"Encontro na arte um refúgio de felicidade.
É impossível ser feliz sem arte!"- Rêgo Júnior
RAIO “X” É impossível ser feliz sem arte!"- Rêgo Júnior
Nome Moacyr Rêgo Júnior
Nome artístico Rêgo Júnior
Nasceu em São Luís do Maranhão
Vive em Ceilândia, desde seus 24 anos
Aniversário 12 de fevereiro
Família Jane Ferreira (esposa) e filho Guilherme (12)
Palavra Justiça
Profissão Técnico em hematologia desde 2003, poeta, escritor e contador de histórias
Lugar preferido Cachoeira
Comida Peixe
Bebida Café
Natureza Mata ciliar
Hobby Cozinhar, sabe fazer acarajé!
Estação Rádio Nacional FM
Programa de TV Globo Rural
Filme preferido "Homem duplicado"
Ama Livros
Detesta Falta de verdade
Odeia Grosseria
Qualidade Justo
Defeito Revide
Mania de Dormir balançando o pé
Medo da Polícia
Fato trágico O falecimento da tia, jovem poeta, aos 49 anos, de câncer fulminante que, em 8 meses, virou metástase.
Um sonho Conhecer a África
O homenageado desta semana trabalha com afrocontação de histórias para crianças, escolas e projetos culturais. É um tipo de boa estatura, cabelos pro alto, ora com turbante, ora com tranças, ora solto mesmo. Anda com roupas típicas da África, trazidas do Maranhão, capital do regue, de muita ligação com a Jamaica. Na sua primeira apresentação para um público infantil ocorreu um encantamento imediato, pois "falar a linguagem das crianças é maravilhoso. É incrível ver como elas te acompanham. Elas ficam encantam e passam a saber a história do início, meio e fim.", nos conta empolgadíssimo.
Rêgo Júnior trabalha com temas de valorização da identidade negra e contos afros para fazer as crianças se sentirem dentro dos textos, incluídos até mesmo nos clássicos, outrora apenas contadas com personagens brancos.
FASE 1 - O poeta
Sobrinho da poetiza Rosimeire Rêgo do Maranhão, Rêgo Júnior pegou cedo o gosto pela literatura. Lia tudo o que a tia querida escrevia. Nessa primeira fase de sua vida tornou-se poeta e se apresentava para declamar suas poesias. Em 2016 ganhou um prêmio do FAC/SECULT/DF para lançar seu livro de poesias "Zigoto das Palavras."
FASE 2 - O poeta - Projeto "Poetizando"
Criou um projeto para crianças chamado "Poetizando", no qual passou a se apresentar em escolas e projetos culturais onde levava cirandas, lendas, parlendas, trava-línguas e poesia.
FASE 3 - O poeta contador de histórias
Seu primeiro contato com a contação de histórias propriamente dita foi numa oficina para formar contadores de histórias com Maristela Papa, curso realizado pela Tribo das Artes em 2012. Esse foi apenas um pontapé inicial, para pegar o gostinho... Continuou, por conta própria, sua formação. Viajou, buscou conhecimento e foi aluno de grandes nomes do Brasil como Rosana Montalverne, Celso Cisto, Adeilton Lima, Márcio Rodrigues, Lidiane Leão, Gislaine Avelar. Nessa última, formação bem interessante sobre como se organizar no palco, como colocar seus objetos na cena para você não se atrapalhar com eles, como trabalhar a voz e a postura, dentre tantas coisas interessantes. "Não basta ser prático, é preciso o fundamento teórico também", acredita Rêgo.
Principais Encontros de Formação e "diversão"
No Espírito Santo - Encontro de Contação de histórias Brasil - África com Cláudia Viúva Negra e Pererê, em 2018.
No Paraná - Encontro Nacional de Contadores de Histórias, realizado em Ponta Grossa, 2018.
Em São Paulo, encontro nacional "Boca do Céu" - teatro de objetos com o contador Erick Chateau.
FASE 4 (a atual!) - O poeta contador de histórias brincante
Após uma formação no curso de pós-graduação em "A arte de contar histórias", com o Duo Flor de Cacau (Cláudia Nascimento e Cláudio Lopes), sobre brincadeiras contadas, ficou tão apaixonado pelo tema e constatou, na prática, como funciona bem. Adicionou esse "plus" ao seu repertório.
Rêgo Júnior na formatura do curso de pós graduação em "A Arte de Contar Histórias" / CLDF |
Rêgo Júnior conheceu a Associação dos Amigos das Histórias (AAH) há 8 anos quando participou do curso “A arte de contar histórias” pelo projeto Tribo das Artes com Maristela Papa, em 2013. Rêgo Júnior Também se apresentou na 3ª Semana Internacional do Contador de Histórias em Brasília (para ver as fotos clique AQUI!) e diplomou-se da pós-graduação em “A arte de contar histórias” na CLDF juntamente com mais 25 formandos em 2019. Este curso é coordenador por Maristela Papa e William Reis para Brasília, Minas Gerais e Goiás e está com novas turmas para outros estados.
Perguntado se vale a pena ser contador de histórias, Rego Júnior respondeu que sim!, pois, para ele, não é apenas uma questão de valor, mas de responsabilidade social. O contador de histórias têm cumprido o papel deixado em aberto pelos pais e parentes, e apresenta, para a criança, um mundo prazeroso de histórias, leituras, narrativas e encantamentos. A criança, após ouvir uma história, deseja saber de onde e como ela surgiu. "A história saiu do livro!", responde. A criança, então, se interessa pelo livro e pela leitura.
"Ser um técnico exige método, organização, além de lidar diretamente com a morte. Encontro na arte um refúgio de felicidade. É impossível ser feliz sem arte!" O encantamento é tão grande que as crianças o reconhecem na rua.
Rêgo Júnior gosta da platéia da primeira infância. Ama apresentar contos de repetição, qualquer que seja ele. Apresenta-se a cachê e também é voluntário em algumas ações.
CONTATOS DE RÊGO JÚNIOR
Tel 61 992626272
Fcb Rêgo Júnior
Troféu de super contador de histórias para Rêgo Júnior!
DICA DO BLOG
Durante a sua apresentação, se existir alguma criança atrapalhando, não exite em mudá-la de lugar. Num instante você conquistará a plateia. Rêgo Júnior faz isso quando precisa, e dá super certo. Quando precisar, vou usar também!
*GIULIENY MATOS é escritora de literatura infantil, mora em Brasília, é membro titular da Academia Inclusiva de Autores Brasilienses – AIAB, com pós-graduação em contação de histórias pelo curso da Maristela Papa. Visita escolas e conta histórias por onde passa. TÍTULOS PUBLICADOS: Cadê Minha Mãe? (Ing/port/braille), Doutor Akazo, Somos Todos Especiais (Ing/port/braille); Mamãe Nota 100 (Ing/port), A lagarta Vitória, The Melted Girl, A Menina Tagarela, O Cardápio Maluco, A Família dos Carneirinhos Coloridos, A Menina Derretida.
*******
Parabéns você é nota mil meu bomdrasto
ResponderExcluirParabéns pelo excelente trabalho.
ResponderExcluir