“Cada um com seu cada um!” (Augusto Pessôa)
RAIO “X”
Nome Augusto Frederico Simões de Belmont Pessôa
Nome artístico Augusto Pessôa
Nasceu e mora no Rio de Janeiro
Aniversário 19 de novembro
Lugar preferido Sua casa
Comida preferida Arroz, feijão, carne moída, farofa e ovo frito
Bebida preferida Vinho
Natureza À distância (risos)
Hobby Artesanato
Programa de TV Filmes e séries
Filme preferido Por muito tempo foi "Fome de Viver (The Hunger), do Tony Scott.
Ama Arte
Detesta Pobreza de espírito
Qualidade Ser pontual
Mania Tem TOC
Medo de ratos
Profissões Contador de Histórias, Ator, Cenógrafo, Figurinista, Arte Educador, Escritor e Ilustrador
História que mais gosta de contar “Uma Aposta” de Artur Azevedo. Ama todas que conta!
Dica para os amigos contadores “Estudar, estudar, estudar e pesquisar sempre!”
Um sonho Viver confortavelmente do seu trabalho. “Desejo também que o Contador de História seja reconhecido como artista pleno e que a contação de histórias seja tratada como uma arte iguais às outras.”
Fato cômico com o “JOÃO SEM MEDO”
Augusto Pessôa ama se apresentar para todos os públicos, todas as cores e todas as idades. Um link bem interessante que cria com sua platéia de crianças ocorre ao contar a história do JOÃO SEM MEDO. Geralmente brinca que a casa mal assombrada existe de verdade. Esta casa fica no bairro ou cidade onde se apresenta! (risos). A interação é tão grande que algumas crianças perguntam onde é essa tal casa. Algumas delas até vêm dizer que sabem onde fica essa tal casa e se prontificam imediatamente a levar Augusto até lá. “É maravilhoso provocar a imaginação da criançada!”, nos conta.
PRINCIPAIS EVENTOS QUE PARTICIPOU
* ROTAS E REDES LITERÁRIAS EM MANGARATIBA – Projeto Literário– Oficina de Contação de Histórias e Acompanhamento de professores de sala de leitura - Realização Instituto TEAR – 2019 (Mangaratiba - RJ) em parceria com TRILHAS LITERÁRIAS no TEAR.
* MARATONA RIO DAS MIL E UMA HISTÓRIAS – participação como Coordenador e Contador de Histórias no Museu da República - RJ (2017/2018/2019
* CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DO MUSEU DO MEIO AMBIENTE – capacitação de educadores e estagiários na arte de contar histórias – Museu do Meio Ambiente – Janeiro (2019).
* ROTAS E REDES EM CANAÃ – participação na Teia Literária e Seminário Rotas e Redes Literárias – Realização Instituto TEAR – DEZEMBRO 2018 (Canaã dos Carajás – PA).
* XI SEMINÁRIO A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS - “Histórias de arrepiar – os labirintos do medo e seus mistérios!” - programação da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre – Oficina A Arte de Contar Histórias e mesa-redonda “Como montar um repertório de histórias de medo? Como preparar uma história de medo? Eu preciso ter medo para contar uma história de medo?” - 16 a 18 de novembro (2018).
* FLINF – Feira Literária de Nova Friburgo – Nova Friburgo/RJ – 2018. Contação de Histórias.
* FLIPELÔ – Feira Literária Internacional do Pelourinho – Realização SESC Bahia – Salvador/BA – 2018. MESA DE DEBATE – Narração de Histórias: “As Aventuras de uma Tradição Oral no Mundo da Escrita” – participação como debatedor e CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS.
* 25º BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO/2018 - participação como contador de histórias e autor.
* HOMENAGEM AO CONTADOR DE HISTÓRIAS AUGUSTO PESSÔA – SESC QUITANDINHA – Petrópolis RJ (julho 2018)
* A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS - workshop - Teatro Solar de Botafogo (RJ) - abril 2018
* SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO/ RJ/2018– Conversa com professores. “Quem ama sua história, conserva sua memória!” – Participação como palestrante. Prefeitura Municipal de Queimados.
* PROJETO TRILHAS LITERÁRIAS / Instituto TEAR (2017)- Oficinas em Vila Kenedy (RJ), Paracambi (RJ), Volta Redonda (RJ), Nilópolis (RJ), Duque de Caxias (RJ), Nova Iguaçu (RJ).
* XVIII ENCONTRO REGIONAL DO PROLER. Vale do Rio Grande, realizado em Uberaba/MG (2015) – CONTAR HISTÓRIAS – UMA ARTE PARA TODOS – aula espetáculo e integrou a mesa-redonda A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E FORMAR LEITORES.
* XXII PROLER VITÓRIA DA CONQUISTA (BA) – evento em Iguá (Distrito de Vitória da Conquista) na condição de ministrante da Oficina Contação de Histórias, 2014.
* PROJETO IBERBIBLIOTECAS/2014 – ministrante da oficina mediação de leitura e a arte de contar histórias - Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro – realizada nas cidades de Miracema, Volta Redonda, Bom Jardim, Mangaratiba, Rio de Janeiro e Rio das Ostras.
* FLIP Feira Literária Internacional de Paraty – convidado para participar como autor na FLIPINHA com palestra e encontros com o leitor (2014)
* FORMAÇÃO DE AGENTES DE LEITURA /2014– ministrante da oficina na Secretaria de Cultura do estado do Rio de Janeiro – realizada na Biblioteca Parque do Estado (RJ).
* PROLER – Casa da Leitura/RJ -2014. Oficina conversas sobre contação de histórias: discussão, ensaio e aperfeiçoamento.
* TRABALHANDO ACERVOS – oficina - encontro com profissionais da rede municipal de educação de Niterói (fevereiro 2014)
* MARATONA DA PALAVRA – SESC – realizada na cidade de Paraty durante a FLIP Feira Literária Internacional de Paraty (2014)
* COORDENAÇÃO CÊNICA – coordenação dos contadores de histórias do Educativo do CCBB Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo (2013 / 2014/ 2015)
Troféu de super contador de histórias para AUGUSTO PESSÔA!
PARA CONTRATAR AUGUSTO PESSÔA
Ligue (21) 998097328
e-mail augustospessôa@uol.com.br
facebook Augusto Pessôa
****************
*Giulieny Matos é autora de literatura infantil de Brasília, membro titular da Academia Inclusiva de Autores Brasilienses – AIAB e ALAC, com pós-graduação em contação de histórias pelo curso da Maristela Papa. Visita escolas e conta histórias por onde passa. Títulos publicados: Cadê Minha Mãe? Ing/port/braille), Doutor Akazo, Somos Todos Especiais (Ing/port/Braille); Mamãe Nota 100 (Ing/port), A lagarta Vitória, , The Melted Girl, A Menina Tagarela, O Cardápio Maluco, A Família dos Carneirinhos Coloridos, A Menina Derretida.
****************
Nota para o Whats'App e facebook
Nosso homenageado desta semana é formador de professores e de contadores de histórias. Já participou de inúmeros eventos e estará com os Amigos das Histórias no 10º Encontro de Contadores de Histórias de Brasília. Para conhecê-lo, basta clicar no link acima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos