Autores de livros infantis de Brasília

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

EC 19 no MURAL da escritora Giulieny Matos


Crianças da EC 19 da Ceilândia participam de LIVE com a escritora Giulieny Matos.

Após a apresentação do livro "A Lagarta Vitória", que também está de quarentena por causa da pandemia. 

Perguntadas sobre o que gostariam de ser... as crianças responderam no chat e enviaram vários desenhos para a autora.

Agradecimentos especiais ao Corpo Docente da EC 19 e à Professora Doney.

Voltar para o início do Blog http://giulienymatos.blogspot.com/ 



Contato Whats'App 61 981316214

Já tem o seu livro?






































quinta-feira, 29 de outubro de 2020

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Diane Gregory, biblioteca e arte andam juntas

"Leia sempre! 
Você irá a lugares que nunca imaginou chegar!” 
Diane Gregory 


RAIO X
Nome Diane Gregory Mee
Nasceu em Niterói/RJ
Mora em Brasília/DF
Aniversário 20 de setembro
Família Marido e filhos: Juliana (37) e Gustavo (27)
Profissão Professora desde 1987
Lugar preferido Praia
Comida preferida Massa
Bebida preferida Água
Natureza Praia
Hobby Decoração
Estação do ano Primavera
Estação de rádio Nova Brasil FM
Programa de TV Jornal
Filme preferido Retratos da Vida 
Time de Futebol Flamengo
Ama Netos Giovana, Miguel e Manuela
Detesta Sujeira
Odeia Gente falsa
Não suporta Muita bagunça e barulho
Qualidade Bondosa
Defeito Crítica demais
Mania de Limpeza e arrumação
Medo de Barata
Um sonho Morar na praia

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 

(Decreto nº 84.631/1980) 

23 a 29 de outubro 

Continue lendo... 

Projeto "Hora do Conto"
Prof. Luciana contando histórias dentro da Biblioteca

A nossa homenageada de hoje, Professora Diane Gregory, foi parar na Biblioteca da 108/308 meio por acaso. Licenciada em história, lecionou por um bom tempo até ser convidada por uma amiga para montar uma biblioteca no Centro de Ensino na 113 Sul. E foi aí que se iniciou uma relação intensa de amor com os livros em maior escala.

“O que eu mais gosto na biblioteca
onde trabalho é o ambiente, 
tanto o físico como o profissional."
Diane Gregory

"...A biblioteca é linda, atraente, tem um jardim interno maravilhoso e os profissionais que lá atuam são de excelência... e o mais importante, nós nos damos muito bem! Parece que Deus escolheu aquelas pessoas para trabalharem lá, nesse momento, e na nossa gestão!”, nos conta.



Servidores da Biblioteca 304 Sul

Em sua sala de aula, Diane gostava de trabalhar com história, produção de textos e artes. Sempre arteira, na companhia da leitura, cultura e criatividade, montou com a amiga Mônica Serra a Biblioteca Cora Coralina Centro no Ensino na 113 Sul, onde trabalhou por 5 anos. 

No ano seguinte, convidada pela antiga diretora, professora Tatiana Eliza Nogueira (in memorian), foi parar na biblioteca da EQS 108/308 para, com ela, colaborar. “Nessa época eu já estava totalmente apaixonada por bibliotecas e pelos projetos que podemos desenvolver dentro delas. Infelizmente, Tatiana faleceu de repente e acabei assumindo a gestão da biblioteca junto com minha grande amiga Cláudia Nascimento,” nos conta. 

Apesar do fato trágico da morte precoce da antiga amiga e diretora da biblioteca, seguiu com afinco a missão a ela confiada. Lembra com alegria de ter conseguido fazer uma reforma na biblioteca logo que assumiu a gestão, com pouquíssimo dinheiro, e com muita ajuda dos amigos. “O espaço ficou lindo!” Atualmente, a biblioteca é dedicada à Professora Tatiana, com publicação da homenagem no Diário Oficial do DF.

Diane e seus filhos

O principal projeto é a ‘Hora do Conto’ que ocorre diariamente. São contadas histórias para os alunos das escolas públicas e depois eles têm a oportunidade de "turistar" entre as estantes e corredores para ler o que quiserem. As produções dos alunos, após as visitas, sobre as histórias ouvidas na biblioteca, são expostas em um varal permanente que enfeita a entrada do espaço. O projeto é aberto à comunidade também. 

Outro projeto interessante é ‘Férias na Biblioteca’. Ele é oferecido à comunidade nos meses de janeiro e julho, todas às sextas-feiras , quando contadores de histórias se apresentam para agraciar as crianças. Já o ‘Musicaldos’ acontece uma vez por ano. É uma noite mágica onde são servidos caldos variados e um(a) cantor(a) da cidade se apresenta para a comunidade.

O projeto ‘Bibliopizza’, em parceria com a empresa Pizza à Bessa, são convidados poetas, atores, contadores de histórias e cantores para uma noite cultural regada à uma ótima pizza e uma excelente roda cultural. Além disso, a Biblioteca recebe escritores e ilustradores para rodas de conversas com os alunos. Às vezes realizam lançamentos de livros, oficinas de formação de leitores, saraus literários e noites culturais com autores/contadores de histórias. 


Gestoras da Profs. Claudinha e Diane
Biblioteca Escolar e Comunitária da EQS 108/304 - Professora Tatiana Eliza Nogueira
Contato para parcerias: 993319638


Troféu de super Amiga da Biblioteca para Diane Gregory 


Já tem o seu livro? 61 981316214. Ligue já!

**Giulieny Matos* é escritora é membro da AAH, AIAB, com pós-graduação em contação de histórias pelo curso da Maristela Papa. Possui 13 livros publicados, sendo 4 bilíngues inglês/português e 2 em Braille. Em 2019 realizou exposição de trabalhos escolares realizados pelas escolas públicas na Biblioteca nacional de Brasília. Já foi homenageada na Biblioteca de Ceilândia, onde existe fila de espera para seus livros. Colaboradora da International Magazine IPA Brasil e do Portal JT NEWS. 


***





*****
Chamada para Whats’App
* Diane Gregory *,
Da Biblioteca Pública de Brasília
*Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2020*
Confira e deixe seu comentário para homenageá-la!
*****


terça-feira, 27 de outubro de 2020

Parabéns, Mala do Livro! pelos seus 30 anos!

O dia hoje foi especial!

Aniversário de 30 anos 
do Programa da Mala do Livro
 em grande estilo na Biblioteca Nacional!



Bem na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, fui para esse evento duplamente feliz, muito honrada por fazer parte desta grande festa dos 30 anos do Projeto da Mala Do Livro, bem quando recebi o prêmio Brasília 60, pela minha atuação na cultura desde 2011. Sou Giulieny Matos, a única agente penitenciário do mundo com 14 livros infantis publicados, sendo 4 bílingues português/inglês e 2 em Braille, dois deles pelo prêmio FAC da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF. 

Giulieny Matos e Dr. Bartolomeu Rodrigues
BNB
Comemoração dos 30 anos da Mala do Livro

TAMBÉM QUERO LER! 

Conheci a Mala Do Livro por meio da querida Maria Jose Lira, Gerente Geral Da Mala Do Livro, ao realizar, junto com Mauricéia Lopes, dois projetos literários chamado Também Quero Ler, com 30 voluntários em cada projeto e levamos cerca de 2500 livros para cada lugar. A parceria com a Mala foi fundamental para nosso projeto. Fomos super bem acolhidas por um programa muito maior do que nós!
 
Maria José Lira e Giulieny Matos
Muito trabalho realizado com amor!
Viva a Maria José!


SISTEMA PENITENCIÁRIO 

Essa amizade com a Maria José abriu as portas para a entrada da Mala No Livro na Penitenciária Feminina do DF, onde eu estava trabalhando à época, parceria essa que perdura até hoje, onde a mala do livro mantém contato com a Agente Mônica. A Maria Jose esteve, conosco, inclusive, na época no concurso bem legal de beleza entre as internas. Falo também em nome da amiga Roseli, servidora do CPP, que recepcionou a Mala naquele espaço, e depois com trabalho continuado no Núcleo De Detenção Provisória no Complexo Penitenciário de São Sebastião. 


AGENTES DE LEITURA ENTREVISTADOS 

Como contrapartida, Para abrilhantar essa festa dos 30 anos da mala do Livro, foram entrevistados 20 agentes de leitura pelo blog Giulieny Matos entre os meses de agosto e outubro, onde tive a chance de registrar muitos milagres da leitura oportunizados pelos Agentes da Mala Do Livro, milagres esses, acontecidos em suas próprias vidas, ou na vida de outras pessoas. 


PARABÉNS AOS AGENTES DE LEITURA 

Parabenizo aqui, todos os agentes de leitura da mala do livro pelo trabalho maravilhoso que realizam, esses agentes representam um braço forte e amoroso da secretaria de cultura em suas comunidades. Meu grande desejo, sincero e profundo, é que os agentes da mala do Livro sejam homenageados com um edital de um milhão de reais! 



PARABÉNS À MARIA JOSÉ LIRA

Parabenizo a amiga e guerreira MARIA JOSÉ LIRA pela condução de todos esses trabalhos. Somente uma pessoa com tamanho amor, dedicação, inteligência emocional, memória, e firmeza de propósito poderia ter alcançado com êxito a extensão que o PROJETO MALA DO LIVRO representa, hoje, não só no DF, mas outros estados e até no exterior. Por meio da pessoa da Maria José e de seus agentes de leitura, a Mala do livro se faz presente também longínquos recantos. 

PARABÉNS AO FAC/DF

parabenizo a atuação do FAC/DF pela parceria das cotas de produtos gerados a partir dos editais o FAC, cuja distribuição de livros também alcança a comunidade da Mala Do Livro. Eu mesma sou testemunha de milagres alcançados com as leituras de meus livros que chegaram até os leitores do Projeto da mala do Livro. Um desses milagres, por exemplo, foi o caso da amiga Marlúcia Franklin, Presidente da AACONTE – Associação de Agentes de Leitura e Contadores de histórias- em entrevista nacional para o STB , onde apareceu na Garagem Cultural com um de meus livros na mão, livro esse, meus queridos, oriundo de premiação do FAC, sem ao menos me conhecer, valorizando, sobretudo, a as aplicações dos recursos do FAC em livros. 

PARABÉNS AO SECRETÁRIO DE CULTURA 

Por fim, parabenizo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, nosso querido Secretário Dr. Bartolomeu Rodrigues, por garantir, proteger e promover para a comunidade leitora do Distrito Federal, a existência e permanência do Programa da Mala do Livro em Brasília. 

Mala histórica do Programa Mala do Livro


Depoimento da professora Mauricéia Lopes: 
clique aqui:



Para voltar ao início do blog clique aqui: 


Para ler as entrevistas dos Agentes de leitura