RAIO X
Nome Josélia dos Santos Gomes Jorvino
Nome artístico Jô Jorvino
Nasceu em Maceió/Al
Mora em Santo André/SP
Aniversário 28 de janeiro
Lugar preferido O palco
Comida preferida Macarrão ao alho e óleo
Bebida preferida Suco de laranja com banana
Natureza Cachoeira
Hobby Conversar muitoooo (risos)
Estações Rádio Disney FM 91,3; São Paulo/SP
Filme preferido “KiriKu e a Feiticeira”
Time de futebol O melhor: Corinthians!
Ama Estar com sua família
Detesta Não ter tempo para estar com a família
Odeia A ignorância humana
Qualidade Sorrir para todos. Ama o sorriso!
Defeito Esquecer-se dos aniversários da pessoas que ama
Mania de Tagarelar com todo mundo
Medo da Maldade que permeia o mundo
Família Esposo Antonio Marcos; filhos Patrick e João Vitor (22 e 15)
Um sonho Ir para África e ser voluntária da arte da palavra
A nossa homenageada desta semana, a contadora de histórias Jô Jorvino, teve uma infância feliz entre peripécias e brincadeiras. Iniciou sua formação em 1995 e nunca mais parou. Ama estudar, pois o conhecimento inspira-lhe vida.
FAMÍLIA
Jô é casada com um cara muito especial! Seu melhor amigo e companheiro Antonio Marcos Jorvino com quem vive e ainda “namora” há 24 anos. Geraram dois frutos encantadores, Patrick Gomes Jorvino, de 22 anos e João Vitor Gomes Jorvino, de 15 anos.
Esteve em Brasília para participar do "Encontro Internacional de Contadores de Histórias" realizado em março de 2019, organizado pela Associação dos Amigos das Histórias – AAH, que a indicou para esta entrevista.
A AAH é um grupo que reúne contadores de histórias em Brasília e realizam, toda 2ª quinta-feira do mês, um sarau aberto à comunidade no parque chamado Taguapark, de 19h às 21h. Religiosamente se encontram nesse lindo espaço e promovem, de tempos em tempos, para o grupo e para agregados, cursos de contação de história, de produção de material, de técnica vocal e instrumental etc.
A AAH oferece pós-graduação devidamente reconhecida pelo MEC em “A Arte de Contar Histórias”, já está com turmas em vários Estados. Recentemente assumiu o programa na Rádio Nacional “Bi, bi! Vem histórias por aí!”
ATIVIDADES PRINCIPAIS
Profissões Pedagoga, contadora de histórias, atriz, criadora-intérprete na dança contemporânea, autora e arte educadora.
Participa dos grupos “Asas voluntárias” e “Projeto Lapidar” em Santo André/SP
CONTADORA JÔ JORVINO
Público preferido Todos, absolutamente todos!
História que mais gosta de contar Contos africanos
Quando se apaixonou pela arte de contar histórias nunca pensou que iria chegar tão longe. Recentemente recebeu um prêmio muito importante para os contadores de história, o prêmio BAOBÁ, por fortalecer a arte narrativa no Brasil, evento realizado em São Paulo. Sentiu-se única no mundo ao receber este prêmio, preenchida e quase totalmente realizada enquanto profissional da contação de histórias.
Jô tem conseguido cumprir sua missão de espalhar histórias com muita alegria. O seu canal Jô Viajando nas Histórias, gestado por um ano, está no ar com o objetivo de trazer histórias regionais, contos, fábulas e muitas aventuras para os espectadores.
Durante a gestação do canal, Jô Jorvino precisou explorar novas e diferentes temas, cores, cheiros, sabores, sotaques, melodias das falas das várias identidades culturais dos diversos cantos do Brasil. Viajou, sorriu, chorou, viveu experiências incríveis com encantadores de histórias de vários estados para enriquecer e desenvolver sua performance. “Este projeto é aquele filho que, quando nasce, a gente se apaixona loucamente por ele!”, diz Jô, muito feliz de ter lançado o canal.
PIQUENIQUE LITERÁRIO
Outro projeto que Jô desenvolve é o PIQUENIQUE LITERÁRIO. Ela reúne com o público de Santo André- SP, juntamente com a parceria da diretora da Escola Aprendiz, Viviane Bonvicini, fazem acontecer maravilhas para as pessoas.
O projeto beneficia o contato da família e a interação entre pais e filhos. É um momento de proposta de desaceleração da rotina cotidiana e um convite para vivenciarem um período prazeroso lendo ou ouvindo histórias.
A participação no Piquenique Literário gera a oportunidade das pessoas criarem boas memórias afetivas e fortalecerem laços emocionais.
“Afinal, passamos muitas horas entre paredes de concretos, em meio a inúmeros afazeres, perdidos em telas de dispositivos eletrônicos. Ir para o parque, estender a toalha e reunir pais e filhos é um convite encantador para uma boa história que faz bem à mente,” afirma Jô.
CONTATOS
“Nossa profissão precisa ser valorizada e reconhecida, porém também devemos doar o dom que Deus nos deu de graça”.
Se apresenta a cachê e também atua no voluntariado para instituições sem fins lucrativos.
E-mail jocontarhistorias@gmail
Facebook Jo contadora de histórias
Youtube Canal "Jô Viajando nas Histórias"
Telefone / Whats’App 11 99784-7954
Troféu de super contadora par Jô Jorvino!
****************
Livro imperdível! |
***********
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos