domingo, 26 de junho de 2011

O que é um Menino?

Taí um texto que eu queria ter escrito!!!!!!!!!!!

O que é bom é para ser perpetuado e divulgado!!!

Mãe, pais e todos que cuidam de meninos... alegrem-se e divirtam-se com esse texto maravilhoso de João José Marell.

Abraços, Giulieny Matos

O que é um Menino?
João José Marell

Entre a inocência da infância e a compostura da maturidade, há uma deliciosa criatura chamada menino. Embora se apresentem em tamanhos, pesos e cores sortidas, todos os meninos têm o mesmo credo: aproveitar cada segundo de cada minuto de todas as horas de todos os dias eprotestar ruidosamente (o barulho é sua única arma) quando seu último minuto é decretado e os adultos os empacotam e os metem na cama.

Meninos são encontrados em todas as partes: em cima de, embaixo de, dentro de, subindo em, balançando-se no, correndo em volta de, pulando para.

As mães os adoram, as meninas os odeiam, irmãos e irmãs mais velhos os suportam, adultos os ignoram, o céu os protege.

Um menino é a verdade com rosto sujo, a beleza com um corte no dedo, a sabedoria com um chiclete no cabelo... Quando você está ocupado, um menino é uma conversa-fiada, intrometido e amolante.
Quando você deseja que ele cause boa impressão, seu cérebro vira geléia ou ele se transforma em uma criatura empenhada em desmontar o mundo . Um menino é híbrido: o apetite de um cavalo, a disposição de um Engole-espadas, a energia de uma bomba atômica de bolso, a curiosidade de um gato, os pulmões de um ditador, a imaginação de Júlio Verne, o entusiasmo de um bombeiro e, quando se mete a fazer alguma coisa,é como se tivesse cinco polegares em cada mão.

Gosta de sorvetes, canivetes, serrotes, pedaços de pau (em seu habitat natural), bichos grandes, papai, sábados, domingos e feriados, mangueiras de água.
Não é partidário de catecismo, escolas, livros sem figuras, lições de música, colarinhos, barbeiros, meninas, agasalhos, adultos e muito menos "hora de dormir".
Ninguém mais é capaz de meter num único bolso um canivete enferrujado, uma maçã comida pela metade, um metro e meio de barbante, um saco de matéria plástica, tres notas de dinheiro, um estilingue e um fragmento de "substância ignorada".

Um menino é uma criatura mágica: você pode mantê-lo fora do seu escritório, mas não pode expulsá-lo de seu coração. Queira ou não, ele é seu captor, seu carcereiro, seu dono, seu patrão - um sarapintado, um nanico, um pacote de encrencas. Mas, quando à noite você chega em casa, com suas esperanças e seus sonhos reduzidos a pedaços, ele possui a magia de soldá-los num segundo pronunciando apenas:
"Alô, mamãe!"..."Oi pai!"

Colaborou para o Troca de Figurinhas João Ferreira Santos,
Professor de Matemática

sábado, 25 de junho de 2011

Educação Financeira nas Escolas

A instiuição de uma lei ocorre para que a população aprenda a assimilar determinado conceito que ela não pratica. Assim foi com a legislação que garante assentos preferenciais em ônibus e metrô para idosos, gestantes e mães com bebês de colo; assim foi com a lei do atendimento preferenciaal; com a vaga preferencial em estacionamentos públicos e privados para portadores de necessidades especiais e idosos... e por aí vai.

Se pensarmos em uma sociedade civilizada e que respeita o próximo de verdade podemos chegar a superfial conclusão que essas leis são descenecssárias. Mas se avaliarmos a falta de educação, cidadania, e civismo da nossa população praticados no nosso dia a dia, podemos afirmar que a instituição das leis é apenas um singelo começo para provocar mudanças. Mas, num futouro longíquo, quem sabe o respeito realmente será prática da convivencia humana em seu cotidiano???

Então não será mais necessario haver placas com informações para os mais desavidados que determinadas pessoas possuem mais debilidades que outras por isso precisam de mais atenção. Caminhamos na civilização para isso...

Assim também acontecerá com a filosofia da boa educação financeira. Se instituímos uma lei é porque existe um comportamento inadequado que ainda nao é praticado socialmente. Não tenham dúvida, apenas a publicação do decreto já provoca mudanças e impele o povo a pensar... principal fator para mudança de comportamento. Muitas familías brasileiras vivem realmente o caus da falta de organização financeira. Demorou para o Brasil perceber isso e voltar-se para esse assunto. O melhor ambiente de ensino? A Escola, sem dúvida!

Leia o DECRETO Nº 7.397, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2010 na íntegra:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7397.htm

Como disse o especialista de Capivari:
"Um dos grandes e principais problemas do Brasil que se inicia no nível microeconômico transformando-se num problema macroeconômico é o endividamento das pessoas e famílias e pode afetar o país como um todo." 
Vale a pena ler o artigo todo em
http://www.jcrnet.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=6866&Itemid=127

Por Giulieny Matos, de Brasília
Acesse giulienymatos.blogspot.com

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Elogie do jeito certo

Os cuidados para que uma criança seja saudável tanto fisicamente, quanto espiritualmente e mentalmente requer atençao diária e construção de valores. Vale a pena começar o dia meditando no texto a seguir de Marcos Meier!

Abraços e sucesso a todos os leitores deste blog!
Giulieny

"... Além dos conteúdos escolares, nossos filhos precisam aprender valores, princípios e ética. Precisam respeitar as diferenças, lutar contra o preconceito, adquirir hábitos saudáveis e construir amizades sólidas. Não se consegue nada disso por meio de elogios frágeis, focados no ego de cada um. É preciso que sejam incentivados constantemente a agir assim. Isso se faz com elogios, feedbacks e incentivos ao comportamento esperado.


Nossos filhos precisam ouvir frases como: “Que bom que você o ajudou, você tem um bom coração”, “parabéns meu filho por ter dito a verdade apesar de estar com medo... você é ético”, “filha, fiquei orgulhoso de você ter dado atenção àquela menina nova ao invés de tê-la excluído como algumas colegas fizeram... você é solidária”, “isso mesmo filho, deixar seu primo brincar com seu videogame foi muito legal, você é um bom amigo”.

Elogios desse tipo estão fundamentados em ações reais e reforçam o comportamento da criança que tenderá a repeti-los. Isso não é “tática” paterna, é incentivo real.

Por outro lado, elogiar superficialidades é uma tendência atual. “Que linda você é amor”, “acho você muito esperto meu filho”, “Como você é charmoso”, “que cabelo lindo”, “seus olhos são tão bonitos”. Elogios como esses não estão baseados em fatos, nem em comportamentos, nem em atitudes. São apenas impressões e interpretações dos adultos. Em breve, crianças como essas estarão fazendo chantagens emocionais, birras, manhas e “charminhos”. Quando adultos, não terão desenvolvido resistência à frustração e a fragilidade emocional estará presente. ..."

Leia o texto completo em http://www.marcosmeier.com.br/colunas.php?id=19


MARCOS MEIER é mestre em Educação, psicólogo, escritor e palestrante.
Seus textos encontram-se no site www.marcosmeier.com.br e seus livros no http://www.kapok.com.br/.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Sua Postura. Seu Note.

Oi, Ny!

Li seu post sobre o alongamento, gostei.

Olha só o que eu recebi, é sobre postura.

Muito legal...!!!!


Bjs,
Mauricéia

 
http://www.youtube.com/watch?v=jbV5dGvJWyo

http://www.youtube.com/watch?v=nb9pqqHbPy4&feature=relatedg
 
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segunda-feira, 20 de junho de 2011

Alongamento para crianças na aula de informática

Uma matéria puxa a outra!

Minhas crianças têm aula de informática na escola. O que é fantástico.
No trabalho, nos últimos anos, pude obsevar que quase todos os servidores de 18-23 anos sofriam de LER. Algo errado na educação e na utilização do tempo na internete e no computador?

Conversei com o professor do Infantil de  informática acerca da possiblilidade de inserir em suas aulas o alongamento como rotina. E não é que ele me deu ouvidos?

A troca de experiências foi muito positiva, pois vejo meus pequenos se alongando sozinhos!!! É muito fofa e confortante esta cena!

Leve esta idéia para a escola de seus filhos.
Lute por um mundo sem LER (lesões por esforços repetivios ou DORT).

Por Giulieny Matos, de Brasília
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Matéria relacionada http://giulienymatos.blogspot.com/2011/06/sua-postura-seu-note.html

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ninguém quer ficar para trás!!!

A vovó e o neto de 4 anos

Nem mesmo a vovó sexy aceita ser ludibriada pelo Sr. Tempo. Sem nenhuma das técnicas modernas e instrumentalizaçao da tecnologia, resolveu comprar um notebook.

Visita dominical na casa da vó. Ela, toda deslumbrada com seu novo equipamento ultra moderno, aprendendo a serventia e localização de cada botão do seu notebook, confronta-se com a modernidade num encontro casual com um menino de 4 anos...

 - Eu não sei o que está acontecendo com este computador!?!
Disse a vovó tenteando inicializá-lo.

Ao que seu netinho fofo disse-lhe:
- Calma vovó, o computador só está carregando!!!
E manuseou o note da vovó com toda destreza e desenvoltura.
- Aqui, vovó, conectamos ä internet... bla bla bla... bla bla bla bla.....

 Tudo bem, que as aulas de informática do La Salle fazem toda a diferença, e que as instruçóes domésticas são bastante evoluídas e produtivas.

“Mas, se um menino de 4 anos sabe dominar um equipamento deste e já conhece as novas ferramentas modernas, eu também consigo!” Pensou a vovó e aceitou o desafio. Foi fisgada pela fascínio da Sra. Modernidade. 

E passou a correr atrás do lucro. 

Contratou outro neto mais velho para lhe dar umas aulas e hoje domina a internet, manda mensagens, grava nos favoritos, salva no computador e faz suas pesquisas. Daqui há pouco estará pagando suas contas pela intenet! Aguardem!!!

 Nosso item para o Troca de Figurinhas:

Outro dia vi uma reportagem super legal no Jornal da Tarde. Disputa na rua de vídeo game.

Só que os concorrentes, ou melhor, as concorrentes, eram todas as avós! E a torcida mirim fascinada pelo desempenho de cada avó na competição!!!

O que uma vó não faz por um neto!?!

Por Giulieny Matos, de Brasília
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quinta-feira, 16 de junho de 2011

Deixem as vagas livres!!!

A carta que posto escrevi em outrubro/2010 para pedir providências à Escola quanto à falta de respeito por parte de alguns pais ao pararem nas vagas reservadas para portadores de necessidades especiais sem o menor constrangimento. Como esta educação passa pela conscientização... Não dá para ficar parado. Foi útil, pois redefiniram e repintaram as vagas e colocaram mais placas indicativas. Porém, talvez na escola de seus filhos isso não deve acontecer... Mas, em todo caso, disponibilizo a carta para inspirar você a ser um(a) colaborador(a) deste assunto onde quer que esteja...
 _____________________________________________________
Cidade, Data
Ao Diretor da Escola
c/cópia para Coordenação
(entregue cópia para os professores de seus filhos também)
   
Prezado Senhor,
 
Reporto-me a Vossa Senhoria a fim de partilhar as consternantes situações acorridas no último mês com relação aos pais de filhos portadores de necessidades especiais.
Pessoas sem qualquer tipo de problema têm parado na vaga de deficientes sem o menor constrangimento, e se chamada a atenção, ao invés de pedir desculpa, fica ainda discutindo com os pais de filhos portadores de necessidades especiais, que têm, por direito legal, o benefício do uso da vaga selecionada no estacionamento.
Eu mesma, quando meu filho ficou machucado, à época Infantil 4, tive de lidar com ele em tratamento pós cirúrgico e fazer uso da cadeira de roda por 45 dias, de modo que o menino não podia colocar o pé no chão em hipótese alguma. Além de todo o transtorno sofrido, tinha de enfrentar constantemente os pais mal educados que estavam parados na vaga de deficientes.
No dia 12/03/10 veiculou uma excelente matéria radiada na Voz do Brasil em que a pesquisa apresentada constatou que uma das causas que mais prejudicam os portadores de necessidades especiais é o transporte, pois além de as crianças serem pesadas, é preciso estar carregando a cadeira/aparelho que são sempre trabalhosos, as crianças ficam muito expostas ao sol e a chuva, e os pais esgotados fisicamente, fazendo com que aumente o índice de abandono escolar.
Vejo que a Escola este ano acolheu mais alunos portadores de necessidades especiais.
Além de tudo isso, parece ninguém estar preocupado com o estado psicológico destes pais, que além de ter de lidar com toda a problemática e dificuldade de cuidar de seus filhos especiais, precisam brigar no estacionamento para fazer valer seu direito TODAS AS VEZES que precisam estacionar!
Na sexta-feira dia 26/03/10, estava saindo do Bloco da Educação Infantil quando uma mãe de filho cadeirante não pôde parar na vaga reservada, pois uma mãe de filho normal estava com seu veículo na vaga de deficiente e o pior, ainda brigando e querendo se justificar com a mãe proprietár que fazia jus à vaga.
Várias vezes já presenciei este desgaste emocional.
Gostaria de que o assunto fosse incluído na pauta de trabalho e diretrizes da escola a fim de conscientizar os demais pais de que:
- Mesmo a vaga estando vazia, não pode “dar uma paradinha” para descer alguém, pois a vaga deve ficar sempre disponível para uso do portador de necessidades especiais. Isso chama-se ACESSIBILIDADE.
Além do que apresento à Escola as seguintes sugestões e providências:
- Colocar mais placas indicativas nas vagas
- Manter as vagas bem pintadas
- Instruir os servidores que trabalham no portão da escola e dos Blocos a prestar mais atenção e até ajudar as mães com deficiências a descerem as coisas do carro.
- Ministrar palestras para os professores de como trabalhar a conscientização com os alunos.
- Enviar bilhete na agenda com a frase: RESPEITE A VAGA ESPECIAL!
Coloco-me à disposição para ajudar naquilo que for preciso.  
                 Atenciosamente,
                GIULIENY MATOS

Texto liberado!!!
Move yourself. Mexa-se. Movimientese.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Contadores de História Infantil


Contação de histórias para colégios, festas infantis, shoppings, etc

Meninos não ficam quietos!

A revista Super Interessante trouxe este mês de junho uma reportagem bem interessante (só podia ser!rsrsrsrs) sobre homens e mulheres. Começam falando que apesar de serem concebidos mais homens que mulheres, existe uma real dificuldade quanto ao nascimento de menino, numa taxa de 30% a mais de chance de aborto natural e de 50% de chance a mais de desenvolver problemas respiratórios. “A diferença é tão grande que os médicos costumam dizer que o maior fator de risco para bebês prematuros é seu gênero”.

Vou partilhar um item bem propício para o nosso Troca de Figurinhas.

“Meninos não ficam quietos”, comprova o estudo da revista. “Tem a ver com o amadurecimento cerebral”. O exemplo utilizado ficou bem legal. A professora chama todas as crianças após o recreio para entrarem na sala de aula, as meninas recolhem seus brinquedos e os meninos continuam correndo pelo corredor até a segunda ou terceira chamada, comprovando mais dificuldade em parar de pular de um lado para outro e em seguir ordens.

Outro item bem marcante foi o relato de que os homens têm mais iniciativa que as mulheres e “não têm medo de dar a cara à tapa”.

Se você for simplesmente mãe de menino, professora da educação infantil ou babá, leia esta reportagem, pois você se sentirá mais confortável com o conhecimento oferecido!

Fonte: Revista Super Interessante, Edição 292, junho/2011, R$ 11,95
www.superinteressante.com.br
Acesse giulienymatos.blogspot.com

Conselhos de Dom Bosco para educar os Filhos

São João Bosco, sábio educador dos jovens, dava aos pais alguns conselhos importantes nesta difícil tarefa. Vamos repeti-los a seguir, para servir de meditação aos pais.


1. Valorize o seu filho. Quando respeitado e estimado, o jovem progride e amadurece.

2. Acredite no seu filho. Mesmo os jovens mais "difíceis" trazem bondade e generosidade no coração.

3. Ame e respeite o seu filho. Mostre a ele, claramente, que você está ao seu lado, olhe-o nos olhos. Nós é que pertencemos a nossos filhos, não eles a nós.

4. Elogie seu filho sempre que puder. Seja sincero: quem de nós não gosta de um elogio?

5. Compreenda seu filho. O mundo hoje é complicado, rude e competitivo. Muda todo dia. Procure entender isto. Quem sabe ele está precisando de você, esperando apenas um toque seu.

6. Alegre-se com o seu filho. Tanto quanto nós, os jovens são atraídos por um sorriso; a alegria e o bom humor atraem os meninos como mel.

7. Aproxime-se de seu filho. Viva com o seu filho. Viva no meio dele. Conheça seus amigos. Procure saber onde ele vai, com quem está. Convide-o a trazer seus amigos para a sua casa. Participe amigavelmente de sua vida.

8. Seja coerente com o seu filho. Não temos o direito de exigir de nosso filho atitudes que não temos. Quem não é sério não pode exigir seriedade. Quem não respeita, não pode exigir respeito. O nosso filho vê tudo isso muito bem, talvez porque nos conheça mais do que nós a ele.

9. Prevenir é melhor do que castigar o seu filho. Quem é feliz não sente a necessidade de fazer o que não é direito. O castigo magoa, a dor e o rancor ficam e separam você do seu filho. Pense, duas, três, sete vezes, antes de castigar. Nunca com raiva. Nunca.

10. Reze com seu filho. No princípio pode parecer "estranho". Mas a religião precisa ser alimentada. Quem ama e respeita a Deus vai amar e respeitar o seu próximo.

Matéria do meu arquivo de outros tempos.
Por Giulieny Matos, de BrasíliaAcesse giulienymatos.blogspot.com

sábado, 11 de junho de 2011

Para rir-se de medo!


A lista de medos de uma criança pode ser enorme...
Não podemos desmerecer o poder do assombro, porque para o pequeno o medo sentido é para valer!

Confiram os exemplares maravilhosos:

ALGUNS MEDOS E SEUS SEGREDOS
de Ana Maria Machado Ilustrações Eliardo França
São três histórias muito didáticas e criativas em um só livro.

O BICHO MEDO E SEUS SEGREDOS
de Eliana Pimenta Ilustrações Mateus Rios


COISAS HORRÍVEIS NO ESCURO DO QUARTO
de Elisa Salomon Ilustrações Rosinha
No quarto e na imaginação de Marina, sua lista de medos estava mais que completa!


MIEDO
de Graciela Cabal (Argentina) Ilustraciones Nora Hilb
Um menino supera seu medo ao encontrar um cachorro que come todos os seus medos.
Confira que legal:

 História contada

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Termômetro de EDUCADOR FINANCEIRO


Olá leitores queridos!
Sugestão do dia:
Realizar a Auto-Avaliação respondendo o questionário
Termômetro de EDUCADOR FINANCEIRO

Adequado para pais com crianças na faixa
dos 4 aos 10 anos de idade.

”Este teste objetiva sinalizar o grau de preparo das pessoas para atuar como Educadores Financeiros. .... Se não for o seu caso, procure apenas refletir sobre a sua forma de agir nessa situação e veja como você se sairia.“

http://www.maisativos.com.br/utilitarios.php

Vale a pena visitar o site do Modernell. O conheci em uma palestra oferecida pela Escola La Salle, em Brasília. Ele dá dicas excelentes sobre educação financeira para crianças e adultos também. Os artigos são interessantíssimos e sua proposta é bem pedagógica. Você pode até conhecer e pedir seus livros. São ótimos, aqui em casa temos! Os meninos se amarram!

***********

Vejam aí a dica da minha amiga Mauricéia sobre educação financeira, tem histórias em e-book, jogos para ensinar a matemática e a lógica das finanças e otras cositas más:http://www.turmadabolsa.com.br/Web/Home.aspx

quarta-feira, 8 de junho de 2011

A hora de dormir é sempre um suplício!

Brinde: aula da Super Nanny!

Pelas dicas e conselhos das Supernanys, o melhor é ensinar a dormir o quanto antes. Quanto mais velha criança, maior o tempo para “formatá-la”! Com o primeiro filho temos uma tendência de não escutar os conselhos dos mais velhos ... “Não vou deixar MEU FILHO sofrer chorando à toa!”, dizem algumas das muitas mães... Tudo o que fiz com meu primeiro filho fiz diferente com a segunda. E posso garantir que a segunda dorme muito melhor... até hoje!

Na verdade, cada família terá seu próprio ritmo quanto ao horário de colocar os filhos para dormir. Alguns dormem às 20h em ponto, pois acordam 5 da madruga!!! Se o pai e a mãe trabalham fora e chegam a casa 19h, como estabelecer o espaço temporal mínimo de convivência? O melhor horário para dormir será definido em família, de modo a conservar os laços afetivos e a não prejudicar a rotina diária da criança...

O mais incrível é o quanto eles choram quando você os está ensinando a dormir. Muita chantagem... Você chega a acreditar que o menino vai ter um ataque cardíaco de tanto chorar... rsrsrsr. Enfim, são mesmos vencidos pelo cansaço da mãe para o sim (dormir) ou para o não (continuar acordado do jeito que quer estar...)

Também tive problemas no início, como já falei. Trabalhou uma moça comigo que, ao final, eu saía de cena, e ela cantava todas as músicas do Padre Zezinho para o neném dormir... Acho que o pai é uma boa opção para assumir essa tarefa!!!

Muito legal quem não passa por nada disso...

Por Giulieny Matos

Super vídeo da Super Nany para aplicar aos pequenos que
insistem em não dormir na hora.

Acesse: giulienymatos.blogspot.com

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Oba, hoje o papai é meu!!!

"- Oba, hoje o papai é meu!!!"
A importância da presença do pai na vida cotidiana do filho.
“- Papai, faz a tarefa comigo?”

Hoje meu filho fez a tarefa com o pai. Que orgulho para ele a presença do pai ao seu lado. Algo como aprender a superar desafios, descobrir que consegue fazer algo que acreditava ser hiper difícil. Para ele aprender a letra cursiva está sendo um verdadeiro desafio ao ser impelido a ler e a escrever o que não entende muito e não domina muito bem. Chorou, disse que não conseguiria. 


Mas o pai, com seu jeito homem de ser, o ajudou e provou para ele que era possível realizar a tarefa. Concluíram com êxito a tão famigerada missão. Como está orgulhoso de si mesmo!!! Como está alegre com a dedicação e o empenho do pai ao seu lado! Algo que se transmite de pai para filho acerca da vitória, da conclusão, de perseverar e conseguir dominar o desconhecido.

Valeu papai!!!

Por Giulieny Matos, de Brasília
acesse giulienymatos.blogspot.com

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Natação para bebês

Gente, é meu filhote mergulhando!!!
Pense num troço mega incrível! Os bebês realmente aprendem a mergulhar muito rápido. Até hoje os meus adoram água e são como uns peixinhos.
Mito 1: O bebê vai sair nadando sozinho. Não! A mãe, o pai ou quem o acompanhe fica o tempo todo com o ele.

Mito 2: O bebê será um nadador profissional quando crescer. Não! Ele será um nadador profissional se seguir a carreira da natação, ok! Não faça cobranças inexistentes antes da hora!!!



Verdade 1: Se você é um ser apavorado(a), tem uma tendência impressionante a deixar seu bebê apavorado em uma situação que deveria ser agradável e tranqüila. Por isso, tranqüilize-se.

Verdade 2: A aula é fantástica. A professora é ótima. Ninguém vai morrer afogado.



Um de meus filhos entrou com 6 meses e outra com 4. O fator determinante é se o pescocinho está  duro. A aula inteira é um ritual. Exercícios rituais para o neném saber a hora que vai mergulhar. E ele mergulha numa boa e se delicia com a gostosura da água.

Cuidado 1: Ao sair da piscina, já empacotar o bebê.

Cuidado 2: Levar um lanche, né! Depois de uma maratona dá uma fomezinha básica!!!

Procure uma academia especializada. Você vai gostar muito! E seu filhote mais ainda!


Ah! Quando estiver dentro da piscina segurando seu bebê para realizar os exercícios rituais, não precisa esmagá-lo, ok!

Segure-o suavemente, deixe-o deliciar-se com o leve movimento da água...
Por Giulieny Matos, de Brasília

Acesse giulienymatos.blogspot.com