sexta-feira, 28 de junho de 2019

Ivani Magalhães, pura força e alegria!


“Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes!” Paulo Freire
RAIO X
Nome Ivani Magalhães
Nasceu em São Paulo capital, em 1978
Aniversário 18 de agosto
Lugar preferido seu quintal
Comida preferida estrogonofe
Bebida preferida água de coco
Hobby contar histórias
Estação de rádio 89 FM, “a rádio rock”
Programa de TV “Quintal da Cultura”
Filme preferido “O Jardim secreto”
Ama ficar com as filhas
Detesta falsidade
Qualidades saber ouvir as pessoas e ser positiva
Defeito procrastinação
Mania de comprar livros
Medo de não ter saúde para acompanhar o crescimento das filhas
Um sonho ingressar no doutorado em educação na USP
Família casada com o Renê há 21 anos (começou a namorá-lo aos 14 anos e aos 19 se casou com ele). Filhas Luana (16) e Laura (7)
Profissões Contadora de histórias, autora, professora universitária e de pós-graduação
Formação Psicóloga e pedagoga, mestre em educação
Participa da Academia Brasileira de Contadores de Histórias


Ivani Magalhães em Brasília para o evento internacional dos contadores de histórias

Indicada pela presidência e coordenação da Associação dos Amigos das Histórias para esta entrevista do bloco os contadores de histórias que participaram da comemoração internacional do dia do contador de histórias em Brasília em 2019, Ivani Magalhães é a homenageada desta semana.



IVANI FORÇA VITAL
Dotada de um carisma impressionante e uma energia que surpreende, Ivani Magalhães participa do nosso Raio “X” partilhando sua trajetória conosco. Ela é ânimo e alegria em pessoa. Apesar de ter trombofilia, uma doença crônica e incurável, a deixando vulnerável e predisposta à trombose, não se sente intimidada. Ela partilha conosco que já precisou ficar internada na UTI duas vezes, faz acompanhamento com médicos de três especialidades e exames de sangue regulares quase que semanalmente. Nada disso a impede de buscar suas realizações e projetos de vida. Confira, a seguir, a quão grandiosa é a colaboração social e o desenvolvimento intelectual de Ivani Magalhães!


AUTORA IVANI
Autora dos livros de literatura infantil "Minhoca Dondoca" (Giostri, 2012) e “Papelito – Uma história de amor com o meio ambiente” (Giostri, 2012) e co-autora dos livros "A arte de contar histórias: Abordagens poética, literária e performática" (Ícone, 2010); "Essa história eu conto assim" (Giostri, 2012); "Saracuteia - Cantos e Contos para os pequenos" (Bamboozinho, 2018). Participou da escrita de um capítulo do livro “Ler e contar histórias: Das experiências profissionais às vivências pedagógicas” (Pedro & João Editores, 2019).


MESTRE IVANI
Além de contadora de histórias, é professora universitária do curso de pedagogia há 14 anos. Ivani tinha apenas 26 anos quando assumiu sua primeira turma na universidade. Atualmente coordena e leciona no curso de pós-graduação na cadeira de “Linguagens da Infância”, curso projetado e criado por ela mesma e já está na 4ª turma!

Trabalha também com formação continuada de educadores, com palestras e oficinas ministradas em diversos municípios em quase todos os estados brasileiros.

Desde 2015 participa, como formadora, no “Curso de Formação de Contadores de Histórias” promovido pelo Sistema Municipal de Bibliotecas do Município de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura. Ivani é responsável pelas atividades de extensão e de pesquisa ligadas à Brinquedoteca do UniÍtalo – Centro Universitário Ítalo Brasileiro desde 2008. Também leciona no curso de pós-graduação "A arte de contar histórias” (A Casa Tombada/FACON) desde a primeira turma em 2008.

 


CONTADORA IVANI
Como contadora de histórias ama contar para todos os públicos até mesmo bebês e idosos. Ivani desenvolve um projeto incrível de contação de histórias para bebês em parceria com a musicista Gislaine Caitano. Neste mês a parceria completa 6 anos!

É uma difícil escolha selecionar quais as histórias preferidas para contar. Mas diante da pressão (risos), revelou que para as crianças, ama contar “O caso do bolinho”, e, para adultos “A lenhadora e o rei”. Como contadora Ivani se apresenta com cachê. Também ama contar histórias, de forma voluntária, em bibliotecas públicas, escolas e hospitais.

 

CONTATOS
Mantém a página “Conta Comigo” no Facebook onde compartilha materiais sobre a Arte de Contar Histórias, Literatura Infantil e Mediação de Leitura.
Telefone 11 97477-1503
instagran ivani.m
facebook www.facebook.com/ciacantosecontos

TROFÉU DE SUPER CONTADORA DE HISTÓRIAS PARA IVANI MAGALHÃES!


5 comentários:

  1. Orgulho de ter tido aula com essa professora maravilhosa no Centro Universitário Ítalo Brasileiro, ela fez nossas madrugadas mais felizes!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em Brasília todo mundo também é apaixonado pelo trabalho e pela doçura dela!

      Excluir
  2. Fico maravilhada com o talento e ensinamentos da mestra Ivani e contadora de histórias .É uma honra tê-la como contadora de histórias na nossa família ABCH. Sensibilidade nata e fé em sua trajetória traduz todo o amor pelo saber e ancestralidade de forma poética. Exemplo a ser seguido, pois, seu ser repleto de luz
    e amorosidadee engrandece a humanidade. Parabéns , sucesso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza de que sua companhia é uma honra pra todos nós!

      Excluir
  3. Essa me ensinou o melhor de mim...vai ficar pra sempre no meu coração

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos