e também do Ministério da Cultura.

Participou ativamente da comissão da I Bienal de Ludicidade em Brasília, e viaja pra todo lugar onde a chamam pra contar história. Detalhe! Nunca vai sozinha! Por onde se aventura, leva consigo muitas outras convidadas, contadoras de histórias, sempre muito disponíveis e sedentas por olhinhos brilhantes, seja de qual idade for.

Coordena, desde 2004, o Curso de Pós-Graduação em Contação de Histórias no Maranhão, Piauí e Minas, curso regulamentado pelo MEC, e desde 2017 oferece cursos nas cidades de Goiânia, Brasília e Uberlândia.

Maristela Papa lia para seus filhos desde quando eles estavam na barriga. Nos conta que suas crianças nunca deixaram de brincar por causa de tarefas e sempre receberam muitos elogios pelas notas altas no colégio. Todos se tornaram leitores assíduos por volta dos 9 a 10 anos. Ela vibra com o filho estudante de medicina da Unb, apesar de ter desejado para ele docência em história. Esse ano, o outro filho se formará em engenharia de redes também pela Unb. Sempre incentivou os filhos a serem algo do qual gostassem, pois já conviveu com pessoas com frustração profissional. Os três filhos sempre estudaram em escola pública. Matheus, o filho mais velho, passou um ano na Polônia pelo Projeto Ciência Sem Fronteiras e conheceu 32 países.

Maristela Papa, junto com o contador e músico Willian Reis, adoraram em seu repertório a história do livro "A Menina Derretida", e a levaram para dentro das escolas públicas contando-a em pelo menos 58 vezes com o projeto itinerante "Caravana de Histórias". Na segunda edição do “Caravana”, crianças de 136 escolas públicas do Brasil (78 escolas do GDF e 58 do Ministério da Cultura) conheceram a famosa menina derretida, aquela que não parava de chorar!


Parabéns Maristela Papa!
Troféu Super Contadora de Histórias de Brasília


Aproveite e saiba mais, outras duas reportagens com Maristela Papa!


#Giulieny Matos é autora de Brasília. Publicou sete livros infantis, visita escolas e é apaixonada pelo grupo de contadoras de histórias. Lançou livro na Europa, foi entrevistada pela TVJustiça, vários jornais de Brasília e de outros Estados. Contatos giulienymatos.blogspot.com; giulieny.autora@gmail.com; 61 981316214


Eloy do Peru

3 comentários:

  1. Parabens Giulieny, por tão pertinente série de reportagens. Parabéns por iniciar com Maristela Papa:A,Sherazade de Brasília!
    Te indico/sugiro Leda DalNagre e Juçara Batichotti , dentre tantas outras pérolas da arte narrativa aí em Brasília. Aliás Brasília é uma jazida de contadores de histórias; jazida esta tão bem encontrada e polida pela a necessária Associação dos amigos das histórias.

    PORQUE CONTAR É PRECISO!

    ResponderExcluir
  2. Amei! Que lindeza!Ela é merecedora dessa homenagem. Parabéns Giulieny Matos pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  3. Conheci Maristela em agosto de 2017. Ficou apaixonada por suas ações junto do seu precioso companheiro William Reis, um mestre de muitos saberes. Rendo aos dois e todos da Diretoria da Associação Amigos das Histórias, os meus aplausos. Vida longa aos dois, para que o encantamento levado por esses dois Seres humanos iluminados, nunca se acabe. Beijo em cada coração seus e de seus amores.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos