quinta-feira, 6 de junho de 2019

Ciro Ferreira, o milagre da fala

Foto de Gabriela Moraes

Pato Pedro, perguntou para o pato Pedra: 

- Quantas patas a pata Patrícia tem? 
Pato Pedra, respondeu: 
- Pata Patrícia tem tantas patas quanto pato Pedro tem! 


RAIO X
pelo próprio Ciro
Nome : José Antônio Ferreira
Nome fantasia: Ciro Ferreira Brincante
Contador desde: desde o tempo da guagueira
Nasceu em: Camapuã, MS, em 1969
Aniversário: 18 de outubro
Comida preferida: aquela que eu encontrar na panela
Bebida preferida: água
Estação do ano: todas! Adoro a mudança do tempo
Praia ou campo? Vivo no campo, adoro ir à praia
Natureza? Ouvir os pássaros
Hobby : aquele do menudo? Kkk...ficar em casa mesmo! 
Programa de TV: Cultura, o Musical
Filme preferido: Laranja mecânica
Qualidade: “Vou fazer um teste no inmetro, te falo! (risos)”
Defeito: “Acabei de arrumar, fui ao mecânico!”
Gosta de: cachorros
Ama: contar histórias
Detesta: quem maltrata animais e pessoas 


Profissão: professor de arte, contador de histórias e escritor
Participa: da Liga de contadores de histórias do MS e da Academia Brasileira de Contadores de Histórias ABCH
História preferida para contar: neste momento "Os Chifres da Hiena e outras histórias", de Mamadou Diallo, ganhado da Fada Merlinda, Leda del Magro
Um sonho: participar da caravana de contadores de histórias de Brasília
Como conheceu a Associação dos Amigos das Histórias de Brasília - AAH? Pelos blás, blás, blás do mundo dos contadores de histórias. Minha amiga Anne Beatriz, acreditei nessa, também.

CIRO FERREIRA BRINCANTE
Ciro Ferreira, o Brincante, conta histórias para mamando a caducando. Além de ser apaixonado por trava-línguas, ama viajar pelo Brasil ouvindo histórias de uns e contando histórias pra outros. Sentar-se na beirada de um rio e papear com o ribeirinho, andar pelas aldeias ou praças das grandes cidades, completa sua vida como contador de histórias. 

A trajetória de Ciro Brincante é inacreditável! Superou a gagueira de infância aos 35 anos, após frequentar cursos de teatro e circo. Viveu a primeira parte de existência na busca incessante da oralidade. Foi ouvindo Francisco Gregório e Raquel Nader que sua mente despertou para se tornar um contador de histórias. Ali, durante um evento do Pró-Ler em Mato Grosso do Sul, foi tomado pelo poder da palavra na contação de histórias. Aprecie a reportagem sobre a contação de histórias de Dourados (Academia Douradense de Letras, 2019). Créditos TV Mirena.

 

Nada surgiu de repente. A primeira parte do processo foi superar a gagueira. Seu maior desejo era falar. Depois foi buscar informações (no Google?!?!! risos) e descobriu ser, desde pequeno, a platéia de sua mãe. Só não sabia, até então, que aquilo que mamãe fazia era contação de histórias. Resolveu se aprofundar e estudar. Procurou as teorias, os mestres e gosta de respeitá-los sempre. Cita seus mestres Francisco Gregório, Lenice Gomes, Maristela Papa, Amelita (sua mãe), Raquel Nader e Eduardo Galeano. 

Medo de se apresentar em público nunca teve, nem enquanto gago. “Gago não tem medo de nada, nem de falar! - risos). Publicou quatro livros das suas tantas histórias e têm outras tantas que conta para não morrerem nas gavetas. Seus títulos publicados são: "A história do vô Pedro, 30 trava línguas triturados, Joaninha, a gotinha rebelde e Onde está?" A publicação é muito difícil, afirma. 


Ciro esteve na Semana Internacional dos Contadores de Histórias de Brasília de 2019, trazendo para partilhar conosco sua alegria, encantamento e brincadeiras. Para saber mais sobre o evento clique aqui! 

Nosso homenageado da semana se apresenta em qualquer canto, em escolas, instituições e até em sua casa para seus cinco cachorros (risos). O cachê é negociado de acordo com o evento e também se apresenta voluntariamente em algumas instituições sem fins lucrativos. 

Contato
www.brinquedosanto.blogspot.com.br
67_99606 9839
paraciro@gmail.com
Instagram: @cirobrincante
YouTube: ciro ferreira contador de histórias


Troféu de super contador para Ciro Ferreira! 

*Giulieny Matos é autora de literatura infantil de Brasília, membro titular da Academia Inclusiva de Autores Brasilienses – AIAB, com pós-graduação em contação de histórias pelo curso da Maristela Papa. Visita escolas e conta suas histórias por onde passa. Títulos publicados: A Menina Derretida, The Melted Girl, A Menina Tagarela, O Cardápio Maluco, A Família dos Carneirinhos Coloridos, Cadê Minha Mãe?, Doutor Akazo, Somos Todos Especiais e Mamãe Nota 100.

4 comentários:

  1. Só tenho que agradecer, obrigado, muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. Ciro Ferreira, meu fiel escudeiro, meu amigo dos bons e dos maus dias. Mesmo eu aqui em Santos e ele em Campo Grande. Querido, você merece todas as homenagens.
    Giulieny parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Ciro. Grande contador e ser humano. Digno de aplausos. Sucesso sempre.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos