terça-feira, 2 de abril de 2019

ELOGIO DO CCP-DF para a obra CADE MINHA MÃE




CONSELHO DA COMUNIDADE DE EXECUÇÕES PENAIS 

DO DISTRITO FEDERAL – CCEP/DF 

CNPJ.27.975.190/0001-19 



Ao Ilustríssimo Senhor Doutor Joel Mazo Presidente da Associação Internacional de Polícia – IPA/BRAZIL

Assunto: Referência elogiosa a Obra Cadê Minha Mãe? de MATOS Giulieny, 2018.



Prezado Presidente,

O Conselho da Comunidade de Execuções Penais do Distrito Federal, órgão da Execução Penal do Distrito Federal, constituído em 2016, nos termos do Artigo 61 e Artigo 80 da Lei 7.210/84, inscrito no CNPJ sob o nº 27.975.190/0001-19, cujas diretrizes e atribuições são: visitar estabelecimentos prisionais, entrevistar presos, diligenciar a obtenção de recursos materiais e humanos para assistência ao preso ou interno e elaborar e apresentar relatórios, conforme previsto no Artigo 81, da Lei de Execuções Penais - LEP.

É com muita satisfação que me reporto e apresento-me na condição de conselheiro desde 2016, e atualmente na função de Presidente do Conselho da Comunidade.

Pois bem conheço bem as realidades e as problemáticas das visitas realizadas pelos parentes aos estabelecimentos penais. Em especial acompanho um menino de nome KAUN, que seu Pai se encontra aprisionado em uma penitenciária masculina há bastante tempo, e a situação do KAUN, não é nada diferente da realidade daqueles meninos que tem suas mães aprisionadas na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, sendo que a sua realidade é exatamente idêntica à que a autora descreve em sua obra.

Eu li o livro para o menino KAUN, que tem o seu Pai aprisionado para minha surpresa, a reação do pequenino garoto, foi bastante emocionante, visto que o seu semblante ia se alterando de acordo com as palavras que lhe eram lidas, de modo que, ao tempo que referia a ausência do Pai, o garoto aparentava-se no seu rosto e no olhar, uma tamanha tristeza e solidão. Em outros momentos da leitura, onde abordava o incentivo a continuar na escalada da vida, o pequeno KAUN, demonstrava animo, despertando do olhar aos seus minúsculos lábios, um sorriso curto, porém com mais aliviado, ao final da obra, fiz a leitura de modo a fazê-lo a sentir que ele deveria seguir adiante sem mencionar que isso seria mesmo que sozinho. Foi nesse momento que a alegria veio por inteiro, percebi que o pequenino de mente vazia e inocente, se sentia de fato mais a par da realidade em que vivia, assim como demonstrava que estava sendo acolhido e motivado por alguém.

Neste contexto, e diante da preciosa obra que tive a oportunidade de conhece-la e também ler diante de uma vítima que vive a realidade da bibliografia, me sinto na obrigação e dever de elogiar a Associação Internacional de Polícia – IPA/BRAZIL pela edição e publicação do livro CADÊ MINHA MÃE, de autoria da Agente Penitenciário Giulieny Matos, e principalmente sua grandiosa obra, que no primeiro momento que Eu abri e em apenas 10 minutos, vi no livro a realidade do menino KAUN, e ainda na presença da autora, meus olhos se encheram de água, de tanta emoção que o livro me proporcionou, e na hora só veio a minha mente, que Eu teria de levar adiante essa Obra que revela em poucas palavras e em suas belas ilustrações, a realidade vivida no dia-a-dia de centenas de filhos que tem suas mães aprisionadas.

Desejo imensamente, que a IPA continue nessa linha de atuação e que esse projeto aflore, não somente pelo Brasil inteiro, mas por todos países, continentes e províncias pelo mundo todo.

A IPA/BRAZIL e a Autora idealizadora, parabenizo-lhes e agradeço-lhes pela oportunidade de ter comigo para sempre essa excelente obra.

Atenciosamente,

João Antonio Rodrigues da Trindade
Presidente do Conselho da Comunidade


SHCGN 708, Bloco G 21, Asa Norte, Brasilia-DF Cep: 70.740-767, e.mail.jartconsvep@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos