sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

LUIZ SE SUPERA CONTANDO HISTÓRIAS, por Giulieny Matos

LUIZ EDUARDO SE SUPERA CONTANDO HISTÓRIAS 
por Giulieny Matos



RAIO X
Idade: 12 anos
Curiosidade 1: cego de nascença
Curiosidade 2: transplantado renal há 8 anos
Comida preferida: batata frita
Brincadeira preferida: totó e jogos de computador 
Campo ou praia?: praia
Estação do ano: inverno
Série: 7º ano
Escola: CEF 15 em Taguatinga
Jogo preferido: Xadrez
História que mais gosta de contar: Dudu da Breka, de Cláudia Cotes (livro em braille)


Luiz se apresenta onde é chamado, geralmente em escolas de crianças pequenas, no sarau literário da Associação Amigos das Histórias que ocorre no TaguaParque, na segunda quinta-feira de cada mês, e já brilhou na Câmara Legislativa do DF duas vezes.

Tudo começou aos cinco anos de idade, quando ele decorou a história da lebre e da tartaruga e saiu contando pra todo mundo que aparecesse. O segundo episódio marcante ocorreu em 2015, quando esteve na Biblioteca Braille “Dorina Nowill” onde teve suas experiências literárias ampliadas. Decorou duas histórias e novamente ficou contando pra quem aparecesse. Além de membro ativo da Associação Amigos das Histórias, Luiz também é membro da Academia Inclusiva de Autores Brasilienses – AIAB, projeto incentivado pela autora de Brasília Dinorá Cançado.

O segredo de Luiz Eduardo está na entonação da voz. Sua mãe, a patrocinadora, fica orgulhosa pelas pessoas interagem bem com ele, ficarem felizes e surpresas ao vê-lo se apresentando em público. A forma desembaraçada com a qual ele lida com o público, aliada à entonação aplicada, concentra a atenção dos ouvintes.

Na escola, Luiz estuda numa sala de aula normal com outros vinte quatro colegas. A maior parte de seu material escolar é produzido particularmente para ele pelos profissionais da sala de recursos. A Secretaria de Educação do DF lhe oferece atendimento especializado por ele ser uma criança com altas habilidades; no caso dele, focado na forma como se comunica, potencializando a habilidade que ele já possui. Pasmem... Luiz também joga xadrez! Em 2018 venceu, em primeiríssimo lugar, os jogos escolares normais nesta categoria.

Luiz também é poeta, confira no vídeo abaixo:



Parabéns Luiz! 
Troféu Super Contador de Histórias de Brasília 
***************************************
Conheça as histórias bem interessantes de outros contadores de histórias!
É só clicar em cima do nome, ok!


***************************************

*Giulieny Matos é autora de literatura infantil de Brasília e membro titular da Academia Inclusiva de Autores Brasilienses – AIAB. Visita escolas e conta suas histórias por onde passa. Títulos publicados: A Menina Derretida, The Melted Girl, A Menina Tagarela, O Cardápio Maluco, A Família dos Carneirinhos Coloridos, Cadê Minha Mãe?, e em breve... Doutor Akazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos