sexta-feira, 15 de maio de 2020

Nara Santos, de João Pessoa, a contadora do desafio!

...Olá!, como vai!?, olá!
Eu vim pra contar história!
Abra o seu coração!...
RAIO X
Nome Nara Limeira Ferreira dos Santos
Nome artístico Nara Santos
Nasceu e mora em João Pessoa, na Paraíba!
Aniversário 12 de setembro
Família Filhos Gabi (29), Guga (26) e Ivo (21)
Profissões Servidora pública, professora, atriz, consultora de educação, contadora de história e compositora
Participa do grupo Contadores de Todos os Cantos (nacional) e do Projeto Eleituras na Rede do TRE 
Lugar preferido Praia
Comida preferida Bacalhau
Bebida preferida Cerveja e martíni
Natureza Trilha no mato
Hobbies Ouvir música, sair com amigos e batucar
Estação do ano Verão
Estações de rádio Tabajara FM e Rádio Senado
Filmes preferidos A hora da estrela, Cinema Paradiso, Bacurau e A noviça rebelde
Ama Gatos
Detesta Barata
Odeia Injustiça
Qualidade Generosa
Defeito Ronco noturno
Mania de Mudar a rota para casa, mudar as receitas... mudar tudo! (risos)
Medo de Perder a autonomia
Um sonho Ser avó!

Nara Santos aceitou o seu primeiro desafio de se apresentou em público para ajudar a amiga Marília Arnaud a lançar o primeiro livro em 2010. Contou a história, e não parou mais. O seu segundo grande desafio foi cumprir uma agenda assumida, em meio ao falecimento de sua mãe. O compromisso com a autora Norma Alves de narrar o livro ‘A história que dormiu’ tornou-se prioridade.



No dia do evento, na saudade, após um mês da partida da mãe, entrou cantando e chorando na livraria lotada de gente. “Eu não sabia como ia conseguir contar a história, de tão emocionada que eu estava. Fiquei muito mobilizada, mas consegui!”, nos conta. A sua mãe, Doura Limeira, escritora de contos, era membro do Clube do Conto da Paraíba. Amiga de Norma, o texto de apresentação do livro foi a última escrita por ela. “Foi uma missão e uma honra cumprir com o combinado.”

Dentre as principais apresentações de Nara Santos, destaque para a visita em escolas públicas e privadas. Os projetos junto à prefeitura de João Pessoa, fruto de editais de fomento à cultura são oportunidades muito ricas de inserção na literatura para as crianças e professores.

Já os projetos em parceria com a Fundação Espaço Cultual José Lins do Rêgo - FUNESC possuem temas próprios, como eventos temáticos de dia das crianças, Semana Cultural José Lins do Rêgo e Semana Cultural Augusto dos Anjos, escritores paraibanos que até hoje são referências nacionais, exaltados entre os paraibanos e a literatura nacional.


Live no dia do aniversário de Brasília, 21 de abril, direto da Paraíba
com Dayane Bezerra
Parceria com Associação Amigos das Histórias

Nara Santos realiza visitas ao Centro Cultural Canto do Nordeste, cidade do interior chamada Sousa e  em várias outras cidades a convite das prefeituras e das universidades para se apresentar nas semanas da literatura e eventos ligados à pedagogia, cursos de letras como seminários, simpósios, encontros de professores e alunos.

Recebe convites ONGs para eventos junto às crianças em situação de vulnerabilidade social. Em parceria com as casas de cultura, o objetivo é levar a contação de história para espaços privados de cultura. São casas que oferecem curso de artes plásticas, visuais e cênicas durante o dia, e à noite oportunizam espetáculos pagos para o público da comunidade.



Um desafio curioso foi o projeto implementado no Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, durante um ano,  com o objetivo de contar histórias para os internos visando a socialização, o acesso à educação, à literatura e ao lazer. Nara continua a visitar o hospital uma vez por ano, voluntariamente, na época de natal, na esperança de que algum diretor o projeto seja retomado.

Os internos participantes permaneciam na sala durante todo o tempo da atividade, surpreendendo toda a equipe do hospital, desenvolviam a concentração, entravam na história, participavam contando suas próprias narrativas, oportunidade de ampliar a conexão com a realidade, de melhorar a elaboração da linguagem e a expressão dos sentimentos. 

Produto cultural de Nara Santos e Banda Meu Quintal
Lançamento de três CDs de músicas infantis
# autoria própria

Como um requintado martíni, combinando cereja com gelo, Nara Santos entrelaçou as atividades de contadora de histórias e compositora. Começou a compor músicas autorais para as histórias e a contá-las em suas apresentações. Já possui um repertório com mais de 30 canções, três CDs gravados com a Banda Meu Quintal (@bandameuquintal e Facebook/Spotfy Meu Quintal) - todas infantis para crianças de zero a 99 anos (risos).

Formada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Nara Santos é mestra em literatura brasileira desde 2002. Está atualmente cursando a formação de contadores de histórias na Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo, com a professora Manu Coutinho. É mediadora de literatura e se apresenta em universidades. 

Na carreira de contadora de histórias, desde 2010, Nara se empenha em narrações para ajudar pessoas a enfrentarem suas angústias e problemas e, ao mesmo tempo, se divertirem. Aproveita o gosto por músicas populares para dialogar com o público. Incorporou as técnicas de música, teatro, percussão e ritmo para incrementar suas apresentações, tornando-as bem mais ricas e interativas. Nara Santos acredita que a contação de histórias é útil para qualquer idade, classe social ou condição de saúde.

Foto na Funad PB
Centro integrado de apoio ao portador de deficiência

Nara não está sozinha. Em eventos realizados em universidades e centros culturais, apresenta-se com a Banda Meu Quintal, outras vezes com músicos convidados, outras contadoras de histórias como Bete Lins, Fernanda Ferreira e Grupo Castelo de Histórias. Em meio ao trabalho, diverte-se com o público.

Público preferido? Crianças.
História que mais gosta de contar? A menina de Noite, de Ronaldo Monte, ilustrações de Veruska Guerra, Paulus Editora.
Como se apresenta? "A cachê e voluntário, vivo disso também!", mas atende também instituições de caridade.

Troféu de super contadora de histórias para Nara Santos! 

Quer ter a história do seu livro contada por Nara?
Que tal uma música autoral, especialmente feira para seu livro?
Quer um momento na sua universidade com Nara Santos?

CONTATOS 
Nara Santos
Whats’App 83 9 8890-1209
Facebook Nara Santos / Meu Quintal 
Instagran @bandameuquintal

************
Contatos Giulieny Matos 61 981316214 
@giulienyautora 
giulieny.autora@gmail.com 




*****

Um comentário:

  1. Essa mulher é incrível! Sou fã de suas produções e de como ela conduz com tanta seriedade e amor seus trabalhos!

    Parabéns, Nara Santos!

    Ana Catarina Leão

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos