No nosso blog Troca de Figurinhas, seguem dicas para ajudarmos as crianças derretidas a se expressarem melhor. Pais, tios, cuidadores... o consolo é que tudo passa! Mas uma forcinha pra quem não sabe o que fazer é sempre bem vinda...
Como curar a criança derretida?
1- Negar tudo que a criança pede choramingando, e falar claramente ( E COM CARINHO) que não gosta de fazer as coisas para criança que pede deste jeito. Deixar claro que, se a criança pedir sem chorar, será atendida.
2- Perguntar por que a criança está falando como bebê, se já é grande.
3- Olhar no olho da criança e pedir para parar, se acalmar, pensar e falar mais uma vez porém sem chorar. Inspire-lhe confiança e capacidade de se comunicar. Dê-lhe tempo ao tempo.
4- Ignorar. (Mas obvio que é preciso discernimento. Se a criança chega chorando porque se machucou, porque sofreu, você vai dar colo, né!) Estamos falando do choro pelo choro, sem razão de ser.
5- Imitar a criança. Falar com ela do mesmo jeito que ela está falando, também choramingando. Ela vai arregalar os olhos pra você como fez a chapeuzinho vermelho diante do lobo mau, e depois dar um risinho bobo!!!
Algumas mães já utilizaram esses métodos e funcionaram, cada caso é um caso. É preciso ser firme. É verdade que o choro é bem próprio de certas idades. O mais importante é você estar bem, ter paciência, compreensão, amor e querer ajudar a criança a aprender a se comunicar melhor!!!
Mas lembre-se: tolerância e amor no tempero, você também já chorou!
Sucesso!!!!
Giulieny Matos
giulienymatos.blogspot.com
Eita que Isabela é uma derretida confesa!!!
ResponderExcluirObrigada pelas dicas!!!
Beijocas!!!!