terça-feira, 15 de outubro de 2019

15/10 - Parabéns Prof Português Maurício Piubelli, com GM

"...Vozes veladas, veludosas vozes
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.”
(Cruz e Sousa - Violões que Choram)

Exatamente no dia 15 e outubro, feriado do Dia do Professor, um reencontro memorável entre o professor Maurício Piubelli e a ex-aluna Giulieny Matos. De 1983 a 2019. Direto do "Túnel do tempo", segue essa homenagem especial para um grande professor.

RAIO X
Nome Maurício Piubelli
Apelido Papai Smurf
Profissão Professor de Português
Aniversário 28 de julho
Família Esposa Marilene, filhos (Cristiane 46, Rodrigo 45, Mariana 40 e Fernanda 37); e 9 netos
Hobby Ler e escrever
Gosta de falar e ser ouvido, falar com alguém que o faça crescer na convivência
Detesta Muros e portões
Comida preferida Pizza
Bebida preferida Suco
Qualidade Caseiro
Defeito Falar alto
Mania de Conferir se as portas estão trancadas
Um sonho Aproximar os irmãos com mais sentimento, emoção, vida e conhecimento.


Aos 79 anos, feliz, alegre, vívido, o simbolismo verdadeiro que une vários estudantes de 7º e 8º anos do antigo primeiro grau de Taguatinga, chama-se Professor Maurício. Aquele que recitava versos de autores portugueses e dava a melhor aula de português da cidade! Hoje, numa alegria memorável, exatamente em 15 de outubro, no Dia do Professor, recebeu, em alto estilo, a ex-aluna, a escritora Giulieny Matos, para uma conversa. 

Giulieny Matos se lembra bem de suas aulas preferidas. Sente-se imensamente feliz em rever alguém que a inspirou com uma metodologia implacável, divertida e com uma excelente disciplina. Lembra-se de ficar esperando por aquela aula. Ali cresceu, se desenvolveu, acumulou conhecimento que levara para a vida toda, sobretudo... aprendeu a gostar da comunicação e da expressão escritas. 
Giulieny Matos com Professor Maurício, Marilene e Tarso
Nascido no interior de São Paulo, Professor Maurício casou-se com Marilene e estabeleceu primeiramente residência em Marília/SP e depois em Brasília. 

Quarto filho de oito irmãos. 
Na sua casa nasceram quatro homens seguidos e depois quatro mulheres. 
Todos com "M". Mário, Moacir, Maurílio, Maurício, Maria Madalena, Marilene, Marides e Maria de Lourdes. 


Foi coroinha na igreja para ajudar o Padre. Vieram as missões e perguntaram quem queria ser padre. "Bom, ele pensou... padre é aquele que orienta, ensina e sempre diz boas coisas." Aceitou o convite e foi para o seminário redentorista em Aparecida do Norte. Estava com 16 anos. Permaneceu na confraria em regime de internato e disciplina rígida por 12 anos. 

É formado em português e latim. Também em teologia e filosofia.
Sua primeira turma letiva foi no Colégio Sagrado Coração de Jesus em Marília/SP. 
Tornou-se professor concursado da Secretaria de Educação do DF, onde trabalhou até se aposentar.
Atuou também no Marista de Taguatinga por 12 anos.

"Nikil est in intellectu quod prius non fuerit in sensu", 
que significa
"Nada existe na cabeça do homem que não tenha passado pelos sentidos." 
Aristóteles


PARABÉNS PROFESSOR MAURÍCIO PELO SEU DIA!

15 DE OUTUBRO

DIA DO PROFESSOR

Agradecimentos especiais ao Professor Wilson Nóbrega

#Homenageado exatamente no Dia  Professor, 15 de outubro, o professor de português Maurício Piubelli, recebe a ex-aluna e escritora Giulieny Matos.
#Professor de português Maurício Piubelli, recebe a ex-aluna e escritora Giulieny Matos.
#Ex-aluna homenageia professor Maurício Piubelli.


*Giulieny Matos é autora de literatura infantil, com pós-graduação em contação de histórias pelo curso da Maristela Papa e é especialista em segurança pública. Visita escolas e conta suas histórias por onde passa. 

*Está com 12 títulos publicados: A Menina Derretida; The Melted Girl; A Menina Tagarela; O Cardápio Maluco; A Família dos Carneirinhos Coloridos; Cadê Minha Mãe? (também versão em braille); Doutor Akazo; Somos Todos Especiais (também versão em braille); Mamãe Nota 100 (versões inglês e português) e “Ipinho e Ipinha em aventuras policiais”, sendo lançado na Croácia pela IPA BRASIL em outubro/2019 . Adquira já o seu!

4 comentários:

  1. Belo reencontro Giulieny! Estive na turma 8ª B do Marista, em 1984, e tive o prazer de ter aula com o professor Maurício! Talvez na época não tivéssemos prestado tanta atenção nas suas qualidades e no seu modo de lecionar e, por isso mesmo o considerássemos um professor comum, como os outros, afinal, que garoto(a) com 14 anos se preocupa se o professor é bom ou ruim? As preocupações são outras! Mas a verdade é que após 35 anos, conversando com os colegas da época (temos um grupo do Marista que se reencontrou há 1 ano e mantém contato constante), constatamos o legado que esse grande mestre nos deixou: o incentivo à leitura; o enriquecemento do vocabulário pesquisando 3 palavras novas todos os dias no dicionário; a conscientização política (época das diretas-já); até a brincar com nossa Língua Portuguesa, por meio de jogos verbais como o trava-língua (três pratos de trigo para três tigres tristes) ou trocadilhos (não confunda centavos novos com sentar nos ovos rsrs), e é claro, gostar de poesias!! Enfim, quero deixar registrado que foi apenas 1 ano, mas que deixou marcas para o resto de nossas vidas! Seus ensinamentos estão presentes em todos nós, inesquecível professor Maurício! Acho que não há nada mais gratificante para um educador do que ter esse retorno e esse reconhecimento da missão de educar. Gratidão, professor, e votos de saúde e paz!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada a todos os colegas e amigos do Colégio Marista Champangnat de Taguatinga, Brasília, DF que leram a entrevista e se alegraram com o fato de também, como eu, terem sido alunos no Professor Maurício.

    ResponderExcluir
  3. Encontrei meu professor de português, quem me inspirou a achar o português interessante... Naquela época, eu já sabia me expressar, apesar de tímida, gostava que ele nos colocava pra ler em voz alta, ditava palavras, fazia-nos procurar no dicionário.. Ele me recebeu na casa dele depois de 48-12= 36 anos... veja a alegria dele! Obrigada, Professor! Sua existência marcou minha vida e a vida de muitos de seus alunos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos