“Vamos acreditar que a leitura é a coisa mais importante, pois ela pode fazer alguém mudar de opinião. A leitura é essencial para o desenvolvimento em todas as idades.” Maria Lucimar
RAIO X
Nome Maria Lucimar da Silva
Nasceu no Pau dos Ferros/RN
Mora em Ceilândia/DF
Aniversário 20 de abril
Família Esposo Francisco de Assis, filhos Vladimir (31) e Virgínia (26), neta Giovanna (5)
Profissão Professora aposentada da SEEDF
Lugar preferido pra viajar Aparecida do Norte
Comida preferida Tapioca
Bebida preferida cafezinho brasileiro
Natureza Campo e plantas
Hobby Crochê
Estação do ano Inverno
Estação Rádio Aparecida
Programa TV TV Aparecida
Time de futebol Flamengo
Ama Ir para igreja
Detesta Casa bagunçada
Não suporta Briga e confusão
Qualidade Disponível
Defeito Perfeccionista
Mania de Comprar tupperware original (risos)
Medo de Cobra
Participa do Projeto Mala do Livro, do Centro Comunitário de Idosos Luíza de Marilac e da AACONTE - Associação dos Agentes Comunitários de Leitura e Contadores de Histórias
Um sonho Conhecer o Santuário de Fátima em Portugal
Agente de leitura Maria Lucimar, sentada em sua sala,
em frente à sua Mala do Livro,
lendo para a neta
A homenageada pelo Blog GM é Agente de Leitura desde 2001. Na sua residência é responsável por uma unidade da Mala do Livro, instalada na sua sala, com mais de 50 livros, acervo oferecido à comunidade, voluntariamente. Em 2018, colaborou como alfabetizadora voluntária no Centro comunitário de Idosos Luíza de Marilac, na Ceilândia Sul. Em 2019, resolveu ir para o artesanato, como colaboradora voluntária, ensinando pessoas da melhor idade. Ama crochê.
Lucimar terminou o magistério em 1983 e passou logo no concurso para professor no Rio Grande do Norte. Em 1994, formou-se em Letras. Veio para Brasília, a primeira vez, por causa do marido, repentista, que viaja o mundo inteiro. Ficou sabendo que estavam contratando professores na Secretaria de Educação do DF. Apresentou o diploma, e na semana seguinte passou a lecionar.
Precisou retornar várias vezes ao Rio Grande do Norte, quando, em 1998, afastou-se definitivamente, pois no ano anterior, havia passado no concurso em Brasília da Secretaria de Educação. A partir de 2001, quando foi efetivada, A Mala do livro proporcionou muitas alegrias para os seus alunos do Recanto das Emas e depois da Ceilândia. No final da carreira, Lucimar estava trabalhando na sala de recursos com crianças especiais. Ainda possui um acervo particular com livros temáticos.
Como Lucimar conheceu o Projeto Mala do Livro?
Francisco de Assis, marido de Lucimar, é repentista. Já foi até gestor da Casa do Cantador. Numa viagem para o Timor-Leste, com Maria José Lira, pela Secretaria de Cultura, em projeto de difusão da leitura. Desde então, Lucimar passou a frequentar, com e sem o marido, os eventos culturais oferecidos pela Mala do Livro e em 2001 tornou-se Agente de Leitura.
Na escola, tanto Lucimar, enquanto Agente de leitura, bem como o Projeto da Mala do Livro em si, ambos se tornaram referência, não só naquele espaço, mas também para cada professor individualmente. Alguém precisava de um livro, procurava Lucimar. “Procure a Lucimar, que a Lucimar tem!”, diziam os colegas de trabalho. Como agente de leitura, sempre procurou atender. Quando não tinha o livro, ia em busca na fonte. Pedia para a Mala do Livro e sempre foi atendida.
As ações da Mala do Livro foram muitas. Maria José arrumava ônibus para transportar as crianças para os eventos. Lucimar chegou a levar 60 crianças para visitar a feira do livro, “tudo, tudo promovido pela Mala do Livro, até lanche a gente ganhava... era uma felicidade!... Eu tinha menino que nunca havia entrado no elevador, para eles tudo era o máximo! Tinha criança que nunca havia comido algodão doce... não sabia se mastigava ou como engolir. Agradeço a Maria José e a Mala do Livro por todas estas oportunidades!”, relata Lucimar.
O Projeto da Mala vai além do Agente, ele ultrapassa limites territoriais e ajuda a quem precisa. Lucimar desenvolveu amizade com Eunice Valadão. Ela mora no “P”- Sul e trabalha no Goiás como professora de crianças. Eunice é muito grata a Lucimar por toda ajuda quando precisa de livros com assuntos específicos e por toda a colaboração, principalmente, com apoio do saquinho de gibis, especialmente preparado para o dia das crianças, com todo carinho do mundo.
Lucimar sonha em montar um espaço de leitura, ao estilo de uma minibiblioteca, na sua casa, todo enfeitado, colorido, com contação de histórias, para que as crianças possam participar com entusiasmo e gostar cada vez mais do livro e da leitura.
Que tal pegar um livro para ler?
Endereço: QNN 26 Conjunto E casa 38 A - Ceilândia Sul
Whats’App: 983221393
Facebook: Marialucimar
Instagram: Marialucimarmls
E-mail: marialucimarmls@gmail.com
Troféu de super Agente de Leitura para Maria Lucimar
*********
*Giulieny Matos é autora de literatura infantil, mora em Brasília, é membro da Associação Amigos das Histórias de Brasília, membro titular da Academia Inclusiva de Autores Brasilienses – AIAB, com pós-graduação em contação de histórias pelo curso da Maristela Papa. Visita escolas e conta suas histórias por onde passa. Títulos publicados: Cadê Minha Mãe? (Ing/port/braille), Doutor Akazo (Ing/port), Somos Todos Especiais (Ing/port/braille); Mamãe Nota 100 (Ing/port), A lagarta Vitória, The Melted Girl, A Menina Tagarela, O Cardápio Maluco, A Família dos Carneirinhos Coloridos, A Menina Derretida.
Whats’App 61 981316214
*****