Bem na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, fui para esse evento duplamente feliz, muito honrada por fazer parte desta grande festa dos 30 anos do Projeto da Mala Do Livro, bem quando recebi o prêmio Brasília 60, pela minha atuação na cultura desde 2011. Sou Giulieny Matos, a única agente penitenciário do mundo com 14 livros infantis publicados, sendo 4 bílingues português/inglês e 2 em Braille, dois deles pelo prêmio FAC da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.
Giulieny Matos e Dr. Bartolomeu Rodrigues
BNB
Comemoração dos 30 anos da Mala do Livro
TAMBÉM QUERO LER!
Conheci a Mala Do Livro por meio da querida Maria Jose Lira, Gerente Geral Da Mala Do Livro, ao realizar, junto com
Mauricéia Lopes, dois projetos literários chamado Também Quero Ler, com 30 voluntários em cada projeto e levamos cerca de 2500 livros para cada lugar. A parceria com a Mala foi fundamental para nosso projeto. Fomos super bem acolhidas por um programa muito maior do que nós!
Maria José Lira e Giulieny Matos
Muito trabalho realizado com amor!
Viva a Maria José!
SISTEMA PENITENCIÁRIO
Essa amizade com a Maria José abriu as portas para a entrada da Mala No Livro na Penitenciária Feminina do DF, onde eu estava trabalhando à época, parceria essa que perdura até hoje, onde a mala do livro mantém contato com a Agente Mônica. A Maria Jose esteve, conosco, inclusive, na época no concurso bem legal de beleza entre as internas. Falo também em nome da amiga Roseli, servidora do CPP, que recepcionou a Mala naquele espaço, e depois com trabalho continuado no Núcleo De Detenção Provisória no Complexo Penitenciário de São Sebastião.
AGENTES DE LEITURA ENTREVISTADOS
Como contrapartida, Para abrilhantar essa festa dos 30 anos da mala do Livro, foram entrevistados 20 agentes de leitura pelo blog Giulieny Matos entre os meses de agosto e outubro, onde tive a chance de registrar muitos milagres da leitura oportunizados pelos Agentes da Mala Do Livro, milagres esses, acontecidos em suas próprias vidas, ou na vida de outras pessoas.
Parabenizo aqui, todos os agentes de leitura da mala do livro pelo trabalho maravilhoso que realizam, esses agentes representam um braço forte e amoroso da secretaria de cultura em suas comunidades. Meu grande desejo, sincero e profundo, é que os agentes da mala do Livro sejam homenageados com um edital de um milhão de reais!
PARABÉNS À MARIA JOSÉ LIRA
Parabenizo a amiga e guerreira
MARIA JOSÉ LIRA pela condução de todos esses trabalhos. Somente uma pessoa com tamanho amor, dedicação, inteligência emocional, memória, e firmeza de propósito poderia ter alcançado com êxito a extensão que o
PROJETO MALA DO LIVRO representa, hoje, não só no DF, mas outros estados e até no exterior. Por meio da pessoa da Maria José e de seus agentes de leitura, a Mala do livro se faz presente também longínquos recantos.
PARABÉNS AO FAC/DF
parabenizo a atuação do FAC/DF pela parceria das cotas de produtos gerados a partir dos editais o FAC, cuja distribuição de livros também alcança a comunidade da Mala Do Livro. Eu mesma sou testemunha de milagres alcançados com as leituras de meus livros que chegaram até os leitores do Projeto da mala do Livro. Um desses milagres, por exemplo, foi o caso da amiga Marlúcia Franklin, Presidente da AACONTE – Associação de Agentes de Leitura e Contadores de histórias- em entrevista nacional para o STB , onde apareceu na Garagem Cultural com um de meus livros na mão, livro esse, meus queridos, oriundo de premiação do FAC, sem ao menos me conhecer, valorizando, sobretudo, a as aplicações dos recursos do FAC em livros.
PARABÉNS AO SECRETÁRIO DE CULTURA
Por fim, parabenizo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, nosso querido Secretário Dr. Bartolomeu Rodrigues, por garantir, proteger e promover para a comunidade leitora do Distrito Federal, a existência e permanência do Programa da Mala do Livro em Brasília.
Mala histórica do Programa Mala do Livro
Depoimento da professora Mauricéia Lopes: