quinta-feira, 16 de junho de 2011

Deixem as vagas livres!!!

A carta que posto escrevi em outrubro/2010 para pedir providências à Escola quanto à falta de respeito por parte de alguns pais ao pararem nas vagas reservadas para portadores de necessidades especiais sem o menor constrangimento. Como esta educação passa pela conscientização... Não dá para ficar parado. Foi útil, pois redefiniram e repintaram as vagas e colocaram mais placas indicativas. Porém, talvez na escola de seus filhos isso não deve acontecer... Mas, em todo caso, disponibilizo a carta para inspirar você a ser um(a) colaborador(a) deste assunto onde quer que esteja...
 _____________________________________________________
Cidade, Data
Ao Diretor da Escola
c/cópia para Coordenação
(entregue cópia para os professores de seus filhos também)
   
Prezado Senhor,
 
Reporto-me a Vossa Senhoria a fim de partilhar as consternantes situações acorridas no último mês com relação aos pais de filhos portadores de necessidades especiais.
Pessoas sem qualquer tipo de problema têm parado na vaga de deficientes sem o menor constrangimento, e se chamada a atenção, ao invés de pedir desculpa, fica ainda discutindo com os pais de filhos portadores de necessidades especiais, que têm, por direito legal, o benefício do uso da vaga selecionada no estacionamento.
Eu mesma, quando meu filho ficou machucado, à época Infantil 4, tive de lidar com ele em tratamento pós cirúrgico e fazer uso da cadeira de roda por 45 dias, de modo que o menino não podia colocar o pé no chão em hipótese alguma. Além de todo o transtorno sofrido, tinha de enfrentar constantemente os pais mal educados que estavam parados na vaga de deficientes.
No dia 12/03/10 veiculou uma excelente matéria radiada na Voz do Brasil em que a pesquisa apresentada constatou que uma das causas que mais prejudicam os portadores de necessidades especiais é o transporte, pois além de as crianças serem pesadas, é preciso estar carregando a cadeira/aparelho que são sempre trabalhosos, as crianças ficam muito expostas ao sol e a chuva, e os pais esgotados fisicamente, fazendo com que aumente o índice de abandono escolar.
Vejo que a Escola este ano acolheu mais alunos portadores de necessidades especiais.
Além de tudo isso, parece ninguém estar preocupado com o estado psicológico destes pais, que além de ter de lidar com toda a problemática e dificuldade de cuidar de seus filhos especiais, precisam brigar no estacionamento para fazer valer seu direito TODAS AS VEZES que precisam estacionar!
Na sexta-feira dia 26/03/10, estava saindo do Bloco da Educação Infantil quando uma mãe de filho cadeirante não pôde parar na vaga reservada, pois uma mãe de filho normal estava com seu veículo na vaga de deficiente e o pior, ainda brigando e querendo se justificar com a mãe proprietár que fazia jus à vaga.
Várias vezes já presenciei este desgaste emocional.
Gostaria de que o assunto fosse incluído na pauta de trabalho e diretrizes da escola a fim de conscientizar os demais pais de que:
- Mesmo a vaga estando vazia, não pode “dar uma paradinha” para descer alguém, pois a vaga deve ficar sempre disponível para uso do portador de necessidades especiais. Isso chama-se ACESSIBILIDADE.
Além do que apresento à Escola as seguintes sugestões e providências:
- Colocar mais placas indicativas nas vagas
- Manter as vagas bem pintadas
- Instruir os servidores que trabalham no portão da escola e dos Blocos a prestar mais atenção e até ajudar as mães com deficiências a descerem as coisas do carro.
- Ministrar palestras para os professores de como trabalhar a conscientização com os alunos.
- Enviar bilhete na agenda com a frase: RESPEITE A VAGA ESPECIAL!
Coloco-me à disposição para ajudar naquilo que for preciso.  
                 Atenciosamente,
                GIULIENY MATOS

Texto liberado!!!
Move yourself. Mexa-se. Movimientese.

Um comentário:

  1. tia podendo no la salle!!! palmas,palmas o texto ficou otimo!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos