sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Tia Maroca, artista que conta, canta e toca!

“Eu sou a Tia Maroca, conto histórias e não faço fofoca!”
RAIO “X”
Nome Rita de Cássia da Silva Costa
Nome artístico Tia Maroca
Nasceu e mora em Brasília
Aniversário 9 de maio
Família esposo, 5 filhos e 3 netos
Lugar preferido sua casa
Comida preferida arroz com pequi
Bebida suco de maracujá
Natureza montanhas
Hobby ler
Cor preferida Amarela
Rádio preferida Verde Oliva FM, pois só passa música popular
Programa de televisão Chaves
Filme "Polly, um papagaio bom de papo"
Ama livros
Detesta música feia (risos)
Odeia pessoas com muita teoria, sem prática alguma
Qualidade pensa muito no outro
Defeito esquecer-se de si mesma
Participa da Associação Amigos das Histórias
Sonho ter saúde para aproveitar as conquistas


Tia Maroca contando histórias em festa infantil

Tia Maroca é contadora de histórias desde 1977 e gosta de todos os públicos, independentemente da idade. O nome "Maroca" veio depois da última filha. A conheci  numa festa infantil da filha de uma amiga. Bola mania, pintura de rosto, brincadeiras de integração e descontração é com ela mesma. Fiquei encantada com seu trabalho. Naquele momento a convidei para participar da Associação Amigos das histórias, grupo de contadores de Brasília que se reúne uma vez por mês no Taguaparque e promovem cursos, oficinas e encontros especialíssimos.

No final do ano, a contadora Cláudia Maciel pediu ajuda para realizar uma ação social voltada para o Natal das crianças que visitam os pais nas na penitenciárias PDF 1 e 2 do Complexo da Papuda. Sem hesitar, Tia Maroca se disponibilizou na hora. Foram dois dias intensos de contação de histórias, balão mania, músicas com direito a foto com o Papai Noel. Sempre serei grata à tia Maroca por esse coração tão grande.

Carteira de trabalho como Contadora de Histórias e, registro da Ordem dos Músicos

Casada há 40 anos com o João, a família é grande. Junto têm 5 filhos. Maria Luiza (20), José Carlos (31), Augusto (33), André (36) e Rafael (39). Tem três netos. Júlio, Laura e Cadu. Sente-se muito especial por ser uma contadora de histórias. Tia Maroca partilha conosco seu sentimento: “Contar histórias não é uma coisa “normal”... é uma coisa tão boa, que torna o contador alguém muito especial... e é assim que eu me sinto!”, “Giulieny, conto as suas histórias, eu adoro! Tanto a “menina tagarela” quanto a “menina derretida”, inclusive conto faz tempo essas histórias para as crianças. Eu me sinto assim... honrada de ter conhecido você!”

Lançamento do seu livro no Taguaparque

Rita é uma artista completa, com múltiplos talentos. Ela é contadora de histórias, animadora de festa infantil; cantora, toca instrumentos de percussão; e recentemente se lançou como escritora. Publicou seu primeiro livro "A Bruxa que virou Princesa" em 2019 e está com mais filhotinhos no forno. Rita se apresentou na night por muito tempo. Há quase cinco anos é contratada com registro na carteira de trabalho e tudo mais como contadora de histórias na escola infantil Espaço Multi-integral, no Park Way. Atualmente, às terças e sextas-feiras seus ouvintes são bebês; aos sábados e domingos atende eventos e festas e ainda acha tempo para voluntariado. Antes era um dia, gostaram tanto do resultado que aumentaram sua carga horária para 3 dias e agora querem todos os dias! (risos) A criança, quando escuta história, fica atenta, desenvolve gosto pela leitura, melhora a fala, elabora o pensamento construtivo, desenvolve a expressão corporal, a linguagem, a criatividade, pois tendem a imitar o contador de história; sobretudo desenvolvem a humanidade, passam a pensar  no outro e no meio ambiente.

Precisando de:
Contação de histórias?
Pintura de rosto?
Bola mania?
Roupas de anjo para coroação de Nossa Senhora
e eventos religiosos?

***

É com Tia Maroca!
61 999038142 ou 33774148
@tiamarocanaofazfofoca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos