Ana Lúcia, a primeira professora do DF a trabalhar o livro "Cadê Minha Mãe?" |
Leia aqui o incrível depoimento e saiba o impacto e a transformação na vida da criança, da escola e dos profissionais envolvidos.
"Oi Giulieny, tudo bem?
Quero dizer que, na minha prática de sala de aula, o livro “Cadê Minha Mãe?”, ajudou muito.
O ANTES
O aluno que eu tive era um menino que tinha os pais reclusos. Antes disto, ele ficava aos cuidados de uma tia, que, no decorrer do tempo, também ficou reclusa por tráfico, só restando a ele uma tia avó já de idade. Foi a parente mais próxima para que ele não fosse para um abrigo. Esta tia avó não tinha paciência com ele, e nem o cuidado necessário.
O menino sempre sofreu rejeição e tinha de demonstrar maturidade quando o mesmo ainda era uma criança. Na casa onde ele estava vivendo, as pessoas pouco se preocupavam com ele. Quando cheguei na escola ouvi de todos entre professores, merendeiras, porteiros e faxineiros tudo de ruim sobre este menino. Ele tinha uma monitora somente para ele, porque a professora anterior não dava conta dele.
Todo dia ele era levado à direção da escola por um problema diferente.
Os coleguinhas o temiam por ele sempre bater neles.
A INTERVENÇÃO POSITIVA DA PROFESSORA
No meu segundo dia na sala de aula, pedi à coordenadora que tirasse a monitora da minha sala, pois eu daria conta sozinha do grupo, e assim foi feito. O aluno só precisava de alguém que o visse com outros olhos e que lhe dissesse que ele não precisava ser tão agressivo para ser aceito.
O aluno antes era um menino mal cuidado, mal vestido, andava sempre sujinho. Em algumas vezes eu mesma levava suas camisetas para lavar em casa e também cortava seus cabelos, com a autorização da tia avó, sempre.
Ana Lúcia, uma professora que faz a diferença! |
A história de seu livro entra nesta relação. Quando eu a li, a contei em um primeiro momento somente para o aluno, e em cada página e falas da história eu ia perguntando a ele se tal situação se parecia com a história dele.
O aluno sempre se mostrou muito reservado, até demais para uma criança, e com dificuldades ele foi dizendo que aquela história se parecia com alguma coisa que aconteceu com ele.
Recontei a história para ele e em cada página conversava com ele e lhe dizia palavras de incentivo e de superação. Em nenhum momento de nossas conversas eu usei as palavras prisão, polícia ou cadeia. Ele sabia onde seus pais estavam, e sabia que eu também sabia disso, embora eu nunca houvesse lhe perguntado o que aconteceu com seus pais.
O DEPOIS DA LEITURA DO LIVRO
Depois da história? A criança melhorou, e muito!
Mudou completamente suas atitudes com os colegas e outros profissionais também mudaram muito. As mesmas pessoas que diziam que ele era terrível e mal educado passaram a elogiar seu novo comportamento.
Parou completamente de bater nos colegas.
Não houve mistério algum, penso mesmo que havia nele a vontade de ser diferente, e talvez eu tenha dado oportunidade a ele para que isso acontecesse, pela maneira que eu o tratava e pela atenção que eu lhe dava.
Giulieny, eu acho que eu simplesmente fiz bem o papel para o qual eu me propus quando escolhi ser professora, e que o livro ajudou demais, de modo sutil, delicado e profundo. O livro foi uma ferramenta, um instrumento poderoso nessa transformação, nessa abertura ao diálogo e na resolução dos problemas, nessa aceitação da situação e da não-culpa na condução do coração dessa criança, para ela seguir feliz, aliviada e mais tranquila na vida.
No meu ver, um professor não deve só ensinar a ler e a escrever, mas também tem a oportunidade de mostrar outras possibilidades aos alunos para que eles acreditem que vale a pena estudar, que vale a pena sonhar com dias melhores. As crianças também sofrem sofrimentos reais, que os engolem, mas a gente pode ajudar."
Prof. Ana Lúcia Machado
*foto com autorização pessoal
************ NOVO!!!!!!!!**************
Vídeo da professora Ana Lúcia Machado falando sobre a mudança na vida da criança e a consequente melhora de sua qualidade de vida!
Clique aqui!
Relato Prof. Mara EC 66 de Sol Nascente. Clique aqui!
Saiba mais sobre o livro - clique Aqui!
Para adquirir o livro 61 981316214
Assista o vídeo no link
ResponderExcluirhttps://youtu.be/PWjNm3_xe8U
Olá, a um ano atrás conheci seu livro e como guarda prisional e também pedagoga acompanho muitas crianças "sem mães". A sua obra vem dar visibilidade a esse público e também auxiliar essa trajetória que é tão difícil para ima criança. Parabéns! Como faço para ter um exemplar?
ResponderExcluirOi, tudo bem? Fico muito feliz com seu elogio! Pra mim não aparece seu nome.Pode entrar em contato 61 981316214 ou giulieny.autora@gmail.com
ExcluirLOJA - SHOPPING GM
ResponderExcluirVisualize todos os livros disponíveis da Autora Giulieny Matos no link
http://giulienymatos.blogspot.com/p/ve.html
.