Autores de livros infantis de Brasília

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Ozeny Ramos, de Três Lagoas. Contação é mais forte que depressão!

“Contar histórias é viajar pelo mundo da imaginação” - Ozeny Ramos 

RAIO X 
Nome Ozeny Ramos de Souza
Nome Artístico Ozeny Ramos
Nome de palhaça Dra Finoca
Nasceu em Paranaíba/MS
Mora em Três Lagoas/MS
Aniversário 6 de janeiro; no mesmo dia que Maurício Leite, O"homem da mala azul!", quem ela admira!
Apaixonada pela Folia de Santos Reis (por que será? risos!!!)
Palavra Encantamento
Lugar preferido Natureza
Comida Macarrão
Bebida Suco de maracujá
Natureza Rios e cachoeiras
Hobby Ler
Estação de rádio FM Cidade
Programa de TV Telejornais
Filmes preferidos A era do gelo e Sociedade dos poetas mortos
Time de futebol Palmeiras



Ama Viajar, fazer cursos e conhecer pessoas novas
Detesta Fofocas
Odeia Falsidade e inveja
Qualidade Sincera
Defeito Acreditar muito nas pessoas
Mania de Escrever o que sente e depois jogar fora
Medo de Sapo
Família Filhos (33, 31) e uma neta (10)
Profissão Professora desde 1987
Participa do grupo Doutores+Palhaçose da Academia Brasileira de Contadores de Santa Catarina
Um sonho Ver a biblioteca comunitária de sua cidade funcionando

Com uma vida bem ativa na arte da narrativa, Ozeny Ramos conheceu vários contadores de histórias em encontros, congressos, seminários, cursos, viagens nacionais e internacionais. Participou do festival de Buga, na Colômbia, em 2014, junto com a contadora Lucrécia de BH e Maria Fernanda,  a contadora jovem de Brasília (só clicar para conhecer Maria Fernanda).

Ozeni, a Palhaça Dra Finoca

Mãe dedicada, tem dois filhos. Lucas Kauê está na faculdade de matemática, é solteiro e lhe deu a neta Maria Luiza, sua paixão! Gabriel Ramos é engenheiro ambiental e sanitarista. Este já está casado. 

Nossa homenageada da semana é contadora, de segunda à sexta-feira, para crianças do primeiro ao quinto ano do fundamental na Escola Municipal Professor Rames Tebt. Também leva seus contos e histórias para outras escolas públicas nas quais é voluntária sempre que solicitada. Ozeny ministra oficinas para professores e alunos da pós-graduação em literatura na faculdade Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É bem conhecida na sua cidade!

"Contador que conta um conto, 
faz contato em algum ponto!"

No momento, Ozeny Ramos é professora efetiva na biblioteca da escola onde trabalha. Coordena uma oficina de leitura oral. Brinca com travalínguas, versinhos, parlendas, músicas e com todo estilo de leitura como lendas, contos, poesia, fábulas, contos tradicionais. Ela é tão querida que deram a esta Biblioteca o seu nome. 


Conheceu a Associação dos Amigos das Histórias (AAH) pelo facebook . Primeiramente teve contato com a Maristela Papa. Iniciou então um relacionamento interessante e produtivo com a turma de Brasília. Do Mato Grosso do Sul veio à Brasília para participar do 2º e 3º Encontro Nacional de Contadores de Histórias. “Foi maravilhoso!, pois pude conhecer pessoas de vários locais com estilos diferentes de contação de história, por isso todo ano faço questão de ir. Maristela Papa e William Reis são fonte de inspiração, a força, a garra, a energia, ... quando volto para minha cidade volto renovada, estimulada a querer continuar a fazer o que faço. Volto com ideias novas”. Veja as fotos do encontro AQUI!


Para Ozeny Ramos todo público tem seu encanto. As histórias que mais gosta de contar são os contos populares, e dentre eles, “A menina e o pássaro encantado”; “O homem sem sorte” e “Zé Malandro”.

Ozeni na Biblioteca onde trabalha em Três Lagoas


Tudo o que Ozeny Ramos faz é por amor à arte narrativa. Essa prática é tão importante em sua vida que lhe ajuda a lidar com a depressão e com a síndrome de pânico que a perseguem. Parece como nos contos.... às vezes é convidada para contar histórias em algum lugar... e, justo no dia amanhece depressiva. Porém, quando ela dá sua palavra, ela cumpre, “nem que seja na marra!” (risos) Estando lá, se apresentando, acontece a magia! Ao chegar diante do público ela não é mais a Ozeny depressiva. Desaparece essa figura e surge a Ozeny contadora de histórias, empoderada e com o dom da palavra. “Saio do local renovada e feliz!”, afirma. 

Troféu de super contadora de histórias para Ozeny Ramos! 

Contatos
Telefone 67 9 92230751 
Face Ozeny Ramos / Contar e encantar com a alma / @OzenyRamos3l

Ela possui dois livros de GM, A menina derretida e Cadê minha mãe, os quais trabalhou com seus alunos “e rendeu muitos comentários... Foi ótimo!”, nos conta com carinho.

Dica do Blog:
Anime-se! Ao se apresentar, assuma seu personagem e siga em frente! Apresente o melhor de si mesmo e encante sua plateia!


*Giulieny Matos é autora de literatura infantil, mora em Brasília, é pós-graduada em contação de histórias pelo curso da Maristela Papa. Visita escolas e conta suas histórias por onde passa. Títulos publicados: Cadê Minha Mãe? (Ing/port/braille), Doutor Akazo, Somos Todos Especiais (Ing/port/Braille); Mamãe Nota 100 (Ing/port), A lagarta Vitória, The Melted Girl, A Menina Tagarela, O Cardápio Maluco, A Família dos Carneirinhos Coloridos, A Menina Derretida. 


*******

Um comentário:

  1. Linda história de Ozeny Ramos! Parabéns pelas conquistas e de ser privilegiada em fazer o que gosta!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos