sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Cantador repentista, Messias é, com muito orgulho, Mala do Livro!

“A Mala do Livro é hoje uma extensão da cultura 
Que tem da Secretaria sua total cobertura 
Incentivando as pessoas a praticar a leitura 
A nossa literatura passou a ser divulgada 
depois que a Mala do Livro chegou perto da morada 
aos que antes do projeto não sabiam quase nada!” 
Messias Oliveira 

RAIO X 
Nome Francisco Messias de Oliveira
Nome artístico Messias Oliveira
Nasceu em Nova Russa/CE
Mora em Santa Maria/DF
Aniversário 26 de outubro
Família Esposa Fátima, filhos: Fábio (35), Fabrícia (30) e Fernanda (20)
Profissões Artista, Cantador Violeiro
Lugar preferido Brasil
Comida preferida Peixe
Bebida preferida Água
Natureza Sussurro da cachoeira
Estação do ano Primavera
Hobby Estar na beira do rio
Estação de rádio Nacional AM
Programa de TV Globo Repórter
Time de futebol Santos
Ama Sua Mãe
Detesta Som alto de carro de doer os ouvidos
Não suporta Gente alienada e metida
Qualidade Preservar as raízes, gostar da cultura com conteúdo
Mania de Zelar pela viola
Medo da Pessoa covarde, de quem se esconde por traz da humildade para praticar covardia 
Participa do Grupo de Repentistas do DF, da Mala do Livro desde 1990, da AACONTE - Associação dos Agentes Comunitários de Leitura e Contadores de Histórias, e é Vice-presidente da Associação dos Cantadores do Brasil
Um sonho Um dia morar num sítio, longe do barulho da cidade grande


#pela valorização do agente comunitário de leitura


O homenageado desta semana, o cantador repentista Messias Oliveira, entrou para o Programa Mala do Livro porque estava procurando títulos como "Brasil, nunca mais!". Foi ao Conjunto Nacional, mas estava muito caro. Ao participar de um evento na Samambaia, para cantar com sua viola, juntamente com José Ferreira de Ueras, comerciante e cantador repentista do Piauí, conheceu Maria José Lira, Gerente da Mala do Livro, com quem estabeleceu amizade que perdura até então. 

O que Messias mais admira na Mala do Livro

O Projeto Mala do Livro, além dos encontros e dos eventos, gera conexão com pessoas sem acesso ao livro, pela questão financeira. A Mala do Livro atende quem não tem recursos financeiros e quem tem interesse em ler. "Acho esse trabalho social muito importante!", nos afirma Messias.

Desde 1990, Messias valoriza sua aliança com o Projeto. Além de leitor beneficiado diretamente com o acervo da Mala, partilha seu tempo, cuidado e carinho com os novos leitores, os quais atende em sua própria casa, na cidade de Santa Maria. Messias não para por aí... Oferece seus dons em prol dos amigos. Ele já realizou diversas apresentações em eventos da Mala, contando com um portfólio incrível de inúmeros registros desde palcos improvisados até o Teatro Brasil.

 
"O cantador, em si, é um porta voz do povo. 
Ele canta os anseios do povo!" 

"Cantar é um dom, mas precisa ser atualizado com as notícias", nos conta Messias. O cantador é uma pessoa que lê, que gosta dos livros antigos, gosta de ler revistas, jornal, até mesmo porque necessita obter assunto para o repertório. Precisa valorizar assuntos passados e atuais. “Sou apaixonado pela viola, gosto de viajar e de participar dos eventos, gosto de assuntos com conteúdo, com sentido”, diz pra nós. 

Segundo o repentista e agente de leitura, "o cantador que se preza é um defensor do povo, é um socialista. Ele luta por um país melhor." Em sua opinião, as pessoas precisam continuar se empenhando no trabalho, e, "ao fazer algo pelo próximo, que o faça sem pensar em troca". 

Anos atrás, Messias Oliveira, já consagrado, produziu o maravilhoso verso, citado acima, sobre a importância da Mala do Livro para o Distrito Federal. Nessa homenagem, para a comemoração dos 30 anos do Projeto Mala do Livro, Messias, mais uma vez, brinda a todos com mais um verso seu repentista, exclusivo!




Que tal pegar um livro para ler?
Público alvo: adulto e infantil
Endereço: QR 117, conj J, casa 2, Santa Maria
Telefone: 992197823


Troféu de Super Agente de Leitura 
da Mala do Livro para Messias Oliveira 


Whats’App 61 981316214 

**Giulieny Matos* é escritora de literatura infantil, mora em Brasília, é membro da Associação Amigos das Histórias de Brasília, membro titular da Academia Inclusiva de Autores Brasilienses – AIAB, com pós-graduação em contação de histórias pelo curso da Maristela Papa. Visita escolas e conta suas histórias por onde passa. *Títulos publicados:* Cadê Minha Mãe? (Ing/port/braille), Doutor Akazo (Ing/port), Somos Todos Especiais (Ing/port/braille); Mamãe Nota 100 (Ing/port), A lagarta Vitória, The Melted Girl, A Menina Tagarela, O Cardápio Maluco, A Família dos Carneirinhos Coloridos, A Menina Derretida. Blogueira do Portal JTNews e colaboradora da International IPA Magazine. 





*****
Chamada para Whats’App

Nesses 30 anos de atuação, a Mala do Livro tem o orgulho de dizer que:

O cantador repentista *Messias Oliveira*, é membro da Mala do Livro!

Que o homenageado de hoje do projeto *Mala do Livro, rumo aos 30 anos!*, pela escritora Giulieny Matos, componha e cante muitos e muitos versos maravilhosos!

Participe também, *deixando seu comentário no link para o Messias:*

2 comentários:

  1. Parabéns Messias pela iniciativa de valorizarva leitura. E o repente , com certeza, é uma forma dinâmica de de incentivo para tal. A Mala do Livro agradece pela sua dedicação e valorização da Leitura e dos Agentes de Leitura. Parabéns à Mala do Livro e gratidão por tantas oportunidades oferecidas. Rumo aos 30 anos da Mala do Livro.

    ResponderExcluir
  2. E que venham muitos anos de comemoração e realizações, não é mesmo Lucimar?

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos