sexta-feira, 1 de março de 2019

DE CONTADORA DE NÚMEROS À CONTADORA DE HISTÓRIAS


DE CONTADORA DE NÚMEROS À CONTADORA DE HISTÓRIAS, por Giulieny Matos

RAIO X
A chamo carinhosamente de NilHistórias
Conta histórias desde 2016
Comida preferida Doce de leite
Bebida preferida Suco de abacaxi
Local preferido Minha casa
Praia/campo Praia
Qualidade Alegre
Defeito Desorganizada
Medo da Solidão
Dirversão Acampar e fazer trilha
Projeto Amo Ler em Português (Brasil-Japão)
Associação Amigos das Histórias
Livro publicado “As maluquices da Bruxinha Luariel”
Histórias que mais gosta de contar: “As maluquices da Bruxinha Luariel”de Nilvani Perpétua; “A Menina Derretida”, de Giulieny Matos e “Emengarda, a barata”, de Pierre André.

Nilvani Perpétua veio pra ficar. Sua paixão pela literatura começou a partir de um contato com um grupo de autores de Brasília em 2015. O meio literário é, por si só, envolvente, traz alegria e benefícios diversos para quem dele participa. Ela teve a oportunidade de conhecer muitos livros e, a partir desse novo ambiente, se reinventou.

A contabilidade foi sua profissão por muitos anos. Contas. Empresas. Relatórios. Cadastros. Números, números e mais números... Bacharel em Ciências Contábeis, criou seus dois filhos Yuri Eduardo e Yanka Mirelle exercendo essa profissão. No entanto, esse mundo ainda não seria o seu universo definitivo. A literatura a puxou de mansinho, foi enredando, enredando até tornar Nilvani Perétua um amor de contadora e autora.

Fantasias, mil! Essa contadora possui um guarda-roupa de fazer inveja a qualquer um! Ela teve uma madrinha bem pontuada, a autora, contadora e atriz MARIA CÉLIA MADUREIRA (Racutia e Racumim), com quem teve aulas particulares. Realizou o primeiro curso de contação de histórias com o grupo dos Amigos das Histórias por indicação de Giulieny Matos, e muitos outros depois, inclusive concluiu pós-graduação em “A Arte de Contar Histórias” em 2017/18.

Foto no Japão - Projeto "Amo Ler em Português"
Em 2016/2017, Nil inventou de levar ao Japão o projeto “Amo Ler em Português", evento 
literário itinerante com doação de livros e contação de histórias em parceria com o Doutor Maurício Bugarin, economista. Nil arrecadou 360 livros de literatura brasileiros para doar a eles, principalmente de autores de Brasília. Conseguiu até mala extra no avião. Na oportunidade visitou doze cidades no Japão onde vivem comunidades brasileiras, a saber,  Fujisawa, Yokohama, Hiratsuka-Shi, Kanagawa, Sakai, Osaka, Shiga Ken, Nagano
Kawasaki-shi, Kanagawa, Kamisato e Saitama. Diferentemente do que se imaginava, as doações foram bem-vindas. O grupo Artel, pelo qual ela apresenta oficinas de contação de história via skipe para alunos no Japão, publicou uma matéria com suas fotos na "Revista Brasilianas" de Nova York. Nil fez muitas amizades e querem que ela volte com mais livros e mais histórias!

 Desde o início de sua trajetória, a obra A MENINA DERRETIDA, de Giulieny Matos, foi apresentada por Nil em várias ocasiões nos lugares onde visitou, inclusive em uma das apresentações noo Japão foi simultaneamente traduzida.

Nilvani atende escolas, creches, feiras de livros e shoppings. Seu repertório é variado e adaptado para os públicos infantil, adolescente e idoso também. Ela oferece atividades específicas para cada evento. Com a comunidade de Osaka, Japão, grupo Artel dirigido por Luzia Tanaka, mantém a oficina de contação de histórias e de brincadeiras musicais via skipe para formação de profissionais que trabalham o português como língua de herança.

Contato 61 9 98102758

10 comentários:

  1. Muito bom.
    Parabéns Nilvany.
    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. A melhor contadora de histórias que existe!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a matéria Giu! Obrigada pelo apoio e carinho!
    Aliás, contei A Menina Derretida em várias apresentações lá no Japão e aqui no Brasil também.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NilHistórias, parabéns por você ter se profissionalizado, pelo seu esforço! Acompanho sua trajetória desde o início e sei do seu potencial. Parabéns pelas suas conquistas! Foi uma honra registrar sua história!

      Excluir

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos