quinta-feira, 21 de março de 2019

JOAQUIM MARIA BOTELHO, o filho intelectual de Ruth Guimarães

JOAQUIM MARIA BOTELHO, 
o filho intelectual de Ruth Guimarães


RAIO X
Nome de guerra: Joaquim Maria Botelho
Filho da autora Ruth Guimarães
Mora em São paulo
Respira as palavras desde: antes mesmo de pensar em vir ao mundo
Gosta de: escrever
Ama: a língua portuguesa
Qualidade: educadíssimo
Profissãojornalista, escritor, professor, tradutor, gosthwriter
Seu lema: obsessão por textos de qualidade
Site: joaquimmariabotelho.com.br

Esteve conosco!
MESA REDONDA RUTH GUIMARÃES
Local Auditório Nereu Ramos, Câmara Legislativa Federal, de 14 às 15h30
Tema da pauta: A importância das das histórias na vida das pessoas
Debatedores Joaquim Maria Botelho, Alexandre Camilo, Eloy Francisco do Peru, Daniel D'Andrea, João do Couto e Andréa Souza.


Mensagem de Joaquim Maria Botelho 
para cumprimentar a Associação Amigos das Histórias 
no encontro internacional de contadores de histórias em Brasília

"Falo da minha alegria em estar com vocês! 
Esclareço que eu não sou efetivamente, a rigor da palavra, um contador de histórias. Eu sou jornalista, sou escritor, e a minha presença se deve preferencialmente nesse encontro graças à homenagem que toda a equipe está fazendo à obra da minha mãe, a escritora Ruth Guimarães, que foi da Academia Paulista de Letras, pesquisadora do folclore paulista, mineiro e nacional. 

Eu me apresento. Meu nome é Joaquim Maria Guimarães Botelho, meu nome literário é Joaquim Maria Botelho, foi como fiquei conhecido profissionalmente, desde o tempo em que eu fui repórter da Revista Manchete. Depois chefiei a reportagem da mesma revista, trabalhei em algumas empresas como a Embraer, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, afinal TV Globo, onde eu fui chefe de redação. Dediquei uma boa parte da minha vida a contar notícias, que é também uma forma de contar histórias. Eu conto história de pessoas. Tenho vários livros publicados, sou tradutor, sou professor universitário e funciono também como ghostwriter para vários gêneros literários, ficção e ensaios, trabalhos acadêmicos, pesquisa etc. Estou muito feliz em participar com vocês! Espero que a gente tenha um encontro bem produtivo. 

Uma das minhas atividades aí em Brasília durante encontro vai ser a participação numa mesa redonda sobre a importância das das histórias na vida das pessoas. É claro que a abordagem que eu devo fazer será um pouco mais teórica, um pouco mais acadêmica, mas também vou contar histórias. Eu não sou um contador de histórias, mas eu sei contar histórias. Faço isso para minha sobrinhas, para as pessoas jovens da minha família desde que desde essas pessoas eram muito pequenas. Eu tenho certeza de que eu influenciei muito positivamente na formação pessoal, educacional e social de muita gente a partir de histórias, a partir de narrativas que não são necessariamente moralistas, mas são narrativas de fundo civilizatório que ensinam pelo exemplo e que ensinam pela alegria, pelo entretenimento, pela imaginação e pela criatividade.  

Fico muito feliz com essa participação. Espero encontrar todos de braços abertos aí em Brasília onde eu vou estar do dia 22 até o dia 24. A gente se encontra nos eventos e vamos nos reunir na chácara.

Estou levando vários livros da minha mãe, e estou levando alguns livros meus também que eu gostaria de divulgar. 

Agradeço especialmente a Maristela Papa por toda acolhida, toda gentileza, todo prestígio; e pela Leda Dalmagro Menezes, outra querida amiga que me recebe com braços abertos e que facilitou toda minha vinda. 

Então é isso! um abraço para vocês, eu tenho um site que pode dar mais informações sobre mim para quem quiser fazer uma visita joaquimmariabotelho.com.br e aguardo lá nosso encontro. 
Grande abraço a todos e obrigado!"







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos