sábado, 2 de março de 2019

JOÃO DO COUTO, uma década contando histórias

João Luiz do Couto, de Aragarças/GO - Foto de Sheila Signatário

JOÃO DO COUTO, 
UMA DÉCADA CONTANDO HISTÓRIAS


DEZ ANOS VIVENDO DE ARTE 
João do Couto completa dez anos vivendo, literalmente, de arte. Atualmente ele é autor de 12 livros de literatura infantil e adulta, contador de histórias, professor de teatro na Prefeitura de Aragarças, apresenta peças teatrais juntamente com Vanessa Meriqui, sua parceira de sete anos; realiza oficinas literárias e de teatro para o público em geral, oferece formações para professores, expões em feiras de livros, em bienais e vai onde o vento o leva.

RAIO X
Nome João Luiz do Couto
Nasceu na beira do Araguaia
Viveu em São Paulo e Mato Grosso
Mora em Aragarças/GO
Contador de histórias desde 2008

Comida preferida é “simidão”, eu como!
Bebida preferida é vinho
Praia/campo Os dois, desde que faça sol
Estação do ano Quente
Gosta de viajar

Detesta o frio
Qualidade é de boa convivência
Defeito é não ter raízes. "Sou uma pedra que não ajunta lodo."
Um sonho: continuar sonhando
Tudo começou:
dois meses após a publicação do seu primeiro livro, "Um Menino Bom de Bola"

Histórias que mais gosta de contar: para crianças “O menino e o Bichão”, conto popular registrado por Câmara Cascudo. Para adultos, “O Matuto no Cinema”, história de origem paraibana, registrada por Jessie Quirino

Mensagem para os leitores:Um homem se molda por meio dos seus sonhos, é forjado por suas necessidades.” João do Couto

UMA DICA VALIOSA
João começou a contar histórias para divulgar seu livro. A vida literária de João do Couto começou após a publicação de seu primeiro livro, “Um Menino Bom de Bola”, em 2008. Recebeu uma dica valiosa do Humberto da livraria. Ele era o gerente , e perguntou a João se ele não contaria a história, pois seria um modo dele divulgar o livro novo. “– Então eu conto!”, respondeu João.

ESTRÉIA EM ALTO ESTILO
Agendou a apresentação para daí um mês. Nesse ínterim ensaiava e saiu a visitar os condomínios dos amigos a fim de convidar as pessoas para sua apresentação na livraria. João contava a sua história e convidava. Convidava e contava. De condomínio em condomínio. Não é que a estratégia deu certo! No dia da sua apresentação compareceu o maior público da paróquia! Isso lhe rendeu um contrato regular por um ano, tornando seu livro conhecido. Fez cursos e mais cursos para se aperfeiçoar fincando o pé no teatro também.

O PODER DA HISTÓRIA 
João partilha conosco um desafio marcante vivido na sua trajetória de contado. A apresentação foi na praça, numa cidade do interior. Todos prestavam atenção menos sete jovens encrenqueiros. Eles o questionavam o tempo todo, o desafiavam, falavam em voz alta que era tudo mentira o que ele estava falando.

Os organizadores perguntaram a João se ele permita retirá-los da plateia. João disse para deixá-los permanecer. Ao final daquela hora de apresentação, quatro deles já estavam junto ao seu baú de histórias. Os outros, meio com ciúmes deles sentados aos pés de João, saíram. O poder da história de João conquistou esses quatro jovens e a plateia pode ouvir a apresentação até o final com alegria.

ESPETÁCULOS 
Colcha de retalhos: Narrativa teatral intimista, acústico. Se apresenta em teatro lotado, mas também atende grupos fechados em domicílios.
Gamboa: Espetáculo musical sobre a saga de um poeta nordestino, que não se acomoda e luta para combater a injustiça social.

LIVROS PUBLICADOS 
Infantil e infanto-juvenil: Um Menino Bom de Bola / Guerreiros do Futebol / O Elefante Que Não Sabia Escovar os Dentes / Pepê Porquinho Porcalhão / Pitico O Menino Que Aprendeu a Voar / Diacuí O Peixinho Teimoso / Pedrão Quebra Pedra / E o pato? (poesia)
Adulto: Duas Taças
Outros: Organizador de Essa História Eu Conto Assim; participação em História Ao Pé do Ouvido

JOÃO ESTARÁ EM BRASÍLIA 
O convidado da Associação Amigos das Histórias, cujo Presidente é o músico e contador de histórias William Reis, já veio a Brasília duas vezes, mas bem corrido.

Desta vez quer conhecer tudo com calma!

João não atualiza o blog nem o face, mas se quiser entrar em contato, é muito fácil falar com ele pelo número de telefone 66 9 84290069. 

Um comentário:

  1. Taí (ou taqui),um cabra bom! Foi provocador de meu 1° livro: Toinha dos Inhamuns, a menina que amava as palavras.Joao Luiz do Couto? DÔ U MÓ VALÔ!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos