sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Gislene de Souza, desde 1999 incentivando a leitura com a Mala do Livro

“A determinação é o toque de despertar para a vontade humana”.
Anthony Robbins
RAIO X
Nome Gislene de Souza
Nasceu em Teófilo Otoni/MG
Mora no P-Sul/DF
Aniversário 18 de julho
Família Esposo Edinaldo, com 32 anos de casados; três filhos: Giselma (29), Edgar (28), Edicley (26); seis netos: Kayke, Kauê, Kauã, Elisa, Emanuely e Laira.
Profissões Professora, desde os 13 anos pelo método Paulo Freire, Podóloga e Técnica de Enfermagem
Lugar preferido Seminário Redentoris Mater
Comida preferida Saladas bem temperadas
Bebidas preferidas Suco e Café
Natureza Corumbá e jardins
Hobby Ler
Estação do ano Primavera
Estações de rádio Verde Oliva e FM Nacional
Programa de TV Castelo Ratibum
Filme preferido O Livro de Eli
Time de futebol Vasco
Ama Sua história de vida
Detesta Corrupção
Odeia Desonestidade
Não suporta Mentiras
Qualidade Persistente
Defeito Perfeccionista
Mania de Querer que as pessoas aceitem sua ideias
Medo de Decepcionar os mais próximos
Agente Comunitário de Leitura desde 1999
O que mais gosta na Mala A pedagogia
Participa do Neocatecumenato, é multiplicadora do Hemocentro, membro do Ferrock (Festival de Rock e Recreação) e da AACONTE - Associação dos Agentes Comunitários de Leitura e Contadores de Histórias.
Um sonho Escrever Livros


#pela valorização do agente comunitário de leitura 

Agente comunitário de leitura desde 1999, Gislene não larga sua Mala por nada! Pelas contas, Gislene já deve ter emprestado por volta de 6 mil livros ao longo desses anos como promotora de leitura. O que nossa homenageada mais admira no Projeto da Mala do Livro é a pedagogia trazida consigo voltada a para integração do cidadão, não só com a cultura, mas com o universo. 

“A partir da leitura de um livro, muitas outras melhoras acontecem na vida das pessoas”, nos conta. Com orgulho registra para o Blog GM os muitos alunos formados oriundos, tando da sua comunidade, como de escolas públicas, com êxito alcançado no PAS e aprovação no ENEN, a partir de livros oferecidos por ela.

Gislene de Souza se tornou Agente de Leitura em 1999. Quando foi morar em Samambaia, recebeu a doação de uma Mala do livro de uma sobrinha, pois já trabalhava com cultura e gostava muito de ler, “só que ela não sabia que podia transferir a mala para outra pessoa. Desta forma, conheci a Mala do Livro e me apaixonei pelo programa!”



A Mala do Livro, sob a responsabilidade de Gislene, desenvolveu-se à medida que a dor em sua vida foi sendo substituída pela satisfação no fazer cultura. “Crescemos juntas!” 

Para que as pessoas pudessem ser beneficiadas com a leitura, Gislene levou a Mala do Livro para todos os lugares onde trabalhou: escolas dos filhos, Hospital Santa Lúcia, Posto de Saúde n° 6 (P-Sul), Faculdade Anhanguera, Hemocentro e até mesmo para os alunos do SENAC com as ações móveis e Casa Azul.


Realizou, e realiza, entre seus leitores, oficinas de xadrez, projetos integrativos, curso de patchwork, aulas de manicure e pedicure, aulas de depilação e de artesanato. 

Por seis anos manteve, dentro de sua casa, uma biblioteca com um acervo de 4850 livros! 

Havia dias que apareciam mais de 60 pessoas, vinham atrás desses livros. Gislene fazia lanche para receber os visitantes. A casa era lotada. "Não tinha paz! (risos), e nem horário! 11h da noite, aluno vinha atrás de livro para fazer trabalho, foi um tempo maravilhoso, agradeço a Deus!" 


#amorpeloslivros

A cada turma levada ao Hemocentro, um tema formativo era apresentado. Foram temas explorados por Gislene: combate à violência da mulher, ao suicídio, adoção de crianças, câncer de mama, de próstata e muitos outros temas, sempre usando como senha a campanha "Mala do Livro". 

Aos 51 anos de idade, Gislene conta com muitas conquistas. Formada em pedagogia pela Faculdade Anhanguera, exerce o ofício e a missão como professora. Formada também em Podologia pelo SENAC, consegue fazer extras atendendo em casa. Trabalhou como técnico de enfermagem no Homocentro, incentivando a leitura como medicina alternativa. 

Gislene participa do grupo do Neocatecumenato, é multiplicadora do Hemocentro, membro do Ferrock e da AACONTE - Associação dos Agentes Comunitários de Leitura e Contadores de Histórias.



A dor como divisora de águas na vida de Gislene

“Em um período muito difícil, talvez o pior que um ser humano possa sofrer, eu passei. Eu não tinha mais vontade de viver e nada mais me fazia ter alegria.
Para piorar a minha situação, a Mala do Livro recebeu uma nova funcionária. A novata visitou minha casa e detectou que a Mala estava sem uso e tinha até teia de aranha. De imediato, mandou recolhê-la.
Quando cheguei do trabalho, meus filhos me contaram que vieram e recolheram a Mala. Chorei muito. Fiquei muito aborrecida, porém foi um divisor de águas.
Maria José Lira, Gerente Geral da Mala do Livro, como mãe, quando ficou sabendo do ocorrido, devolveu a minha mini biblioteca domiciliar, só que ela fez melhor! Mandou pra mim uma nova mala e com o acervo renovado, cheio de livros de autoajuda, que me fizeram refletir e me ajudaram a sair daquele mundo sombrio no qual eu havia entrado.
A dor da perda dos livros da Mala me fez ver que nem sempre a dor vem para te fazer sofrer. A partir daí, dei um novo norte à minha vida! Hoje eu também ajudo pessoas.”
Relato de Gislene de Souza, Agente Comunitário de Leitura 

#maladolivro


Muito engajada em seu segmento de incentivo à leitura e pela valorização do livro físico, Gislene tem alguns livros de Giulieny Matos em sua Mala.  A experiência de ter contado com livros desta escritora local "trouxe alegria de poder indicar um livro legal para os leitores da minha biblioteca domiciliar que estão aprendendo a ler."


Que tal pegar um livro para ler?
Local: QNP 24, conjunto B, casa 12
Público alvo: infantojuvenil e adultos
Telefone: 9 8222-6018 
Instagran: @gisoyzay 


Troféu de super Agente de Leitura para Gislene de Souza 


Whats’App 61 981316214 

**Giulieny Matos* é escritora de literatura, mora em Brasília, é membro da Associação Amigos das Histórias de Brasília, membro titular da Academia Inclusiva de Autores Brasilienses – AIAB, com pós-graduação em contação de histórias pelo curso da Maristela Papa. Visita escolas e conta suas histórias por onde passa. *Títulos publicados:* As dez flores amigas em tempos de pandemia, Cadê Minha Mãe? (Ing/port/braille), Doutor Akazo (Ing/port), Somos Todos Especiais (Ing/port/braille); Mamãe Nota 100 (Ing/port), A lagarta Vitória, The Melted Girl, A Menina Tagarela, O Cardápio Maluco, A Família dos Carneirinhos Coloridos, A Menina Derretida. Blogueira do Portal JTNews e colaboradora da International IPA Magazine. 




*****
Chamada para Whats’App
Lindo relato de amor a partir do engajamento proporcionado pelo Projeto Mala do Livro na vida da querida *Gislene*.
Leitura e engajamento social curam até dor profunda!
*Mala do Livro, rumo aos 30 anos!*
Deixe seu comentário no link, ficaremos muito felizes!
*Giulieny Matos* 

48 comentários:

  1. Parabéns Gislene pelo trabalho e tanto tempo dedicada a Mala do Livro como Agente da Mala do Livro e da leitura! Isso é grandioso. Linda e justa homenagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço,eu afinal um sonho de uma única mulher, junto torna algo impossível de ser destruído , gratidão sempre, muito obrigado a Deus primeiro e a você que teve o carinho de comentar um pouco da minha história, tão bem contada pela escritora giulieny.

      Excluir
  2. Parabéns Giulieny Matos pelo trabalho que está fazendo, de contactar Agentes da Mala do Livro que estão espalhados por toda parte, plantando as sementes da leitura, do saber...

    Gersion de Cadtro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querido Gersion! Faço tudo com muito carinho e dedicação! Quero ver esse grupo lotar de agentes da Mala do Livro para ter uma linda comemoração e conquistas significativas para o segmento!

      Excluir
    2. Faço minhas suas palavras,e digo um pouco mais, menina obrigada, você e dessas pessoas,fácil fácil da gente se apaixonar.No meu jeito de amar as pessoas valeu nega.

      Excluir
  3. Parabéns Gislene. A leitura é muito importante em todas as idades e como você relata tira mesmo as pessoas de tristeza. Faz nascer novas esperanças quando pensamos que não temos mais saída. Sucesso para você. Continua assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucimar,ainda bem que Deus deu para nós esse programa mala do livro, como eu e você poderíamos viver sem esperança,e bom demais nos conhecemos por conta da mala do livro , parabéns a nós pois somos privilegiadas em ser agentes da leitura,por termos nosso tesouro Maria José e mala do livro.

      Excluir
  4. Parabéns a AACONTE pelo resgate desta linda história de Amor que faz a Mala do Livro ser especial. Fico feliz por isso. Tanto que Maria José e equipe de dedicados servidores vem lutando, que organização dos agentes se multipliquem com sementes plantadas desde sua fundação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada mais real,poder contar com uma equipe como essa e agora com AACONTE, agora temos registro, certidão de nascimento,com direito de ter a assinatura de mãe e pai.kkkk

      Excluir
  5. Parabéns a AACONTE pelo resgate desta linda história de Amor que faz a Mala do Livro ser especial. Fico feliz por isso. Tanto que Maria José e equipe de dedicados servidores vem lutando, que organização dos agentes se multipliquem com sementes plantadas desde sua fundação!

    Gersion de Castro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pura verdade repetida duas vezes, parabéns mesmo,Gersion de Castro.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Gislene. A leitura faz brotar flores em pedras. Sua mediação faz brotar mais de uma dúzia de flores. Parabéns pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jerusa Eulálio,esse é um néctar dos deuses,poder ser comentada por você e falando de uma das obras mais bela que Brasília tem pura gratidão e sorrir e plantar flores de cabeça para baixo,muita gratidão.

      Excluir
  8. Mulher guerreira tenho orgulho e parabéns pelo excelente trabalho🌹felicidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,mais orgulho mesmo e poder ser elogiada por você, obrigada ,com certeza gratidão,por esse chamego todo.

      Excluir
  9. Muito orgulhosa dessa mulher que sempre me incentivou e me ajudou a retomar a vontade de viver. Parabéns tia Gislene ( eterna tia Lena)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu minha modelo,predileta você e dentre todas a gordinha, como dizia seu padrinho a mais bela de todas e acho também,guerreira amada por Deus e por mim te amo nega.

      Excluir
  10. Parabéns Gislene (negaaaa do meu ❤)para mim é um privilégio fazer parte da sua vida e da sua história tenho muitíssimo orgulho de vc 🥰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas filhas são suspeitas pra me chamar assim de nega, tenho que amar muito e pedir a Deus que nunca deixe você se afastar de mim te amo.gratidao , gratidão, gratidão 🤗

      Excluir
  11. Parabéns professora Gislene, a senhora e um exemplo de mulher e negra linda,guerreira,batalhadora,uma mulher de Deus. Tive a honra de te conhecer e fazer cursos com vc até minha primeira doação de sangue foi pelo seu incentivo. Obrigado por ser essa pessoa maravilhoso, incrível vc e um orgulho pra nos mulheres. Que Deus com sua infinita bondade continue abençoado vc e toda sua familia com muita saúde. Amamos vc😍😘.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vejo meus alunos se manifestando,da uma comoção,um desejo de ficar, dando aula para sempre sem deixar vocês sem voltar pra casa, como curto vocês é uma honra ter feito parte, mesmo que por um breve período da vida de vocês,grata, que Deus as abençoe sempre 👼

      Excluir
  12. Parabéns 👏 pelo lindo trabalho, que você continue sendo multiplicadora da leitura do conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, gratidão ,multiplicar sempre, compartilhar é algo que só lhe posso agradecer, muitíssimo obrigada,um beijo no seu coração.

      Excluir
  13. Parabéns tia linda, puxei pra senhora, a sobrinha que doou a mala do livro foi eu rsrsrs, a senhora é merecedora de tudo e muito mais, parabéns, tenho orgulho de ser sua sobrinha, te amo, sucesso, muita paz, luz no seu caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês meus sobrinhos, são meus primeiros filhos e como tal tenho o maior orgulho de te_los como meus,eu é que me orgulho de vocês é bom demais amar e ser amada por você e se já te magoei me perdoe,pois te amo muito, beijos 😘

      Excluir
  14. mulher Guerreira tenho muito orgulho de você é uma excelente pessoa que você é trabalhadora uma excelente esposa dedicada a família, amigos e sua comunidade meus parabéns tenho muito orgulho de se seu amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza,meu guerreiro ,de você não espero menos, sempre mais, é bom te_lo como amigo e irmão te curto muito, você sim e um guerreiro,como sou feliz em te_lo como amigo.E de fato minha comunidade 04 da paróquia Cristo Rei é um presente de Deus na minha vida como você.

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Gislene, você merece esse reconhecimento.
    Tenho como exemplo de vida,mulher guerreira não desiste nunca e sempre apoiando o próximo.
    Conheço a mala do livro, era da época que a garagem ficava cheia e você sempre recebia as pessos com lindo sorriso e muita dedicação...
    So tenho a parabenizar pelo lindo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Susane acho que você não tem noção do tanto que te amo e respeito, você é uma das pessoas poucas,com tanto carisma que elogios são poucos, é preferível agradecer e pedir a Deus que proteja para sempre você e a até a sua última descendência.

      Excluir
  17. Respostas
    1. Tenho, mesmo que ser dez,se você é vem,na minha vida, você me ama de graça, que Deus dele por você e pelos hoje e sempre, gratidão, muito obrigada.

      Excluir
  18. Parabéns Gislene, você e muito especial, inteligente e tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um , tudo de bom,sei não, exagero,apenas alguém que te ama e zela ,pelo te querer e gostar muito, gratidão te curto de montão 🤗

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Giselma de Souza Alves3 de outubro de 2020 às 22:53

    Parabéns mãe e obrigada por não desistir de mim a casa vez em que tive preguiça de ler. Orgulho de poder fazer parte desta história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Como, você é importante para mim, filha tenho muito orgulho de você, como invejo,sua coragem, humilde, alegria e empátia,te amo como, não te pedir perdão,por não ter dito a você,o quanto te amo,mais que fique eterno te amo filha.

      Excluir
  21. uma das melhores coisas que aconteceu em minha vida foi ter a imensurável felicidade de conhecer essa mulher, uma pessoa com um coração que poucos tem com , caridade amor carinho e empatia ,ela sempre conquista as pessoas. parabéns pelo trabalho de excelência . Que Deus abençoe sempre você... Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão, gratidão, gratidão muito obrigada,pela chance e honra e disser que conquistou as pessoas, errou aí , você é que me conquistou, muito obrigado.

      Excluir
    2. Obrigada,adoro poder ser mulher,nasci para isso,sou mulher e faço parte de muitas e agradeço a Deus por,isso muito obrigado, valeu que Deus te proteja.😚

      Excluir
  22. Parabéns pelo belo trabalho e por ser persistênte em fazer o bem!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percistencia,e o meu nome amo,percistir,o problema é quando uns querem, outros desistem .

      Excluir
  23. Parabéns, Gislene! A Agente Comunitária de Leitura do Programa Mala do Livro mais bem pontuada do DF do 1ª Prêmio da Secretaria de Cultura do DF 2021! Que seu exemplo seja inspiração para seus pares! Parabéns pelo compromisso com o Programa Mala do Livro e sua dedicação é maravilhosa! Continue sempre assim!!!

    ResponderExcluir
  24. Muito obrigado,minha querida escritora,se tem alguém que merece parabéns é você com a beleza dos seus livros. Obrigada por você fazer parte da minha vida e seus livros da minha família. Te amamos.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos