sexta-feira, 21 de junho de 2019

Mauricéia, vivas às libras e à classe hospitalar!


O importante é se comunicar!

Nome Mauricéia Lopes
Nome fantasia Mauri, Céia ou Ceinha
Contadora desde que se tornou professora em 1993
Nasceu em 1975
Aniversário 3 de dezembro
Comida preferida pamonha
Bebida preferida água de coco
Estação do ano primavera
Praia ou campo? Praia
Natureza? Pôr do sol
Hobby passear nos parques
Rádio preferida Nova Brasil
Filme preferido Black
Time de futebol Flamengo
Qualidade saber ouvir as pessoas
Defeito querer abraçar o mundo com as próprias mãos (risos)
Gosta de estudar
Ama aprender coisas novas
Detesta pedaço de cebola na comida
Odeia injustiça
Religião Católica
Profissão professora
Associações ou grupos que participa Pastoral dos surdos de Brasília, Mala do Livro, Projeto Também Quero Ler, edições 1 e 2,
História que mais gosta de contar A menina derretida, de Giulieny Matos
Gosta de contar histórias para seus alunos no hospital, para os surdos e surdocegos
Um sonho que todas as crianças tenham acesso à Educação

Mauricéia Lopes entrou na secretaria de educação do DF bem cedo, aos 18 anos. Sempre animada, perseverante e colaboradora, seu perfil pró-ativo vem conquistando inúmeros benefícios para os locais onde é lotada.

Com seu espírito entusiasta e sua rede de contatos, já montou várias classes hospitalares no DF. Conseguiu doação com arquitetos desde o projeto até os móveis. Faz parte da Mala do Livro, oferecendo ainda para os leitores sob sua responsabilidade mais uma opção de leitura. (Você quer ser também uma maleira! É fácil!) Sempre gostou de se atualizar e participar das formações oferecidas, se preocupando em anotar as novidades e repassar para quem interessar. Acredita na melhora e no desenvolvimento social.

Em uma dessas formações, anotava tudo e tirava foto dos slides como de costume, para registrar, aprender e revisar. A colega professora que estava ao seu lado a criticava e zombava de todo jeito, a ponto de Mauricéia parar de anotar e guardar sua companheira fiel, a maquininha antiga de fotografia; afinal de contas, ninguém, além dela, estava anotando nada. "– Pára de anotar isso, que perda de tempo, quando você fizer 10 anos de casa quero ver se vai continuar com essa dedicação!" Na hora do lanhe, na rodinha, para implicar, a bendita cuja começou a perguntar a uma por uma quanto tempo tinha de fundação! 8! 5! 7! 3! 4!, respondeu outra professora até chegar a vez de Mauricéia. A dita, com olhos enfurecidos diante da “novinha”, fez a pergunta que não queria calar: "- E você? – Dezoito!", respondeu e saiu.

Uma família bilíngue em libras! Casada, mãe de José, Mariana (minha afilhada) e Giana. Toda a família é bilíngue em libras, até a pequena Giana de 3 anos. Mauricéia e o marido atendem empresas e contratos como intérpretes em libras para eventos (Contactar Ilson, telefone abaixo).

Mauricéia participou como vice-coordenadora do Projeto literário Também Quero Ler! edições 1 e 2, onde foram levados, para cada projeto, mais de 2 mil livros de doação, 5 caixas box para livros (modelo caixa estante), contação de histórias, oficinas, dinâmicas e muitas aventuras.


Sei pai trabalhou na Unb até se aposentar. O sonho dele era que Mauricéia estudasse lá. Nunca nem sequer havia feito o vestibular, achando-se incapaz. Em 2014 houve uma seleção para mestrado UnB/UFMG, conseguiu a vaga e passou a frequentar as aulas mesmo grávida de Mariana. Concluiu o mestrado com o tema "O protagonismo de personagens negros em contos infantis: contribuições da análise do discurso crítica para o ensino de língua portuguesa em uma classe hospitalar" e recentemente foi aprovada para o doutorado, na UnB, que está cursando.

Precisando de intérprete em libras?
Falar com Ilson Telefone 61 99988-8577


Troféu de super contadora para Mauricéia! 


Entrevista concedida ao jornal do MEC sobre
 a importância da classe hospitalar para as crianças internadas:

Link do Youtubehttps://www.youtube.com/watch?v=nqKzyrHUK3E&feature=youtu.be
Áudio direto da rádio MEC: https://soundcloud.com/mineducacao/trilhas-da-educacao-professores-garantem-rotina-de-estudos-para-criancas-e-adolescentes-internados
Matéria MEC: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=78311

*Giulieny Matos é autora de literatura infantil de Brasília. Títulos publicados: A Menina Derretida, The Melted Girl, A Menina Tagarela, O Cardápio Maluco, A Família dos Carneirinhos Coloridos. Lançamentos: Cadê Minha Mãe?, Doutor Akazo, Somos Todos Especiais e Mamãe Nota 100 (todos  em inglês/português). 





3 comentários:

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos