Autores de livros infantis de Brasília

sexta-feira, 17 de julho de 2020

Crislene de Planaltina - A Mala do Livro me encanta!


Especial Mala do Livro 30 anos!

“A mente que se abre a uma nova ideia nunca volta ao normal. Por isso, devemos sempre proporcionar e levar a leitura para onde for necessário.” Crislene Neves

Por Gulieny Matos
Amiga das Histórias
Parceira da Mala do Livro desde 2011 
RAIO X
Nome Crislene das Neves Silva
Nasceu no Gama/DF
Mora em Planaltina/DF
Aniversário 18 de setembro
Família Esposo Moisés, filhos Lorena (25), Felipe (21), Letícia (17), e mãe Dona Marizete
Está na Mala do Livro desde 2009
Profissão Professora
Lugar preferido Sua casa
Comida preferida Arroz e feijão
Bebida preferida Água
Natureza Beira do Lago Paranoá
Hobby Artesanato e literatura
Estação do ano Primavera
Estação de rádio Nova Brasil
Filme preferido À procura da felicidade
Time de futebol Botafogo
Ama A família
Detesta Fofoca
Não suporta Dor
Qualidade perfeccionista
Defeito Toque
Mania de Organização
Medo de Perder o controle das situações do dia a dia
Participa do grupo do Posto de saúde de Planaltina, Creche Renascer e Mala do Livro
Um sonho Conhecer os museus da Europa



Há onze anos Crislene se encantou com o Projeto Mala do Livro e o trouxe para sua comunidade. Formada em artes plásticas e pedagogia, com pós-graduação em Gestão escolar, Educação Inclusiva e Orientadora Educacional, a nossa homenageada é responsável por uma mini-biblioteca no bairro Horta Comunitária, em Planaltina, instalada em sua própria residência. Com mais de 500 livros já emprestados, na garagem de Crislene estão cerca de 100 livros disponíveis para os leitores de seu bairro.

"A Mala do Livro é um caminho de sonhos, 
trilhas marcantes e desenvolvimento intelectual.”
Crislene das Neves Silva
Agente da Mala do Livro
Desde 2009

Porque se tornou Agente da Mala do Livro
Ao trabalhar em um projeto pela Unb, chamado “Diversidade”, Crislene participou de uma reunião com o pessoal da Rádio Utopia, na antiga prefeitura de Planaltina. Nesse evento conheceu Maria José Lira, atual Gerente da Mala do Livro e toda a proposta do Projeto. Ficou impressionada com a riqueza e possibilidades, e está até hoje!

Moradora de Planaltina há 36 anos, desde os nove anos, sempre foi uma alma ativa e generosa. Sempre procurou participar de todos os eventos oferecidos pelo Projeto Mala do Livro. Tem a honra de dizer que estreou muitas novidades para o seu público de Mala do Livro, como por exemplo, levar, pela primeira vez, crianças para conhecer os monumentos no Plano Piloto, Zoológico e Biblioteca Nacional.

Um fato marcante, relembrado por Crislene carinho, foi uma parceria da Mala do Livro com o “Cinema na Carreta”. A carreta ficava estacionava ao lado do Teatro Nacional e para lá levavam as crianças. O cinema acontecia dentro da própria carreta. “Eles amaram, ganharam pipoca e refrigerante. A maioria não conhecia sequer o plano piloto ou o cinema. A participação nos eventos fez toda a diferença na vida daquelas crianças. São hoje pais de família e pessoas do bem. Há, de fato, uma disputa real com a violência.”



O público alvo da Mala do Livro de Crislene são as crianças, mas adolescentes participam. Adultos também frequentam, mas em menor proporção. Crislene organiza, além dos empréstimos diretos de livros, rodas e mediação de leitura, contação de histórias, oferece ajuda com tarefas escolares. A garagem é, de fato, um ponto de cultura, uma referência social. Os passeios ao cinema, teatro, zoológico, visita à Feira do Livro, Bienal tudo isso causou e causa impacto muito positivo na nossa comunidade. 

Do dindim à pipoca para conquistar o pequeno leitor. “A leitura e as visitas nos espaços de cultura mudaram a realidade de muitas crianças na minha comunidade e também aonde levamos a mala da Horta Comunitária,” nos conta Crislene. “Os eventos proporcionados pelo Projeto são emocionantes sempre. Todas as vezes que levei meus meninos e meninas para eventos da Mala, foram mágicos. Muitas crianças nunca tiveram acesso à cultura, mas, com a Mala, esse sonho se torna uma realidade”.

Crislene elogia o Projeto da Mala do Livro pela acessibilidade que ele proporciona à cultura, à imaginação e à leitura. “Por meio da leitura, as crianças despertam os sonhos e a imaginação. Apesar das dificuldades, elas conseguem esse acesso ao livro e à cultura. A Mala é um caminho de sonhos, trilhas marcantes e desenvolvimento intelectual.”, reforça.


Chegou às mãos de Crislene, pelo Projeto, um livro bem engraçado, da escritora Giulieny Matos. E não é que ela estava passando pela mesma situação da escritora?! “A menina derretida me trouxe mil maneiras de interpretar a história e de contá-la de forma alegre”.

Quem pode pegar um livro emprestado com Crislene?
Em tempos normais os livros ficam disponíveis para toda a comunidade. Em virtude da pandemia, Crislene entrega o livro dentro de um saquinho plástico. Ao ser devolvido, permanece 96 horas numa estante para depois poder voltar para a Mala. Regra geral, o leitor pode permanecer com cada título por até 30 dias. Às vezes doa gibis e livros didáticos.

Que tal pegar um livro para ler?
Endereço Horta Comunitária, Rua A, lote 21 – Planaltina/DF
Whats’App: (61) 999023737
Facebook/Instagram: Cris2082


Troféu de super Agente de Leitura 
e de Promotora de Cultura da Mala do Livro 
para Crislene das Neves Silva

******

Whats’App Business 61 981316214

*Giulieny Matos se tornou parceira da Mala do Livro em 2011 e já realizou vários projetos de leitura. É autora de literatura infantil, mora em Brasília, é membro da Associação Amigos das Histórias de Brasília, membro titular da Academia Inclusiva de Autores Brasilienses – AIAB, com pós-graduação em contação de histórias pelo curso da Maristela Papa. Visita escolas e conta suas histórias por onde passa. Títulos publicados: Cadê Minha Mãe? (Ing/port/braille), Doutor Akazo (Ing/port), Somos Todos Especiais (Ing/port/braille); Mamãe Nota 100 (Ing/port), A lagarta Vitória, The Melted Girl, A Menina Tagarela, O Cardápio Maluco, A Família dos Carneirinhos Coloridos, A Menina Derretida.



*****

9 comentários:

  1. Gratidão por essa tão honrosa homenagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Crislene, o trabalho que o Agente de Leitura realiza merece ser compartilhado com seus pares e com a sociedade. Eu fico muito feliz pela oportunidade de registrar essa movimentação cultural que vocês produzem. Parabéns e obrigada! #MalaDoLivro30anos

      Excluir
  2. Parabéns Crislene. Sou sua fã. Abraços longos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo belo trabalho de ambas! Blog e contadora de histórias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Débora Bianca, grande escritora e contadora de histórias!

      Excluir
  4. Simpatia e criatividade. Beijinhos mágicos e floridos.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos