terça-feira, 2 de julho de 2019

GM com Raum, da Terra dos Homens - RJ


Impressionante o alcance da comunicação!

Em virtude da realização do seminário nacional CNJ/Marco Legal da Primeira Infância, tive a honra de conhecer, pessoalmente, um representante da organização Terra dos Homens do RJ. Nossa reunião aqui no centro de Brasília foi bastante inusitada para mim. Ele me falou sobre a atuação da ong nas comunidades e sua missão de resgate à convivência familiar.

Recebi um contato telefônico. Era um moço chamado Raum, da Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH), do Rio de Janeiro. Ele me contou que estava participando da realização do II Seminário do Projeto Conexão | FILHOS DE PAIS EM SITUAÇÃO DE CÁRCERE, em Recife, ocorrido entre os dias 6 e 7 de maio de 2019, em parceira com o Ministério Mulher, da Família e dos Direitos Humanos(MDH), do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e do Departamento de Penitenciária Nacional(DEPEN) e com o apoio local da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Pernambuco, da Secretaria Executiva de Ressocialização, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado de Pernambuco, da Prefeitura Municipal do Recife e do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente do Recife, QUANDO RECEBEU, via WhatsApp, uma propaganda do meu livro CADÊ MINHA MÃE.  


Para minha alegria, a organização trabalha como agente da mudança de um sistema assistencialista injusto em prol de promover a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes com direitos violados ou em vias de sofrer a violação, investindo na valorização e no fortalecimento de suas famílias e comunidades. 

Para eles, todas as crianças ou adolescentes, com direitos violados, necessitam de proteção especial. A convivência familiar e comunitária é fundamental para o desenvolvimento integral deles. Nesse viés, a Terra dos Homens se inclui como um braço de defesa também das crianças filhas de encarcerados e os vínculos familiares fragilizados dessa população.  
“Desde 1996, o trabalho realizado pela Terra dos Homens 
já beneficiou 
mais de 14 mil crianças e adolescentes 
e mais de 4 mil famílias. 
Desde 2001, o Centro de Formação e Incentivo
 à Convivência Familiar e Comunitária 
capacitou 
mais de 11 mil profissionais"


O livro "cadê minha mãe?", segundo Raum, representa bem o pensamento e a realidade da população infantil e adolescente desse nicho social, necessitando de todo tipo de apoio e resgate sociais.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos