domingo, 31 de julho de 2011

Maldade é doença?

Bondade é o contrário da maldade. Por que parece ser mais fácil e prazeroso para alguns ser mal ao invés de ser bom? Maldade é doença?

Podemos dizer que sim. Quando não é doença social, do comportamento, é enfermidade do corpo e/ou da alma.

Você já sabe qual o seu QE (Quociente de Empatia)? De onde vem a maldade humana? Por que algumas pessoas são mais malvadas que outras? Esse assunto instiga a mente humana e os estudos nas áreas de psicologia, psiquiatria, farmacologia exaustivamente.

Mas um item resta provado: o amor, a boa educação na infância e os freios sociais de comportamentos são capazes de amenizar os efeitos genéticos. Se você ler o estudo publicado na revista Galileu – De onde vem o mal?, verá claramente que o mal não deve ser estimulado, sob pena de desenfrear os instintos mais obscuros do ser humano.

No parágrafo Culpe os Pais, eles falam que “apesar de cada vez mais descobertas genéticas, a maior parte das explicações para empatia baixa (QE) NÃO está no DNA.... Ou seja, a educação importa e muito. Há inúmeras pesquisas que mostram que uma criança, em uma casa estruturada e com educação de boa qualidade, tende a ser menos agressiva...”

Galileu, Ed. Globo, julho/2011pg. 67/68.
Vale muito a pena ler toda a reportagem!


Já viram o site sobre as experiências científicas que instigaram o mal? Vejam no que deu... e tenham certeza de que a violência não deve ser incentivada, especialmente na infância e na adolescência.

hypescience.com

Por Giulieny Matos, de Brasília
acesse giulienymatos.blogspot.com

Um comentário:

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos