sábado, 21 de maio de 2011

Tarefa: ensinar o filho a falar

Aprender qualquer coisa na  v i d a  é sempre um desafio!!! Quanto mais um bebê, a falar!!! Repasso para vocês, leitoras amigas, mães devotas, um segredinho que aprendei com minha mãe... e que funcionou muito bem. Não sei se mania de pedagoga, instinto de mãe ou pura prática. Mas que dá certo dá! Apliquei o método nos meus dois filhos e funcionou muito bem, repito! Grave bem a dica da minha mãe.

Mas antes, um pouquinho de teoria científica. Como falou muito bem um programa do Discovery Home, a raça humana aprende apontando-se para os objetos. Ver e ouvir. Ou ouvir e ver. É muito fantástico e incrível! Preste atenção, e repare como é verdade! Se você tem aí alguma criança pequena realize o seguinte teste:
Escolha um objeto qualquer. Uma bola, por exemplo. Coloque a bola em cima da tv. Olhe para outro lado e diga BOLA. A criança não relaciona a palavra bola que você disse com o objeto bola em cima da tv. Agora olhe para a bola, aponte o dedo para ela e diga  b o l a. A criança associa agora o objeto com a palavra. Aí ela aprende. Contando que minha mãe nunca viu este programa, ela foi um sucesso com seus quatro filhos!
Aí vai a figurinha para a gente trocar:
Quando a criança demonstrar interesse e idade para começar a falar, aponte para o objeto e diga bem claro o nome da coisa. Repita mais duas vezes pelo menos com voz boa e clara.  
O exemplo clássico. Pedir água. O bebê se anima apontando para o filtro e começa a pedir água. Ele vai falar "a... a..." Já vi mães que atrapalham o desenvolvimento do filho. Isto é possível? Infelizmente há mães que antes de o filho terminar de dizer, de demonstrar seu esforço e capacidade, ela completa para ele a palavra. Ao invés dele ficar orgulhoso de si mesmo, se falasse, diria à sua mãe: “Quem mandou me ajudar?”

Concluindo. Se ele quer água. Aponte para o filtro, ou copo, e repita para ele três vezes “água” de forma clara e precisa. Nunca complete o que ele vai falar. Assim você o anula. Deixe-o se esforçar!


Prepare-se! Você em breve terá um tagarela em casa e verá como ele se expressará bem quando crescer!

Lógico que outros elementos são imprescindíveis. Falar com a criança. As crianças surdas não aprendem a falar porque não escutam nenhum falatório. Cantar... Ler então... nem se fala!

Mãe, valeu!
Você é realmente o anjo que Deus preparou no céu para cuidar de mim na terra... Amo você!
Por Giulieny Matos
De Brasília, em 20-5-2011
acesse giulienymatos.blogspot.com

3 comentários:

  1. Ainda bem que existe mãe, já pensou se fosse o pai a ensinar os filhos? Eles iriam dizer apenas "GOOOLLLL!!!!".
    Obrigado por ensinar nossos filhos, esposa querida.

    ResponderExcluir
  2. Não sabia dessa técnica. Vamos aplicá-la e depois compartilhar o resultado! Deve ser muito bom ver nosso bebê começando a falar, já fico boba só de ver os outros bebês soltando suas primeiras palavrinhas, imagina quando for o pequeno José?!

    ResponderExcluir
  3. Giu, essa informação é de grande valia. A Maria tá com 5 meses e daqui mais alguns ela começa a balbuciar alguma coisa, aí já viu. Não sabia desse lance de a gente não dever completar a palavra para a criança. Vou dizer isso à Dani. Abraço e obrigado.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos