sexta-feira, 27 de março de 2020

Lair Franca, alegria mágica para Brasília

Lair Franca / Foto by Marco Bessa, Praça dos Cristais - Brasília/DF
 “Vamos em frente, minha gente!” Lair Franca
RAIO X
Nome Lair Franca de Oliveira
Nome artístico Lair Franca
Nasceu em Corrente/Pi
Mora em Brasília desde 1988
Aniversário 9 de agosto
Lugar preferido Onde há crianças
Comida preferida Frango com pequi
Bebida preferida Suco de goiaba
Natureza Jardim
Hobby Ouvir música
Estação de rádio CBN
Programa de TV Caldeirão do Huck
Filme preferido “Minha mãe é uma peça”
Time de futebol Flamengo
Ama Escrever
Detesta Tumulto
Odeia Gente falsa
Qualidade Criativa
Defeito Ansiosa
Mania de Cutucar os braços
Medo de Barata
Família Guto (27)
Profissões Psicopedagoga, autora de literatura infantil e contadora de histórias
Participa da Academia Inclusiva de Autores Brasileiros (AIAB); do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal (SindEscritores/DF); do Grupo Associado de Escritores Brasileiros (GAEB) e da Academia de Letras de Águas Claras (ALAC)
Conta histórias desde 2005
Público preferido Infantil 
História que mais gosta de contar "Lentes Mágicas", de sua própria autoria
Um sonho Ver seus livros espalhados pelo mundo!

O caso de amor com livros de Lair Franca iniciou-se em 1982, com a participação em cinco coletâneas e publicação da primeira obra, aos 22 anos, o livro de poesias intitulado Fagulhas. Ainda jovem, Lair Franca trabalhou no INSS por cinco anos e no Mistério das Relações Exteriores como assistente administrativo. Deparou-se com um câncer e percebera que não possuía garantias financeiras para manter-se tranquila. Resolveu estudar e prestou concurso para professora. Apesar de ter se formado em pedagogia pela UDF em 1988, de fato, nunca havia exercido a profissão. Após tomar posse de seu cargo na SEEDF, em 2005, em um ano assumiu o atendimento especializado a alunos com necessidades especiais na sala de recursos. Não imaginara a felicidade e  realização advindas desta profissão. 


Na lida da sala de aula, em 2012, teve princípio de depressão e encontrou alegria e terapia voltando a escrever e a contar histórias. Em 2013, publicou seu primeiro livro infantil “O ciclismo realizando sonhos”. Em 2014, pela necessidade de tratar o assunto da visão e do bullying dentro da própria escola, escreveu seu best seller “Lentes Mágicas”, atualmente na 5ª edição. “O mais legal de tudo isso é que as crianças passam a aceitar o óculos e a usá-lo regularmente sem medo do bullying ou vergonha dos coleguinhas”, nos conta.


Autora Lair Franca recebendo a Comenda Marquês de Paranaguá

Em 2015 foi homenageada em sua cidade natal Corrente/PI pela Prefeitura e Câmara de Vereadores com a Comenda Marquês de Paranaguá, reconhecimento que a deixou muito feliz.

Lair Franca já se apresentou como autora e contadora de histórias para crianças e professores em mais de 200 escolas. Numa dessas visitas, seu livro “Mariela quer ser modelo” foi o tema do dia. Lair Franca apresenta a história desse livro convidando alunos voluntários. Durante o desfile, entrou na passarela uma menina gordinha e negra. Todos riram. “Foi bem tenso! A direção imediatamente pediu pra parar o desfile”. Lair conversou com os alunos sobre os perigos do bulliyng. Ao final, todos se arrependeram do mau comportamento, pediram desculpas à Lair e fizeram fila para pedir perdão para a colega de classe. Depois desse episódio, em suas visitas como contadora de histórias, sempre aborda primeiro esse tema tão sério entre as crianças.



Lair Franca conheceu a Associação Amigos das Histórias (AAH) em 2018, participa no Taguaparque de eventos promovidos e gosta muito da alegria e da animação dos Amigos. Toda segunda 5ª feira do mês tem encontro às 19h30. Lair Franca e Giulieny Matos se conheceram pessoalmente no evento de posse da AIAB promovido pela escritora Dinorá Couto Cansado, Presidente AIAB. “Conheço e amo todos os livros de Giulieny Matos! Já contei A menina derretida, A menina tagarela e Cadê minha mãe para alunos e professores!”. Lair participa das Feiras do Livro e Bienais em Brasília e em outros Estados.


Livros publicados
1. O Ciclismo Realizando Sonhos;
2. Lentes Mágicas;
3. Mariela Quer Ser Modelo;
4. A Florzinha Encolhida;
5. Kevin, O Gatinho Dengoso;
6. Ane, A Abelhinha Sabida;
7. A Colheita Inteligente;
8. Sapequices de Bolinha.

Além de autora infantil, contadora de histórias, Lair Franca ministra as oficinas “A importância de contar histórias em sala de aula para professores” e “A importância da leitura" para pais e/ou responsáveis pelos alunos. 

Contatos de Lair Franca
61 - 984581451 e lairfranca@gmail.com
lairfranca.blogspot.com.br e https://www.facebook.com/lairfranca2013/

Troféu de super contadora de 
histórias para Lair Franca!

****************
Dica do Blog
Nunca desista de seus sonhos.
Na hora da crise, apele para as atividades que você mais gosta de fazer!




*Giulieny Matos é autora de literatura infantil, mora em Brasília, é membro titular da Academia Inclusiva de Autores Brasilienses – AIAB, com pós-graduação em contação de histórias pelo curso da Maristela Papa. Pertence à Associação Amigos das Histórias. Como escritora, visita escolas e conta suas histórias por onde passa. Títulos publicados: Cadê Minha Mãe? (Ing/port/braille), Doutor Akazo, Somos Todos Especiais (Ing/port/braille); Mamãe Nota 100 (Ing/port), A lagarta Vitória, The Melted Girl, A Menina Tagarela, O Cardápio Maluco, A Família dos Carneirinhos Coloridos, A Menina Derretida.

  


****************

5 comentários:

  1. Gratidão pela linda homenagem e muito honrada em fazer parte do seu blog e da sua vida. Grata, amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você merece toda alegria nesse mundo! Sua coragem, determinação e bondade incentivam e inspiram a mim e a muitos outras pessoas! Beijos derretidos!

      Excluir
  2. Parabéns Lair Franca e Giulieny Matos. A literatura infantil agradece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Débora! Fico feliz em contribuir com a literatura!

      Excluir

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos