“Por mais que as dificuldades batam à sua porta, nunca desista do belo trabalho da Mala do Livro, pois há muitos futuros em nossas mãos!”
Aurelio Oliveira
RAIO X
Nome Aurelio Oliveira Marques Nasceu em Taguatinga
Mora em Samambaia
Aniversário 16 de janeiro
Família Irmãs Joelma e Jocelma
Profissão Professor de filosofia, desde 2016
Lugar preferido Bahia
Comida preferida Churrasco
Bebida preferida Sucos naturais
Natureza Mar
Hobby Ler
Estação do ano Verão
Estação de rádio Nova Brasil FM (97.5 FM)
Programa de TV Todo mundo odeia o Chris
Filme preferido O auto da compadecida, de Ariano Suassuna
Time de futebol Flamengo
Ama Viajar
Detesta Competitividade desmedida
Odeia Ser tratado mal, “Acredito que todo mundo!” (risos)
Não suporta Falsidade
Qualidade Compreensível
Defeito Buscar pela razão em tudo
Mania de Organização
Medo do Autoritarismo político
Participa do Projeto Mala do Livro desde sempre, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) e da Associação dos Agentes Comunitários de Leitura e Contadores de Histórias (AACONTE)
Um sonho Ser professor universitário
Aurelio Oliveira Marques, nascido praticamente dentro da Mala do Livro, atualmente é doutorando em Filosofia pela Universidade de Brasília (POSFIL/UnB). Incentivar a leitura sempre vale a pena! Aurelio, aos 24 anos, é professor de filosofia para adolescentes do ensino médio no Centro de Ensino Médio nº 3, da Ceilândia. Continue lendo e veja que maravilhas a Mala do Livro realiza na vida das pessoas!
#pela valorização do agente comunitário de leitura
Desde criança, aos 6 e 7 anos, Aurelio participava de todas as atividades oferecidas pela Agente Comunitária de Leitura, Dona Maria das Dores Silva. Desde pequenino, estava sempre envolvido com alguma ocupação literária ou artística. Participava dos teatrinhos organizados pela "madrinha", das rodas de leitura e amava os passeios organizados pela Mala do Livro.
Agente "madrinha"
Maria das Dores é uma pioneira, uma das primeiras mulheres a se tornar Agente da Mala do Livro, lá em 1990. Atua em Samambaia e Ceres/GO. Onde ela vai, a Mala vai junto. Leva o caixote no carro. Em Ceres, está em diálogo com a cultura e educação da cidade, já fez várias ações, inclusive noite do pijama para os leitores.
Memórias de infância
As memórias de infância de Aurelio registram as presenças da escritora Dinorá Couto Cançado, atual Presidente AIAB, e de Ruth Rocha, na casa da Maria das Dores, na QR 501, de Samambaia. Sente-se um privilegiado por ter conhecido Ziraldo e Maurício de Souza em visitas à Bienal, encontros esses promovidos pelo Projeto da Mala do Livro. Aos 13 anos, Aurélio participou de uma gincana de leitura na escola e ganhou um curso gratuito de informática, conhecimentos válidos até hoje.
Agente Aurelio na rampa do Museu Nacional - Brasília/Brasil
Aurelio se torna Agente da Mala do Livro
Quase como um processo automático, mais ou menos em 2012/13, aos 16 anos, em plena juventude, Aurelio foi, por muitos anos, o agente de leitura mais novo da Mala do Livro. Também morador da 501, em Samambaia, emprestava livros para a comunidade. “O que mais gosto na Mala é a convivência harmônica entre os agentes de leitura”, nos revela com carinho.
“A ação mais interessante que já realizamos junto à Mala do Livro foi no dia 01/01/2019, dia em que iniciamos o ano com o pé direito! Com a participação de Maria das Dores, que é outra Agente de leitura da Mala do Livro, e com o apoio da Maria José Lira, Gerente da Mala do Livro, realizamos uma atividade interativa e dinâmica com os livros na praça pública próximo à minha casa. Alugamos cama elástica, totó e uma mesa de ping-pong. Em meio a esses brinquedos fizemos intervenções teatrais e também realizamos a contação de histórias. Até hoje somos cobrados pela comunidade para que façamos uma ação semelhante. Isso nos deixou muito felizes, porque é um feedback positivo da comunidade em relação às ações da Mala do Livro!” Aurelio Marques
Projeto “Gibi coisa & Tal”
Com a "madrinha" Maria, iniciou o projeto de destaque “Gibi coisa & Tal”, a partir da grande doação recebida por Maurício de Souza. Os gibis fizeram, e ainda fazem, muito sucesso, não só para o público infantil, mas é atração garantida para os adultos também. "Muita gente gosta de ler gibis. Tinha, em média, cerca de 80 gibis, os quais eram emprestados por meio de rodízio." Pauline, servidora da Secretaria de Cultura, fazia reposição desses gibis e acompanhou de perto os registros de empréstimos.
Dia do Bibliotecário, na Biblioteca Nacional de Brasília
Varanda convidativa
Mesmo sendo jovem, Aurelio emprestava para o público variado. A biblioteca ficava na varanda casa, então praticamente convidava as pessoas para pegar um livro. A quadra 501 de Samambaia tornou-se referência para a comunidade. Os pais ajudavam Aurélio a atender a comunidade leitora, especialmente sua mãe. Infelizmente Dona Josefa partiu em março e a covid levou Seu Aurélio em julho de 2020. Apesar do luto, Aurélio se empenha em seguir em frente. Vida que segue, cheia de cicatrizes, cheia de sonhos e saudades.
Criança e lanche caminham juntos
No seu espaço de leitura, Aurélio já organizou, para sua comunidade leitora, roda de conversa, dia brincante com cama elástica, totó e brincadeiras tradicionais. Pipoca, doce, cachorro quente, tudo patrocinado pelas próprias economias de Aurelio e do bolso da família. “O lanche é fundamental. É impossível convidar uma criança para uma atividade e não prover a ela o alimento. Fui criança, sei bem disso!”, nos conta Aurelio.
“Iniciei como leitor na Mala do Livro de uma de nossas parceiras: Maria das Dores Silva. Por vivenciar esse acesso ao livro e à leitura em sua varanda, decidi participar como colaborador a fim de proporcionar aos demais as mesmas oportunidades que tive.” Aurelio Marques
Poesofia
Um fato marcante na sua vida ocorreu em 2015, no auditório da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB). No “Dia do Bibliotecário”, naquele lugar “sagrado” para qualquer leitor, realizou sua primeira fala junto ao Professor Miranda, ex-diretor da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) e Professor Emérito do curso de Biblioteconomia da Universidade de Brasília (UnB). Quem lê agrega e inventa. Da parte da filosofia, apresentam para a sociedade uma nova modalidade literária: a poesofia, junção de poesia e filosofia.
Para este Agente, seria muito importante que fossem lançados editais pela Secretaria de Cultura voltados aos agentes de leitura do Programa Mala do Livro. Também reivindica verbas para realização das atividades necessárias para conquistar o público leitor.
Aurélio nos conta que o livro “A Menina Tagarela”, de Giulieny Matos, esteve na sua Mala. “As crianças gostavam demais, esse título era bem emprestado, até sumir!” (risos).
Que tal pegar um livro para ler?
Publico: infantojuvenil, adulto ou criançaEndereço: QR 501 Conj 16 Casa 16 - Samambaia Sul
Whats’App: 9 8550-4369
Instagran: @aureliusmarques
Troféu de super Agente de Leitura para Aurelio Marques
Whats’App 61 981316214
**Giulieny Matos* é escritora de literatura infantil, mora em Brasília, é membro da Associação Amigos das Histórias de Brasília, membro titular da Academia Inclusiva de Autores Brasilienses – AIAB, com pós-graduação em contação de histórias pelo curso da Maristela Papa. Visita escolas e conta suas histórias por onde passa. *Títulos publicados:* Cadê Minha Mãe? (Ing/port/braille), Doutor Akazo (Ing/port), Somos Todos Especiais (Ing/port/braille); Mamãe Nota 100 (Ing/port), A lagarta Vitória, The Melted Girl, A Menina Tagarela, O Cardápio Maluco, A Família dos Carneirinhos Coloridos, A Menina Derretida. Blogueira do Portal JTNews e colaboradora da International IPA Magazine.
*****
Chamada para Whats’App
De leitor a Doutor, *Aurélio Oliveira, de Samambaia*, é o homenageado de hoje do projeto *Mala do Livro, rumo aos 30 anos!*,
da escritora Giulieny Matos,
Homenageie o Agente *deixando seu comentário no link:*
****
Mas esse Aurélio é um orgulho nacional! Que seu exemplo seja seguido por muitas crianças!!! Estou apaixonada pelo seu bom exemplo!!
ResponderExcluirValeu, Marta Teixeira! É muito lindo, ele, não é!?!!
ExcluirGiulieny, muito obrigado pela homenagem, viu! Tem sido, assim, animador para o meu dia fazer uma reflexão sobre essa trajetória, reconhecer ao mesmo tempo que as coisas de fato até aqui não foram fáceis, né... foi um prazer imenso ter conversado ontem com com você! Tudo isso é muito valoroso, é muito importante! Você é uma pessoa muito importante entre nós! Você se faz importante nas nossas vidas. Muito obrigado, viu! É um prazer imenso saber que a gente divide o mesmo espaço cultural dentro do Programa Mala do Livro.
ExcluirGratidão
Aurelio Oliveira Marques
Fiquei emocionada! Obrigada!!! Tem sido uma experiência incrível registrar uma parcela tão importante da atividade cultural de Brasília! Parabéns, meu querido!
ExcluirParabéns grande guerreiro! Não desanime ou desista frente aos obstáculos, sempre haverá solo fértil esperando ser semeado, por suas mãos passarão futuros doutores. 👏👏👏
ResponderExcluirEstou muito orgulhosa de vc, Aurélio. Foi meu aluno nas séries iniciais em Samambaia. Sempre muito esperto e atencioso a tudo que acontecia a sua volta, foi um excelente aluno,cheio de curiosidades e vontade de saber sempre um pouco mais. Parabéns pela conquista e pelo belo trabalho. Um grande abraço.
ResponderExcluirSua professora: Ana Maria
Que orgulho 👏👏
ResponderExcluirMuito bonita a história de vida e superação do Aurélio. Parabéns!
ResponderExcluirParabéns, Aurélio!!!! Fico muito feliz por seu exemplo, por ter a honra de conhecê-lo!!! Que trajetória incrível e inspiradora!!! Muito obrigada por tudo o que faz e representa!!!
ResponderExcluirSarah Resende
Um grande exemplo, parabéns Aurélio, pena que por falta de oportunidade temos poucos Aurelios no Brasil.
ResponderExcluirParabéns companheiro Aurélio ! É muito lindo acompanhar sua trajetória e ver que sua caminhada tem compromisso com a Educação e Cultura , especialmente da nossa comunidade. Muito orgulhosa e feliz por vc !!!!
ResponderExcluirParabéns, Aurélio! Menino de ouro (como sempre te chamei), continue brilhando por essa estrada da vida. Orgulho de ter sido sua professora. Bjs.
ResponderExcluirParabéns Aurelio pelo bom exemplo que vc da às pessoas a sua volta. Você é determinado e muito responsável. Estaremos sempre torcendo pelo seu sucesso e sua felicidade.
ResponderExcluirParabéns Aurélio! Você engrandece a Mala do Livro.
ResponderExcluirAurélio, vc eh um ser de luz! Me sinto grata e honrada por ter convivido com vc. Sua generosidade e linda história de superação me inspiram a continuar nessa jornada chamada vida. Desejo mto sucesso e realizações!
ResponderExcluirUm Grande amigo que Deus me deu, meus parabéns ,que continue com esse trabalho maravilhoso que a cada dia engrandece no nosso meio👏👍.
ResponderExcluirParabéns Aurelio! Exemplo e Orgulho! Mais sucessos para você!
ResponderExcluirConheço o Aurelio desde 2015, quando ele me deu aula no CEM 304. Desde então, tornou-se um amigo, sempre me ajudando e me incentivando! Ele merece tudo isso e muito mais! Sucesso, meu amigo, você é incrível e o mundo é seu!!!
ResponderExcluirTive a oportunidade de cursar, por alguns meses, o curso de filosofia na UnB com ele, e no meio de tantos colegas, ele conseguia se destacar muito com seus argumentos e com a sua sede de conhecimento, hoje já é doutor, e nossa, possui uma competência incrível, parabéns Aurélio!
ResponderExcluirFalar do Aurélio, significa falar de orgulho. Um cara incrível e de um coração único. Tenho o prazer de conhecê-lo pessoalmente e tê-lo no meu círculo de amigos. Tenho uma admiração imensa por ele e tenho certeza que o caminho dele sempre será de muita luz. Que o sucesso esteja sempre te acompanhando
ResponderExcluirQue orgulho de você, Aurélio, que você continue investindo dessa forma dos projetos literários, dos projetos de Leitura junto à Mala do Livro. Busquemos mais espaços, interatividade
ResponderExcluirCom a comunidade no incetivo à leitura. A Mala do Livro tem orgulho de você.
Sucesso na sua prática docente. Sucesso na sua vida. Um abraço com muito carinho.
Emocionante, tento buscar nas memorias quando foi esse encontro e me vem a mente uma roda num alpendre de uma casa e a dona da mala muito carinhosa, receptiva, sera que foi la que nos encontramos? Voce era menino, acho, pois tem muitos anos. Grata pela lembranca boa que me trouxe.
ResponderExcluirParabéns Aurélio!!! Você nasceu para brilhar !!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns Aurélio!
ResponderExcluirSinto-me feliz e orgulhosa de ter sido sua professora; também de ter tido este aluno tão dedicado e exemplar
como você. Você é realmente merecedor de tudo que plantou. Sucesso na sua vida e que Deus o abençoe
Bjs!Cida
Parabéns Aurélio!
ResponderExcluirSinto-me feliz e orgulhosa de ter sido sua professora; também de ter tido este aluno tão dedicado e exemplar
como você. Você é realmente merecedor de tudo que plantou. Sucesso na sua vida e que Deus o abençoe
Bjs!Cida
UAAAUUU AUrelioooooo!!
ResponderExcluirMuito obrigado Giulieny!! Se não fossem vocês não haveria tanta felicidade no meu coração!
Aurelio! Que professor! Um grande exemplo de pessoa, de bondade, de sabedoria, de humildade, de humor, de cozinheiro! De sagacidade e de amor! Sou muito grato por sermos meio irmãos, meio amigos, na ruptura da distância, na constância do romper, um romper para sermos sempre mais! Você é muito grande, Aurelio! Parabéns e força. Dias melhores virão.
Da minha parte, estou muito orgulhosa dos amigos da Mala do Livro! Obrigada!!!
ExcluirQue maravilha! Parabéns, Aurélio! Grande exemplo!
ResponderExcluirParabéns à Giulieny Matos também, pela reportagem e homenagem. Muito grata!
Fico tão feliz quando alguém lê e reconhece os nossos esforços! Obrigada!
ExcluirQue linda história, Aurélio. Amei a entrevista, Giulieny! Parabéns!!! Grande abraço.
ResponderExcluirObrigada Agente de Leitura Mauricéia! Assim como a sua, a história de vida desse rapaz me inspira!
ExcluirMeus Parabéns.
ResponderExcluirConheço o Aurelio.Aurelio Marques sempre foi uma pessoa dedicada e interessada na cultura. Nos conhecemos na Argentina e desde lá mentemos contatos. Quando falou no projeto Mala do Livro, passei a divulgar por ser o futuro.
ResponderExcluir