sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

LEDA, A CONTADORA FADA MADRINHA DE BRASÍLIA


Bem-vindos à terceira entrevista em homenagem ao Dia Internacional do Contador de Histórias 2019 promovido pela Associação Amigos das Histórias. Nossa convidada chama-se Leda, a Fada Madrinha da Contação de Histórias em Brasília!
Por Giulieny Matos

RAIO X
Nome da Fada: Maga Merlinda
Contadora de histórias desde: 2008
Comida preferida: lasanha
Bebida preferida: água tônica
Local preferido: sua casa
Roupa preferida: vestidos longos "tiedye"
Praia/campo: praia
Qualidade: generosa
Defeito: autoritária
Medo de: ficar doente
Tudo começou: A partir do trabalho voluntário em pediatria de hospitais conveniados com a Associação Viva e Deixe Viver.
Histórias que mais gosta de contar: “Eu sou o mais forte”, de Mário Ramos e “Bruxa, bruxa, venha à minha festa” de Arden Druce

Um dom lindo da Leda: ela conta histórias, de graça, para crianças internadas em hospitais! Leda começou sua carreira como contadora de histórias já com a mão na massa, alegrando e transferindo amor, energia e vida para pequeninos fragilizados pelas doenças, na personagem de Maga Merlinda. Sempre gostou de ler e de contos de fadas. É servidora pública federal e está com 58 anos. É pedagoga e pós-graduada em A Arte de Contar Histórias, e também mediadora de leitura. Ao longo de seu desenvolvimento na vida encantada, passou a participar de oficinas de contação e foi se aprimorando. Tempos depois entrou para a Associação Amigos das Histórias e segue com o grupo até hoje. Vive, disse ela, um aprendizado constante com Maristela Papa e William Reis, Presidente do grupo. Ressalta o imenso carinho deles para com os associados. “Eles nos abraçam como família, agregam, partilham seu lar e seus conhecimentos.” 

Para Leda, o mais importante quando se conta histórias é o feedback positivo dos ouvintes. Na sua opinião, as pessoas precisam gostar das histórias a elas apresentadas, entrar no mundo mágico criado pela história a ponto de se envolver com ela... e, a partir desse encontro, a pessoa tenha se encantado de tal modo que deseje ter o livro para si de qualquer maneira.

“Contar histórias, mediar leitura, conviver com o mundo da literatura é melhor que qualquer terapia, pois passamos a viver num mundo encantado”, revela. “Conte uma história e resgate uma vida é o tema desse ano. Você transmite para quem te ouve o seu amor, entra nela uma energia boa.” 

Venha ouvir Leda, a Maga Merlinda, a Fada Madrinha de Brasília, contar histórias na Semana Internacional do Contador de Histórias. Estará, juntamente com muitos outros amigos contadores, no Shopping Pátio Brasil dia 24 de abril, das 11 às 21 horas, esperando por você!


Parabéns LEDA! 
Troféu Super Contadora de Histórias de Brasília pra você!


*Giulieny Matos é autora de literatura infantil de Brasília, membro titular da Academia Inclusiva de Autores Brasilienses – AIAB, com pós-graduação em contação de histórias pelo curso da Maristela Papa. Visita escolas e conta suas histórias por onde passa. Títulos publicados: A Menina Derretida, The Melted Girl, A Menina Tagarela, O Cardápio Maluco, A Família dos Carneirinhos Coloridos, Cadê Minha Mãe?, e em breve... Doutor Akazo.

9 comentários:

  1. Gratidao Giulieny. Sucesso e felicidades pra voce, que derrete nossos coracoes com suas historias.
    Envio pra vc pozinhos magicos de encantamentos e alegrias na sua jornada.
    Maga Merlinda

    ResponderExcluir
  2. Magnífico envolvimento de doação de si mesmo para com as crianças,essa dedicação só pertence as pessoas nobre de sentimento com Leda Dal.

    ResponderExcluir
  3. Falar desta Fada e muito fácil, ela é maravilhosa, uma companheira de Histórias e o que faz é por e com amor. Parabéns pelo trabalho Giulieny

    ResponderExcluir
  4. Trabalho lindo, meus filhos Rafael e Natan de 8 e 12 anos gostam demais. Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Leda , pessoa incrível,um ser humano que se dedica a levar alegria e conforto para crianças nos hospitais. Realmente uma fada, um anjo.

    ResponderExcluir
  6. Minha professora querida do GEMAB,vc é iluminada,generosa,estou sentindo muita falta dos seus ensinamento;mas não vou te perder de vista.amo vc

    ResponderExcluir
  7. Leda querida! Você é um verdadeiro presente para nós! Parabéns!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos