sexta-feira, 15 de março de 2019

MÔNICA PAPA, a herdeira das artes

MÔNICA PAPA, 
A HERDEIRA DAS ARTES

RAIO X
Conta histórias desde quando começou a trabalhar com crianças, aos 16 anos, seu primeiro emprego, na escola da tia Neusa, Escola João Paulo II, no cruzeiro. Assim descobriu que podia encantá-las! 
Nasceu dia 30 de março de 1972, no hospital Santa Helena em Brasília
Peculiaridade alimentar é vegetariana. Quando criança, poucas vezes comeu carne, mas nunca gostou
Comidas preferidas macarrão ao sugo com legumes e queijo; ama experimentar frutas e sorvetes
Bebidas preferidas um bom suco ou uma coca-cola gelada
Qualidade paciência, “pois como dizia São Marcelino Champagnat, para educar uma criança é preciso ter paciência, paciência e paciência”
Defeito cabeça quente
Ama estar com irmãs e sobrinhos. Suas gargalhadas e brincadeiras são ânimo para os seus dias.
Detesta falta de respeito das pessoas no trânsito, com idosos, maus tratos com o próximo e com animais.
Odeia o horário de verão! (risos)
Estação do ano verão, gosta do calor, de praia
Rádios preferidas Rádio Imaculada e rádio Maria, gosta de fazer suas orações enquanto dirige. Rádio Nacional e Rádio Senado
Programas de TV telejornais diários e de programas sobre arte e artesanato. TV Aparecida 
Projetos que participa Projeto Amelinha
É membro fundadora da Associação Amigos das Histórias
Profissão atual professora de artes no colégio Leonardo da Vinci, unidades da Asa Norte e Sul
Um sonho morar pertinho do mar

SUA GRANDE FAMÍLIA
Mônica Papa nasceu entre artes, costuras e brincadeiras. Na casa animada de Dona Amélia nunca faltou diversão e amor. São sete irmãos, sete sobrinhos e um sobrinho neto, todos Papa. São três irmãs "MMM", Mariza, Maristela, Mônica, ... sobrinhos "MMMMM"... Matheus, Marcus, Murilo, Micael e Miguel, todos homenageados no Livro A Família dos Carneirinhos Coloridos. Mônica, a terceira filha, herdou vários ofícios familiares. Pinta, borda, costura e conta histórias. Cresceu
ouvindo as histórias de sua mãe, também as histórias dos avós, dos tios e dos pais, e tantas outras que os tornaram as pessoas que são hoje. Suas irmãs Maristela Papa e Mariza também são contadoras de histórias.

O AMOR NÃO ESPERA OCASIÃO
Sempre foi entusiasmada pela história principal da vida de sua mãe. Ouviu diversas vezes ela contar como conhecera seu pai num carnaval. Pularam folia e ela pegou carona com ele num gordine verde, com mais quatro amigas. No caminho pra casa, um outro veículo entrou na contramão e a arremessou pra fora. Os dois foram parar no hospital, maca com maca, cabeça colada com cabeça. Ela ficou mais tempo internada. Depois de ter recebido alta, ele a visitava com frequência, até que um dia começaram a namorar.

PROJETO AMELINHA
Juntamente com a tia Stela, irmã caçula de sua mãe, realiza o Projeto Amelinha, no qual confeccionam vestidos para crianças carentes. O projeto é em homenagem à sua mãe. Desde que foi levada pelos anjos, o projeto foi idealizado a partir dos retalhos de tecido de seu ateliê, pois dos 14 aos 79 anos, ela se dedicou à costura. O grupo recebe doações de tecidos, aviamentos e até mesmo roupas usadas para serem transformados em lindos vestidos a serem doados. Além disso, outras pessoas se sentiram tocadas com a iniciativa e participam entusiasmadas da confecção dos vestidos, levando alegria para muitas crianças.

HISTÓRIA CONTADA É HISTÓRIA VIVIDA
Mônica Papa acredita que contar histórias é transformar vidas. É despertar o lúdico e a criatividade do íntimo das pessoas. A intensidade trazida pelas histórias para os personagens e os fatos apresentados provocam senso crítico de quem as ouve e as compartilha.

Uma história que ela ama contar é... 
O conto das três bolsas de Roseane Pamplona.
Aprecie esse vídeo direto do canal Varal de Histórias, da Juçara Batichoti!


Mônica Papa
Contato 61 9 9996 4767
Site Projeto Amelinha
Facebook Mônica Papa Brasília


6 comentários:

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos