sexta-feira, 12 de julho de 2019

Ângela Vasconcelos, paixão ao contar!


“Que seja eterno enquanto dure!” 
Vinícius de Moraes 

RAIO X
Nome Ângela Maria Rodrigues de Vasconcelos 
Nome artístico Ângela Vasconcelos 
Nasceu em Fortaleza/CE em 1974 
Aniversário Dia 13 de junho 
Lugar preferido Serra Gaúcha
Comida preferida Lasanha 
Bebida preferida Vinho
Natureza Praia 
Hobby Ler 
Estação de rádio Canção Nova
Programa de TV Direção Espiritual com Padre Fábio de Melo 
Filme preferido "A Noviça Rebelde" (assistiu mais de 7 vezes!)
Time de futebol Botafogo 
Ama Os filhos
Detesta Falsidade 
Odeia Mentira 
Qualidade Amorosa 
Defeito Ciumenta 
Mania de Dormir no sofá 
Medo da Solidão 
Um sonho Conhecer a Grécia e Paris
Família Filhos Nicolas 22 anos (engenheiro civil) e Ian de 14 anos 
Profissão Professora de Geografia desde 1999 e Contadora de Histórias

Ângela nasceu em Fortaleza mas, como muitos de nós, veio para Brasília muito pequena, bebê ainda, aos nove meses de idade. Formou-se em Geografia pela Universidade de Brasília – Unb e em 1999 tornou-se professora da SEDF. 


Como professora, Ângela Vasconcelos é responsável pela sala de leitura de uma escola pública da SEDF para crianças de 4 a 11 anos onde desenvolve um projeto de leitura e de contação de histórias. Em 2013, este projeto, sob a sua responsabilidade, ganhou o prêmio “Brasília Capital de Leitura” coordenado pela autora Dinorá Couto Cansado, Presidente da Academia Inclusiva de Autores Brasilienses - AIAB. 


Ângela participa da Associação Amigos das Histórias – AAH desde 2018. Conheceu Maristela Papa em 2010 quando participou do curso a “Arte de Contar Histórias” pela EAPE onde ela era formadora. Depois, em 2017/2018, foi aluna da pós-graduação com esse mesmo nome junto com muitos outros contadores de histórias, também pelo curso da Maristela. Ângela Vasconcelos também foi presença forte na comemoração do Dia Internacional do Contador de Histórias na Embaixada de Portugal, Câmara Legislativa e  Taguatinga Shopping. 


Seu público preferido são, definitivamente, as crianças! Dentre as histórias que mais gosta de contar, encontram-se “O grande rabanete”, de Tatiana Belinky; “A Casa Sonolenta”, de Audrey Woody; A Menina Derretida”, de Giulieny Matos. Nas palavras de Ângela, “quem tive o orgulho de conhecer em 2017 quando fizemos juntas a Especialização na Arte de Contar Histórias.” 



A contadora de histórias Ângela Vasconcelos possui roupas lindas e um figurino bem criativo, com vestidos floridos, saias bordadas e cores interessantes que capturam a atenção das crianças. Além desse guarda-roupa invejável, fala com uma dicção perfeita. Utiliza muito bem os recursos como bonecos e objetos para suas apresentações. A amiga e contadora Tatiana Ribeiro é quem prepara seus recursos. (clique *AQUI!* para conhecer Tati Ribeiro) 

Conta voluntariamente em escolas públicas e ações sociais.
Contato 61 - 986341929

5 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa de divulgar o trabalho de narradoras e narradores de histórias! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Ângela linda! Contar histórias é uma dádiva, e você vc faz isso com muito amor e dedicação. Que Deus a abençoe em tudo que você fazer. Beijos Rejane

    ResponderExcluir
  3. Que lindas! Tanto a entrevistada quanto a entrevistadora, ambas profissionais admiraveis. Grata por citar projetos que levo adiante, bjs, Dinora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Dinorá couto Cansada!, Presidenta da Academia Inclusiva de Autores Brasilienses – AIAB. Muita honra receber seu comentário aqui no blog! Obrigada!

      Excluir

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos