quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Diane Gregory, biblioteca e arte andam juntas

"Leia sempre! 
Você irá a lugares que nunca imaginou chegar!” 
Diane Gregory 


RAIO X
Nome Diane Gregory Mee
Nasceu em Niterói/RJ
Mora em Brasília/DF
Aniversário 20 de setembro
Família Marido e filhos: Juliana (37) e Gustavo (27)
Profissão Professora desde 1987
Lugar preferido Praia
Comida preferida Massa
Bebida preferida Água
Natureza Praia
Hobby Decoração
Estação do ano Primavera
Estação de rádio Nova Brasil FM
Programa de TV Jornal
Filme preferido Retratos da Vida 
Time de Futebol Flamengo
Ama Netos Giovana, Miguel e Manuela
Detesta Sujeira
Odeia Gente falsa
Não suporta Muita bagunça e barulho
Qualidade Bondosa
Defeito Crítica demais
Mania de Limpeza e arrumação
Medo de Barata
Um sonho Morar na praia

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 

(Decreto nº 84.631/1980) 

23 a 29 de outubro 

Continue lendo... 

Projeto "Hora do Conto"
Prof. Luciana contando histórias dentro da Biblioteca

A nossa homenageada de hoje, Professora Diane Gregory, foi parar na Biblioteca da 108/308 meio por acaso. Licenciada em história, lecionou por um bom tempo até ser convidada por uma amiga para montar uma biblioteca no Centro de Ensino na 113 Sul. E foi aí que se iniciou uma relação intensa de amor com os livros em maior escala.

“O que eu mais gosto na biblioteca
onde trabalho é o ambiente, 
tanto o físico como o profissional."
Diane Gregory

"...A biblioteca é linda, atraente, tem um jardim interno maravilhoso e os profissionais que lá atuam são de excelência... e o mais importante, nós nos damos muito bem! Parece que Deus escolheu aquelas pessoas para trabalharem lá, nesse momento, e na nossa gestão!”, nos conta.



Servidores da Biblioteca 304 Sul

Em sua sala de aula, Diane gostava de trabalhar com história, produção de textos e artes. Sempre arteira, na companhia da leitura, cultura e criatividade, montou com a amiga Mônica Serra a Biblioteca Cora Coralina Centro no Ensino na 113 Sul, onde trabalhou por 5 anos. 

No ano seguinte, convidada pela antiga diretora, professora Tatiana Eliza Nogueira (in memorian), foi parar na biblioteca da EQS 108/308 para, com ela, colaborar. “Nessa época eu já estava totalmente apaixonada por bibliotecas e pelos projetos que podemos desenvolver dentro delas. Infelizmente, Tatiana faleceu de repente e acabei assumindo a gestão da biblioteca junto com minha grande amiga Cláudia Nascimento,” nos conta. 

Apesar do fato trágico da morte precoce da antiga amiga e diretora da biblioteca, seguiu com afinco a missão a ela confiada. Lembra com alegria de ter conseguido fazer uma reforma na biblioteca logo que assumiu a gestão, com pouquíssimo dinheiro, e com muita ajuda dos amigos. “O espaço ficou lindo!” Atualmente, a biblioteca é dedicada à Professora Tatiana, com publicação da homenagem no Diário Oficial do DF.

Diane e seus filhos

O principal projeto é a ‘Hora do Conto’ que ocorre diariamente. São contadas histórias para os alunos das escolas públicas e depois eles têm a oportunidade de "turistar" entre as estantes e corredores para ler o que quiserem. As produções dos alunos, após as visitas, sobre as histórias ouvidas na biblioteca, são expostas em um varal permanente que enfeita a entrada do espaço. O projeto é aberto à comunidade também. 

Outro projeto interessante é ‘Férias na Biblioteca’. Ele é oferecido à comunidade nos meses de janeiro e julho, todas às sextas-feiras , quando contadores de histórias se apresentam para agraciar as crianças. Já o ‘Musicaldos’ acontece uma vez por ano. É uma noite mágica onde são servidos caldos variados e um(a) cantor(a) da cidade se apresenta para a comunidade.

O projeto ‘Bibliopizza’, em parceria com a empresa Pizza à Bessa, são convidados poetas, atores, contadores de histórias e cantores para uma noite cultural regada à uma ótima pizza e uma excelente roda cultural. Além disso, a Biblioteca recebe escritores e ilustradores para rodas de conversas com os alunos. Às vezes realizam lançamentos de livros, oficinas de formação de leitores, saraus literários e noites culturais com autores/contadores de histórias. 


Gestoras da Profs. Claudinha e Diane
Biblioteca Escolar e Comunitária da EQS 108/304 - Professora Tatiana Eliza Nogueira
Contato para parcerias: 993319638


Troféu de super Amiga da Biblioteca para Diane Gregory 


Já tem o seu livro? 61 981316214. Ligue já!

**Giulieny Matos* é escritora é membro da AAH, AIAB, com pós-graduação em contação de histórias pelo curso da Maristela Papa. Possui 13 livros publicados, sendo 4 bilíngues inglês/português e 2 em Braille. Em 2019 realizou exposição de trabalhos escolares realizados pelas escolas públicas na Biblioteca nacional de Brasília. Já foi homenageada na Biblioteca de Ceilândia, onde existe fila de espera para seus livros. Colaboradora da International Magazine IPA Brasil e do Portal JT NEWS. 


***





*****
Chamada para Whats’App
* Diane Gregory *,
Da Biblioteca Pública de Brasília
*Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2020*
Confira e deixe seu comentário para homenageá-la!
*****


11 comentários:

  1. Belo e animado trabalho da biblioteca 304 sul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Jerusa! Alegria e criatividade... acho que esses são os segredos rsrsrsrs

      Excluir
    2. Obrigada Jerusa! As bibliotecas da Secretaria de Educação estão sempre voltadas para a formação de leitores!!!!

      Excluir
  2. Que bacana essa história da biblioteca, elas são um patrimônio cultural de Brasília. Minha filha mais nova frequentou na 304 sul qdo estava no ensino fundamental1 na EC305 sul gostava muito das histórias contadas pelas professoras, até hj ela lembra. Grande abraço Giulieny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Kátia! É muito bom a gente ter um lugar pra ir, não é mesmo! Sua filha é a prova viva de que os projetos por ela realizados valem a pena! Obrigada pela partilha! Beijos derretidos!

      Excluir
    2. Obrigada pelas palavras Kátia! É muito bom saber que deixamos marcas leitoras nos pequenos leitores!!! Um grande abraço!

      Excluir
  3. Quero conhecer essa maravilha apreciada nessa entrevista e ate fazer parte dessa hora do conto. Vou gravar, sendo criativista ao maximo, pra ser aceita,ok?

    ResponderExcluir
  4. Nos sentiremos muito honradas com a sua presença! Muito obrigada pelo carinho! E vamos combinar uma ida à biblioteca assim que a pandemia se for?

    ResponderExcluir
  5. Desculpe a demora em responder, mas perdi meu pai recentemente. Ele morava comigo e não foi fácil! Agora estamos mais conformadas.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns minha irmã pelo Lindo trabalho realizado sempre com muito Carinho.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns para minha mãe maravilhosa!
    Super dedicada e que realmente é apaixonada por essa Biblioteca...
    Temos MUITO orgulho de você!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos