sábado, 30 de abril de 2011

Existe cesárea desnecessária?


UM BEIJO DE CORAGEM

Uma amiga minha aos 8 meses de gestação, acercou seu médico, e teve coragem de procurar outro profissional porque ele admitiu, enfim, não lhe oferecer a opção do parto normal. Parabéns pela sua coragem e pelo seu sucesso! Você atingiu seu objetivo!

Como saber se o seu médico pretende enrolá-la e fazer uma cesárea desnecessária?

Vale a pena conferir o site http://www.amigasdoparto.com.br/cur003.html e dar uma olhada no tipo de conversa do médico. Leiam também os contos que eles publicam. São excelentes!

Eu ainda, até hoje, acredito que meu primeiro parto poderia ter sido normal, já que eu tinha essa intenção. Fui covarde, admito. Entronizei todos os medos que o médico me sugeriu. Não tive a oportunidade nem de sentir a bolsa romper. A criança não estava em sofrimento. Não tinha cordão umbilical enrolado. Estava encaixadinho na posição. Terei de conviver com isso até o fim de meus dias. Com a informação que possuía, poderia ter ido atrás, como fez uma prima minha, de uma parteira para me acompanhar. Até porque fiquei sabendo - depois!!! - que as mães com mais de 30 anos de idade é normal a gestação chegar a 40 semanas ou até um pouquinho mais.

Uma realidade: os médicos de hoje são formados para serem cirurgiões. Acho que os médicos, de um modo geral,  têm medo de proceder ao normal. A cirugia é que se põe como normal e previsível. Também pudera, a prática da formação que recebem está focalizada na execução de cirurgias. Precisamos dos cirurgiões, é claro, mas para aos casos extremos. Mulheres com mais de trinta anos obviamente terão um parto mais demorado que uma de vinte. Antes o SUS pagava mais ao médico pela rezliação da cesárea. Mas, pelo que estou sabendo, os valor se igualou ao do parto normal. No entanto... os médicos se acostumaram com sua agradável agenda. Não precisa desmarcar pacientes do consultório nem acompanhar horas a fio a criança nascer. Normalmente não são adeptos de surpresas e muito menos de perder horas de sua madrugada.

Minha bisavó era parteira na cidade. Antes de eu existir, antes de meus pais pensarem em se conhecer, minha bisa ajudou nos partos de todos os meus tios caçulas (tanto de um lado como de outro)... e com sucesso!!! Ela ia para um lado da cidade e a outra parteira para outro. O médico era convocado para agir nas situações críticas.

Há que se considerar, indubitavelmente, que o número de viúvos por morte de parto da companheira é uma estatística inexpressível. Mas não podemos esquecer que é preciso deixar a natureza realizar seu papel.

NORMAL É PARTO NORMAL.
Seja adepto desta campanha, contribua distribuindo coragem às futuras parturientes.
Envie esta mensagem a todas suas amigas grávidas, mande um beijo de coragem para elas!
Por Giulieny Matos, em abril/2011

2 comentários:

  1. Ny, ameeeeeeei esse texto!!! Você sabe o quanto me identifico, rsrsrs. Realmente precisamos dessa coragem para dizer sim a um parto ativo, onde mãe e filho(a)participam desse dom divino, que é dar a luz. Com certeza estarei encaminhando essa mensagem.
    Amigaaaaaaaaa, estou muito feliz em acompanhar o seu blog!!! Continue nos agraciando com seus escritos.
    Graaaaaaaaaande bj,
    Mauricéia

    ResponderExcluir
  2. Olá,Giu!

    Acredito que você está com toda razão. A natureza se encarregou da possibilidade de um nascimento natural para nós. Intervenção médica! Só quando for necessário. Parabéns e sucesso na sua jornada de mãe, esposa, escritora e mulher.

    Flávio

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos