sexta-feira, 31 de julho de 2020

Israel Angelo, o Agente Poeta da Mala do Livro

“Quem detém a informação detém o poder.” 
Provérbio popular 

RAIO X
Nome Israel Angelo Pereira
Nasceu em Crateu/CE
Mora em Jardins Mangueiral
Aniversário 7 de abril
Família Casado com a Carla Paula
Profissão Técnico em Segurança do Trabalho desde 2011, e engenheiro ambiental
Lugar preferido Fortaleza
Comidas preferidas mineira e goiana
Bebida preferida Água
Natureza Lugares bucólicos
Hobby Corrida
Estação do ano Verão
Estação de rádio FM
Filme preferido O Alto da Compadecida
TV Documentários
Música saxofonista
Time de futebol Flamengo
Ama A vida! E a família!
Detesta Falsidade
Não suporta Violência e arrogância
Qualidade Sereno
Defeito Falar rápido
Mania de Organização
Medo de Violência
Participa do Projeto Mala do Livro e da Associação dos Agentes Comunitários de Leitura e Contadores de Histórias - AACONTE
Publicação Livro poético “Vôo do Condor”
Um sonho Fazer um mestrado

Israel no sarau poético organizado pela Biblioteca Nacional de Brasília


Em 2001, meio sem rumo na vida, após ser desligado do exército sem esperar, nosso homenageado conheceu o Projeto Mala do Livro, durante a Feira do Livro no Shopping Pátio Brasil. “A Mala do Livro me deu um norte. Eu gostava de ler, mas não de forma assídua. Ao me tornar um Agente da Mala, tornei-me também um devorador de livros. Já li mais de 500 títulos. Posso afirmar, que a Mala me trouxe conhecimento e abriu minha mente”, nos conta Israel.

"Passei na feira do livro, vi um programa diferente!
Conheci Maria José... falou da Mala do livro,
senti sua caridade,
querendo que a cultura se espalhe pela cidade...
Quem fez o estro dessa mala, nessa terra não é normal
precisa de deferência, tem que ser vívido, imortal!"
Trecho do poema "Safiras", de Israel Angelo

Nascido em Crateús, no Ceará, a 200 km de Fortaleza, cidade perto da praia Jericoacoara, em meio a Sobral e Canindé, veio para Brasília, com nove meses. Criado na Ceilândia, no Setor "P" Norte, a Mala fez muita carreira lá. Israel tornou-se poeta, recita tudo de cor, e publicou seu livro. Casou-se, mudou para o Jardim Mangueiral, local onde continua mantendo a Mala. Ajudar jovens com o PAS é uma das experiências mais fortes já vividas por Israel.



Quando solteiro, Israel não perdia uma Feira do Troca. Esta feira acontece duas vezes por ano no distrito de Olhos D’Água, em Alexânia. Incentivado por Maria José, Gerente Geral da Mala do Livro, chegava lá sexta-feira e só voltava domingo. “É uma experiência mágica ver aquele tanto de gente interessado em livros. Quem ainda não conhece, vai lá um dia, você irá se surpreender!”

“Tudo o que eu desenvolvi na vida devo à Mala do Livro.” Israel passou em vários concursos públicos. CEB, Correios e Banco do Brasil. Continuou estudando e tornou-se engenheiro ambiental. Sofreu um acidente grave, ficou internado vários meses, precisou fazer muita fisioterapia. Apesar de todo o ocorrido, manteve-se fiel à proposta do Projeto da Mala do Livro e seguiu emprestando livros, ajudando pessoas a aprender a ler e a se beneficiarem da leitura.


Livro de poesias de Israel Angelo, publicado em 2011

O acervo de Israel possui, atualmente, 120 livros, em média. Esses títulos são constantemente repostos pelo Núcleo da Gerência da Mala. Num espaço de 15 m², esse Agente de Leitura já emprestou mais de 500 livros para os seus leitores. Para incentivar a leitura, Israel já realizou competição, mediação e roda de leitura. Visitas à Feira do Livro e à Bienal são experiências vividas as quais Israel faz questão de proporcionar a outros leitores. “Quero que sintam a intensidade que senti!”, nos conta.

Israel declamando poesia no sarau poético no Jardim Botânico


Que tal pegar um livro para ler?
Endereço: QD 11 RUA A CASA 52 - Jardins Mangueiral
Whats’App: (61) 9 9257 7405
E-mail: angelo.condor@hotmail.com


Troféu de super Agente de Leitura para Israel Angelo

******

*Giulieny Matos é autora de literatura infantil, mora em Brasília, é membro da Associação Amigos das Histórias de Brasília, membro titular da Academia Inclusiva de Autores Brasilienses – AIAB, com pós-graduação em contação de histórias pelo curso da Maristela Papa. Visita escolas e conta suas histórias por onde passa. Títulos publicados: Cadê Minha Mãe? (Ing/port/braille), Doutor Akazo (Ing/port), Somos Todos Especiais (Ing/port/braille); Mamãe Nota 100 (Ing/port), A lagarta Vitória, The Melted Girl, A Menina Tagarela, O Cardápio Maluco, A Família dos Carneirinhos Coloridos, A Menina Derretida.

Whats’App Business 61 981316214 




*****

5 comentários:

  1. Israel. Sua história nos inspira. Parabéns pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns querido amigo Israel. Companheiro de lutas em prol da Leitura e também de muitas alegrias , principalmente quando nos encontamos nas Feiras do Livro de Brasília, nas reuniões da Mala do Livro, sempre temos muitos assuntos para compartilharmos. Ele fala mais, claro. Já peguei livro na Mala do Livro dele bem aqui no P Norte. A Mala do Livro é assim: quem tem um título empresta para quem não tem. Vamos comemorar os 30 anos da Mala com muita alegria e boas histórias para contarmos.

    Abraços Israel e os beijos derretidos da Giulieny.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!, Lucimar! Já admirava o trabalho dos Agentes de Leitura, agora, com a oportunidade de mostrar para a comunidade em geral,... fico encantada!!! beijos derretidos

      Excluir
  3. Olá, é um prazer contar suas histórias, fico encantada e consigo viajar no mundo colorido que a leitura nos proporciona. Contei a história: A menina derretida com dedoches e um cenário lindo. Esta disponível no meu canal:
    Tia Raquel - Educação Infantil, ficarei imensamente feliz se puder assistir. #gratidão

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos