quarta-feira, 22 de abril de 2015

"Dr. Seuss", a fé nele mesmo

Modelo da foto: Catarina de Matos Bessa
18 de abril – Dia Mundial da Literatura Infantil. Autor homenageado: “Dr. Seuss”

Olá mentes brilhantes,
No mês da literatura infantil, resolvi homenagear algumas personalidades literárias que admiro.
Para muitos, sonhar com um livro publicado é, em primeiro lugar, questão de fé!
Fé no sonho, fé no seu próprio talento, fé na sorte.  (Não podemos dar-nos ao luxo de dispensar nenhum desses elementos!)
Não são raros os casos de super autores que tiveram sua fé testada por vários anos.
Sei que nossa sociedade não valoriza muito exemplos de vida, de coragem e de superação. Porém, sou uma insistente incansável dessa doutrina... Resolvi, então, ter fé, pela fé de grandes autores.
Depois do lançamento do meu primeiro livro – e único publicado por enquanto (rsrsrsrs),  várias são as pessoas que me contactam e perguntam  como fiz e quais os meios para publicar uma obra.

Hoje quero impressionar você com alguém que teve fé em si mesmo por, digamos 43 tentativas. Quase um Moisés do antigo Egito tentando a sobrevivência e a inovação literárias... Nosso autor chamava-se

Dr. Seuss, um imortal da literatura norte-americana e do mundo

Trabalhava muito, como trabalhava! Além da carreira de escritor, era ilustrador, publicitário, criador de filmes e desenhos animados. Seu primeiro livro, “And to think I saw it on Mulberry Street “ (E pensar que eu vi aquilo na rua Mulberry),  Dr. Seuss o apresentou a “apenas” quarenta e três editoras (isso mesmo, 43!!!) para tentar publicação. Com certeza nenhuma delas estava  apta para compartilhar o sucesso que ele teria. E, então, por piedade e pura amizade, seu melhor amigo pagou para que o livro de Seuss fosse editado. Um marco na literatura infantil. Seu estilo ritmado, bem humorado e inusitado, lhe rendeu, ao longo de sua vida, a publicação de quarenta e quatro livros pra crianças, sem contar as demais atividades criativas.

“Na verdade, Theodor Seuss Geisel, nasceu em Springfield, Massachusetts (Estados Unidos), em 1904, e morreu em 1991. É o autor infantil mais popular de seu país. Mestre nas rimas e nos jogos de palavras, ele já vendeu mais de 100 milhões de exemplares e foi traduzido para dezoito línguas. Além de escrever sempre do seu jeito bem-humorado, Dr. Seuss também fez os desenhos da maioria de seus livros. Nos países de língua inglesa, suas histórias são adoradas em escolas, e muitas crianças aprenderam a ler com seus personagens.
***
O gatola da cartola é o livro mais famoso do Dr. Seuss. Em 1954, o autor leu uma reportagem que dizia que as crianças não gostavam de ler porque os livros que as escolas recomendavam eram muito chatos. Resolveu, então, escrever uma história diferente: usando apenas 220 palavras, Dr. Seuss criou esse livro que, de tão divertido, nunca mais parou de ser lido pelas crianças.”  
Fonte: Companhia das Letrinhas

Então, meu querido autor, ou futuro autor...
Recomendo-lhe... quando estiver meio deprê, invoque a fé e os dons de Dr. Seuss!

Bjs derretidos,
Giulieny Matos
Autora “A Menina Derretida”

Livro infantil adotado pela SESP para o 1º Ano Fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos