Conversando com um casa de amigos membros do coral que participo sobre nosso Projeto Também Quero Ler, ela começou a me contar uma experiência que realizaram em sua família anos atrás e que deu muito certo!
Família grande, todos jovens crianças de idades semelhantes. Certa vez compraram muitos livros e fizeram uma ficha literária para cada um anotar quantos livros lera.
Mas não ficava aí. Uma vez por mês se reuniam no parque da cidade com direito a churrasco e tudo e cada um tinha de comentar o que entendeu para o grupo. Podia ser uma peça, ou a somente a explicação mesmo. Não dava para enrolar.
Um fato curioso foi que, algum ou outro menino que não tinha quase lido nada ou se enrolou na hora da partilha, ao ver que um outro irmão ou primo mais novo havia se engajado e feito ainda melhor que ele, no mês seguinte também se empanhava de verdade e se superava.
No final do ano fizeram um grande torneio. A criança que lera mais livros naquele ano foi premiada com dinheiro (tipo 10 reais por livro) que estavam guardando num cofre em separado.
O vencedor daquele torneio em janeiro deste nosso 2011 passou para medicina na UnB!
Os pais estão super felizes e orgulhosos com o filho.
A recordação da execução daquele singelo projeto de leitura familiar rendeu frutos visíveis dos inesquecívies momentos literários.
Verdade Verdadeiríssima.
Por Giulieny Matos, de Brasília
Acesse giulienymatos.blogspot.com
Respeite os direitos autorais, publicação citar nome do autor e fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos