quinta-feira, 21 de março de 2019

Quem foi Ruth Guimarães?

Créditos http://notaterapia.com.br


Ruth iria amar o pessoal contador de histórias.
Brasileira, de Minas, deixou um legado valioso.
Ela era uma pessoa do povo, muito engraçada, extremamente inteligente.
Hoje talvez seria do movimento negro. Sua voz ecoa de modo indireto apesar dela acreditar que todos somos como água turva, que logo passa e volta ao normal em segundos .(inclusive nome de uma de suas obras).

Não ficou famosa como Guimarães Rosa porque era negra, pobre e não possuía um currículo intelectual robusto como os de seus amigos escritores.
Você a estudou na escola? Não???!?!?! Nem eu!
Mas deveríamos tê-la conhecido não tão tardiamente.
Uma perda para nós o não termos sido apresentados às das nossas preciosidades.
Ela era ao mesmo tempo de sua época e do futuro.

Sua genialidade a permitiu a perfeição para com as letras.
Dia 18 de setembro de 2008 foi empossada como escritora na Academia Paulista de Letras, aos 88 anos.

Era autodidata. "Traduziu, do francês, autores como Honoré de Balzac, Alexandre Dumas e Alphonse Daudet e Dostoievski, tal como “O asno de ouro” do latim e diversas obras do italiano e do espanhol. Teve como companheiros de profissão nomes consagrados como Jorge Amado, Lygia Fagundes Telles, Osmar Lins, Amadeu de Queiroz, e os já citados Antônio Cândido e Guimarães Rosa." (Fonte Notaterapia)


"Todas as qualidades do povo brasileiro, aquele povo igual, alegre, que aceita, que aguenta os trancos, que passa por tudo quanto é ruindade neste mundo, essa qualidade boa, excelente, que faz de nós um povo único no mundo, nós devemos aos negros. Os negros é que são assim, aguentaram e continuam aguentando; não sei se são muito pacientes."
(Depoimento concedido ao seminário "Encontro de Gerações", promovido pelo Museu Afro Brasil, em 2007. In“Ruth Guimarães assume vaga na Academia Paulista de Letras, aos 88 anos.”) (Fonte Retratos e Crônicas)

A Associação Amigos das Histórias de Brasília está com um grupo de estudos de sua obra. Em 2019 teve a honra de receber seu herdeiro, filho Joaquim Maria Botelho, para receber homenagens póstumas na Câmara Legislativa Federal e na Embaixada de Portugal em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos