segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Tati Ribeiro, grande no amor e na arte!


Agradecer sempre!
Por Giulieny Matos

Nome: Tatiana da Silva Ribeiro
Nome artístico: Tati Ribeiro
Nasceu em: Brasília
Aniversário: 10 de abril
Contadora de histórias desde: 2007
Lugar preferido: Qualquer lugar onde estejam os filhos
Comidas preferidas: Lasanha, churrasco e brigadeiro
Bebidas preferidas: Coca-cola e vinho
Natureza: Um presente de Deus
Hobby: Ler, assistir filmes e fazer artesanato
Estação de rádio: Nova Brasil
Programas de TV: de Decoração e de Culinária
Filmes preferidos: Lendas da Paixão e o Mágico de Oz
Ama: Estar em família e com os amigos. Ama o trabalho
Detesta: Preguiça
Odeia: Mentiras e superioridade
Qualidade: Amorosa
Defeito: Timidez
Mania: Dar nó no cabelo
Medo de: Morrer e deixar os filhos sem mãe
Um sonho: Conhecer a Grécia e o Egito
Profissão: Professora e Contadora de Histórias
Participa da: Associação Amigos das Histórias desde 2018
Pós em A arte de contar histórias, dentre outras
Produção de Tati Ribeiro

Ternura e meiguice definem Tati Ribeiro, presença na contação de histórias de Brasília. Ela chega chegando! É grande na estatura e no amor. Gosta demais de contar histórias de bichos. Prendada, elabora e desenvolve os próprios recursos de suas lindas apresentações, dá pra ver seu carinho e dedicação. 

Tati começou cedo como professora. Aos 16 anos assumiu sua primeira sala de aula na educação infantil. Na infância sua brincadeira preferida era a de escolinha, e era sempre a professora. Nunca se imaginou fazendo outra coisa. É apaixonada pela sua profissão! Quando assumiu a coordenação pedagógica (ano em 2003) precisou vencer a timidez e se apresentar para mais alunos, iniciando assim um projeto literário. 

Atualmente atua como gestora (vice-diretora) numa escola pública para alunos dos anos iniciais e está à frente do projeto literário “1,2,3 - Era uma vez!” com cotações de histórias, atividades e oficinas de incentivo à leitura. 

O primeiro público de Tati foram seus alunos e seu filho (Bruno, 19). Em 2007 quando fez o primeiro curso “A arte de contar histórias”, na oficina pedagógica de Ceilândia (centro de formação continuada para professores da rede púbica), se encantou por essa atividade tão lúdica passando a produzir os próprios objetos e a se apresentar com mais desenvoltura.

Tati Ribeiro e a Menina Derretida
Conheceu Maristela Papa em 2005 numa formação específica para professores e logo se encantou pelo trabalho dela. Fez muitos cursos e oficinas com Maristela e passou a frequentar os saraus literários da Associação Amigos das Histórias – AAH primeiro como ouvinte, depois com apresentações formais, até que, em 2018, surgiu a oportunidade de participar da Associação, ficando imensamente feliz e orgulhosa. Por essa mesma AAH, em 2017/2018 realizou o curso de pós graduação em “A arte de contar histórias” com uma turma bem animada de Brasília. 

Tati admira e é grata pelo acolhimento e amor que Maristela Papa e Willian Reis, presidente da AAH, têm para com os contadores. O casal sempre incentiva, motiva e compartilha saberes e vivências.

Giulieny Matos e Tati Ribeiro - Dia Internacional o contador de histórias em Brasília
As histórias preferidas para Tati são “A menina e o Pássaro Encantado”, de Rubem Alves; “A história bela do gato e da panela” e “Viagem da Saudade” de Jonas Ribeiro; e “A Menina Derretida”, de Giulieny Matos. “Desde que conheci esse livro ele sempre está presente na semana de adaptação na minha escola e minha filha Isabella (4) também ama”. 

Na profissão de contadora de histórias o cachê é combinado, mas também se apresenta de forma voluntária. “É uma alegria imensa e um grande orgulho poder levar as histórias por aí.” 
Público preferido: crianças e corações receptivos 
Tipo preferido de história: de bichos 
Contato 61 98510-4362 


Troféu de super contadora para Tati Ribeiro! 

*Giulieny Matos é autora de literatura infantil de Brasília. Títulos publicados: A Menina Derretida, The Melted Girl, A Menina Tagarela, O Cardápio Maluco, A Família dos Carneirinhos Coloridos. Lançamentos: Cadê Minha Mãe?, Doutor Akazo, Somos Todos Especiais e Mamãe Nota 100. 




****

Um comentário:

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos