sábado, 28 de janeiro de 2023

FABIANA SILVA, em "A Matemática conta!"


“Todas as nossas palavras serão inúteis 
se não brotarem do fundo do coração. 
As palavras que não dão luz, 
aumentam a escuridão.” 
Madre Teresa de Calcutá

RAIO X
Nome Fabiana Silva
Contadora desde 1998, em sala de aula
Aniversário 17 de janeiro
Nasceu em Brasília, no Hospital São Vicente* em Taguatinga. Afinal de contas, professor de matemática não é pessoa muito normal (risos)
Comida preferida caseira, natural, colorida e cheirosa
Bebida preferida suco de frutas naturais

Qualidades determinada, disposta, confiante e compromissada
Defeitos impaciente, hiperativa, extremamente exigente consigo mesma e com os outros
Ama desafios, novas aprendizagens, viajar e conhecer novas culturas
Detesta monotonia ou preguiça
Diversões teatro, cinema, ouvir histórias, praticar esportes (especialmente natação) e realizar atividades físicas ao ar livre

Praia ou campo? Praia
Estação do ano Verão! Onde haja sol, é pra lá que ela vai!
Time de futebol Atlético Mineiro (para agradar o Maridão - não se deve contrariar o amado! (Risos)
Rádio preferida Canção Nova
Programas de TV preferidos "Sorrindo pra vida” de Márcio Mendes; “Direção Espiritual” com Padre Fábio de Mello; Bis, pois ama música e show ao vivo; “Estúdio i” da Globo News

Participa da Associação Amigos das Histórias
Profissão atual Professora de matemática no Ensino Médio na rede Pública há 30 anos na SEDF, em sala de aula


Câmara Legislativa de Brasília
Dia Internacional do Contador de Histórias


Histórias que mais gosta de contar:
*35 Camelos de Malba Tahan; 
*Contos matemáticos e 
* histórias de Brasília

FABIANA CRIANÇA
Desde criança, sempre teve muita facilidade com os números. Era fascinada por desafios! Nunca entendeu o motivo pelo qual as colegas não simpatizavam com essa disciplina.

FABIANA PROFESSORA
Fabiana é professora de matemática do ensino médio em Brasília há 26 anos, na Secretaria de Educação do Distrito Federal. 

No início da carreira, com toda a empolgação dos 20 anos e amante da matemática, começou a demonstrar, para os alunos, todas as fórmulas a partir de gráficos e modelos geométricos.

Como professora a sua criatividade se superava, fazia esquemas mirabolantes e interligados com outras ciências para atingir seus objetivos em sala de aula e ajudar os estudantes.

Até que um dia... um estudante esperou todos saírem da sala, se aproximou e disse: "Fabiana, você é uma excelente profissional, nunca vi uma professora com tamanha dedicação, explicação maravilhosa e repleta de detalhes. O seu brilho no olhar e a empolgação contagiam a todos. Dá até vontade de aprender!...só que eu, não entendo absolutamente nada!"
Foi quando... ela percebeu que sua aula só alcançava os alunos os quais possuíam facilidade com os números. Como é uma pessoa persistente, começou a traduzir a matemática montando um verdadeiro dicionário dos símbolos e esquemas para torná-la inteligível aos alunos.

Num outro dia, outro aluno fez-lhe outra pergunta: “- Em qual momento da vida a senhora passou a gostar da Matemática? Qual foi o fator determinante?” Ficou pensativa, mas respondeu!

Ela nos revela ter compreendido que o mais importante, além de contar histórias, é fazer com que a matemática faça parte da vida do aluno.

FABIANA CONTADORA DE HISTÓRIAS
Em meio a esse processo, conheceu a Associação Amigos das Histórias (AAH) por intermédio da sua filha Maria Fernanda, contadora de histórias desde os 9 anos de idade, pois tinha de acompanhar a filha nos eventos. 

Mas foi em 24/11/2015, na I Mostra de Contadores de Histórias em Brasília, evento promovido pela AAH, quando conheceu pessoalmente outra pessoa... a renomada Rosanna Montalverne, contando sobre os 35 camelos de Malba Tahan. 

Sua mente e alma, naquele exato momento, despertaram-se para uma nova possibilidade de ensinar os alunos. Aconteceu um “clic”. Ela concluiu... “Eu também sou uma contadora de histórias e é isso que quero na minha sala de aula!"

FABIANA RENOVADA
A contação de histórias foi introduzida na sua sala de aula, entusiasmando os alunos sobre a origem dos números, desafios, histórias dos matemáticos famosos como Isaac Newton, Gauss, Euler, Laplace e Descartes. 

Para Fabiana, umas das coisas mais importantes na contação de histórias é a possibilidade de atravessar barreiras aparentemente intransponíveis na vida real, como visitar países sem sair de casa! 

"Então você pode viajar por meio das histórias, pode tirar o pé do chão e resolver conflitos interiores, não percebidos, dentro de nós mesmos." 

Acredita que por isso a afirmação - as histórias curam - é verdadeira. Para ela, que vive no mundo das exatas, as muitas histórias são novas possibilidades de poder viajar pelo mundo imaginário e real ao mesmo tempo.

*CURIOSIDADE LOCAL... o Hospital São Vicente nas décadas de 60 a 80 era uma maternidade, mas depois foi transformado num hospital psiquiátrico, e atualmente atende toda a região administrativa e entorno.

CONTATO
fabiana2007pires@gmail.com


🏆 TROFÉU DE SUPER CONTADORA DE HISTÓRIAS PARA FABIANA SILVA!


Biografia de Giulieny Matos - Clique Aqui!

3 comentários:

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos