sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Marco Antônio, Agente difusor de leitura no Novo Gama

“Se a vida é passageira, escolha bem seu motorista!” 
Mário Quintana 

RAIO X 
Nome Marco Antônio Souza Lopes 
Nasceu no Gama/DF 
Mora no Novo Gama/GO 
Aniversário 20 de janeiro 
Família Mãe, Dona Conceição 
Profissão Turismólogo e guia turístico 
Lugar preferido Brasília 
Comida preferida Feijoada 
Bebida preferida Amarula 
Natureza Cerrado 
Hobby Visitar exposições de arte contemporânea em museus 
Estação do ano Outono 
Filme preferido "From Hell", com Johnny Depp
Programa de TV Viagens ao redor do mundo, da Band 
Time de futebol São Paulo 
Ama Sua coleção de CDs de músicas clássicas da Folha de São Paulo 
Detesta A política como está 
Não suporta Mentira 
Qualidade Caridoso 
Defeito Um pouco preguiçoso 
Mania de Arrumar o cabelo 
Medo da Morte 
Participa do Projeto Mala do Livro desde 2014; é voluntário da Serpajus, ONG de justiça e não violência, e de reflorestamento em áreas degradadas e da AACONTE - Associação dos Agentes Comunitários de Leitura e Contadores de Histórias
Um sonho Realizar intercâmbio para África ou Reino Unido

Tudo começou com uma única e convidativa unidade da Mala do Livro colocada na sala em sua residência, no Lago Azul. A sua identificação com o Projeto foi tão intensa que, em parceria com a Secretária de Educação da cidade, Sra. Maria da Guia, já existem 10 bibliotecas institucionais implantadas em escolas municipais e uma em escola rural. A meta é ampliar a instalação do Projeto nas 38 unidades escolares, para que cada grupo tenha seu próprio acervo. Continue lendo...

Rumo à comemoração dos 30 anos de Mala do Livro!
A escritora Giulieny Matos, parceira da Mala, 
homenageia Agentes de Leitura

#pela valorização do agente comunitário de leitura


Cidadão do cerrado, Marco Antônio valoriza gabiroba e bacupari, caju do cerrado e articum. Nosso homenageado trabalhou por quatro anos no Museu Nacional como guia e mediador turístico. Com as aulas de gastronomia nacional e internacional, história do Brasil, aprendeu a gostar de tudo. Aproveita para por em prática os conhecimentos do seu curso de turismo a favor da sua causa enquanto Agente Comunitário de Leitura. 

Como Marco Antônio se tornou um Agente de Leitura da Mala do Livro 
Na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, Marco estagiou por um ano e meio, onde conheceu muita gente legal. Trabalhando nas exposições, num evento na Biblioteca Nacional de Brasília, Marco simplesmente notou a presença da Mala do Livro exposta e, imediatamente, interessou-se pelo projeto. 

Ao “descobrir” o subsolo do Teatro Nacional, conheceu Maria Jose Lira, Gerente Geral do Projeto Mala do Livro. A partir dali, iniciou esse vínculo forte com os livros, e, em janeiro de 2014 tornou-se Agente de Leitura da Mala do Livro, difusor de cultura por meio da leitura. 


A pequena e originária estante de livros de Marco Antônio encontra-se atualmente na Escola Rural Cora Coralina, nos Setor de Chácaras Paulista no Novo Gama/GO. Marco administra 10 Malas instaladas e a implantação de outras 28 com o apoio da Secretária de Educação do Novo Gama, Senhora Maria da Guia. 

City tour, um incrível presente para os leitores
Um projeto de Marco, que deu certo, foi realizar o city tour por Brasília com alunos das escolas rurais. “Esse city tour pelo “planeta” Brasília foi a maior experiência que eles tiveram!, muitos alunos da área rural nunca havia ido mais longe que o próprio espaço da escola onde estudam”, nos conta.

Desafio assumido 
Marco nos conta que, na região onde mora, existe apenas uma única biblioteca para mais de 150 mil moradores. Ainda não há bibliotecas nas escolas. Nesse contexto, as malas estão provisoriamente, convidando e provocando a chegada da biblioteca na escola. O projeto inicial foi impulsionar a instalação de 10 malas. A região do Novo Gama possui 38 escolas municipais. A meta é implantá-las nas 38 unidades de ensino, para que cada grupo tenha seu próprio acervo. 


Reunião com Agentes de Leitura da Mala do Livro (arquivo pessoal)

Na Feira do Livro de 2019, Marco conheceu o ator e escritor Lázaro Ramos, com quem teve a oportunidade de trocar algumas ideias. A Mala lhe apresentou os cordéis e as parábolas de Alexandre Rangel. Essas suas leituras preferidas prendem os meninos e eles passam a gostar dos livros também.

O lado social de Marco Antônio 
Marco revela grande empatia pelas dificuldades alheias. Recentemente, o governo federal instalou 30 famílias venezuelanas na região. Marco foi lá ajudar com o que podia. “As pessoas estão sofrendo muito. As necessidades são grandes, desde aluguel, alimento, à falta de itens de higiene pessoal,” nos conta. Marco consegue cestas básicas, roupas e leva para os acolhidos todas as colaborações recebidas. 

Projeto pós pandemia 
O futuro bacharel em turismo pela UPIS não gosta de reclamação, mas mira no futuro e na compaixão, empenha-se naquilo que consegue fazer, segue em frente. Marco Antônio pretende cumprir a meta de instalação de 38 malas do livro na sua região do Novo Gama e fazer a horta orgânica dentro das escolas. 

Que tal pegar um livro para ler? 
Endereços das Malas do Livro no Novo Gama: 
  • Escola Rural Cora Coralina, no Setor de Chácaras Paulista
  • Escola Ulysses Guimarães
  • Escola Vovó Nica
  • Escola Tia Nega
  • Escola Manoel Soares
  • Escola Valteídes
  • Escola JK de Oliveira
  • Escola Bernardo Ellis
  • Escola Lucimar Lopes
  • Escola Jorge Amado

Marco Antônio aguarda sua ligação!
Whats’App: (61) 995896704 
E-mail: marcoasdlopes@gmail.com 
Facebook: marcoasd@gmail.com 
Instagram: @marcoasd 


Troféu de super Agente de Leitura para Marco Antônio
 

**********

Whats’App 61 981316214 

*Giulieny Matos é escritora de literatura infantil, mora em Brasília, é membro da Associação Amigos das Histórias de Brasília, membro titular da Academia Inclusiva de Autores Brasilienses – AIAB, com pós-graduação em contação de histórias pelo curso da Maristela Papa. Visita escolas e conta suas histórias por onde passa. Títulos publicados: Cadê Minha Mãe? (Ing/port/braille), Doutor Akazo (Ing/port), Somos Todos Especiais (Ing/port/braille); Mamãe Nota 100 (Ing/port), A lagarta Vitória, The Melted Girl, A Menina Tagarela, O Cardápio Maluco, A Família dos Carneirinhos Coloridos, A Menina Derretida. Blogueira do Portal JTNews e colaboradora da International IPA Magazine. 






***** 
Chamada para Whats’App
O homenageado de hoje do projeto *Mala do Livro, rumo aos 30 anos!*, 
da *escritora Giulieny Matos*,  é o Agente Comunitário de Leitura, *Marco Antônio*, do Novo Gama!
A nossa própria história é a gente quem faz!
Ótimo final de semana para você!*Clique no link*

Feira do Livro de 2019

11 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada! Tem sido uma alegria realizar as entrevistas! Que bom que estão gostando! Continue acompanhando!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Marco Antônio. Seu trabalho é de grande valia. Fico emocionada com pessoas como você.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Marco Antonio. A sociedade ganha muito coma Mala do Livro e ganha muito com Agentes iguais a você. Bom trabalho e seja feliz na sua comunidade. Sucesso. E vamos aos 30 anos da Mala do Livro.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Marco Antonio. A sociedade ganha muito com a Mala do Livro e ganha muito com Agentes iguais a você. Sucesso e seja feliz com o seu trabalho.

    Vamos juntos rumo aos 30 anos da Mala do Livro.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Marcos , eu como mãe de Aluno na Escola Municipal Rural Cora Coralina tenho muito que agradecer pelos Projetos que vc vem realizando nesse setor tão carente de tudo. Muito obrigada. Vamos juntos rumo aos 30 anos da Mala do Livro. Vc vai longe...

    ResponderExcluir
  7. Muito carismático. Parabéns! Beijinhos mágicos e floridos.

    ResponderExcluir
  8. Agradecido pela gentileza de todos!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos