Autores de livros infantis de Brasília

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Pat Guimarães, a alegria brota com um Largo Sorriso!

"Ser ou não ser, eis a questão!" - Sheaquespeare

Por Giulieny Matos
RAIO X
Nome Patrícia Batista Guimarães
Nome artístico Pat Guimarães
Nasceu em Brasília/ DF
Mora em Taguatinga Norte
Aniversário 17 de agosto
Família filhos (35, 34), 7 netos; mãe Maria Guimarães (85)
Lugar preferido sua casa
Comida macarronada
Bebida água
Natureza forte
Hobby passear no parque e praticar pilates
Estação de rádio Cultura FM
Programa de TV Caminhos da Reportagem
Filme preferido Caso de Benjamin Button
Time de futebol Botafogo
Ama brincar com crianças
Detesta falsidades
Odeia mentiras
Qualidade generosidade
Defeito falar muito alto
Mania de arrumar a casa
Medo de barata
Um sonho visitar a Grécia!

Paty Guimarães realizando piquinic em festa infantil em Brasília

A família é grande! Vive com a mãe, Dona Maria Guimarães, que, aos 85 anos curte os 7 netos, Lucas (19), Marcelo Henrique (18), João Vitor (15), Elisa (12), Rafael (6), Pedro (4), Bento (2). É mais uma linda “família dos carneirinhos coloridos!”, livro de GM (risos!) A avó era descendente de índio, e o avô, de escravos.

A sua história com as histórias veio de família. Sua tia Margarida, quando soteira, tinha o hábito de contar histórias para os sobrinhos. Algumas duravam até horas e eles prestavam total atenção (igualzinho hoje - risos!). Assim foi aprendendo. Sendo a irmã mais velha de cinco irmãos, recontava tudinho para os mais novos, e, pra não fugir ao ditado, sempre acrescentava mais um ponto ao seu conto (risos). Na fase adulta, lançou mão desse recurso para diversificar suas aulas de artes na Secretaria de Educação do DF, sobre a história da arte, Grécia antiga, deuses, semideuses e outros seres mitológicos.

Paty Guimarães se aposentou como professora de artes cênicas da SEDF. É artista, já teve academia de dança, é dançarina, contadora de histórias, animadora de festas e mestre de cerimônias. Atualmente trabalha na empresa Largo Sorriso como animadora e brincante em festas infantis, em eventos diversos e assumiu a pasta como cerimonialista para para eventos culturais e esportivos.

Para Paty, “cada apresentação é especial. Cada momento é único.” Atualmente se dedica a contar histórias para o público infantil, seu preferido. As histórias que mais gosta de contar são "Chapeuzinho Amarelo", de Chico Buarque e "A pulga Mimi" (história popular).

Participa de um coletivo chamado Associação Batalhão das Artes, em frente a antiga FACITA, em Taguatinga. É um movimento que agrega artistas, músicos e artesãos. Funciona como local de ensaio, apresentação, realização de festas e exposições, realizam até saraus. Cada coletivo tem sua pasta. É um espaço comunitário, tem até ensaio de maracatu (zenga.encantados). Todo domingo tem ensaio de percussão desse grupo.

Conhece a Associação Amigos das Histórias (AAH) desde a sua fundação e Maristela Papa desde os tempos da brilhantina (risos), ainda moças, de quem foi, inclusive, professora de dança, bem antes do Dulcina. Reavivou seu encanto pela contação de histórias quando realizou, com Maristela Papa , o curso "A arte de contar histórias" na turma de Samambaia, curso oferecido  pela AAH de Taguatinga e FAC/DF em 2017. Desde então sua vida deu nova guinada. Participou da Semana Internacional do Contador de Histórias em Brasília, também em 2017. Os netos puxaram a avó, gostam de histórias e estavam no 89º Sarau no Taguaparque. Depois de tudo isso veio a iniciativa de participação no Largo Sorriso. "O curso valeu! Foi maravilhoso!", nos conta com alegria. Foi um pontapé para assumir uma nova vida.

Paty Guimarães como Garota Superpoderosa
Conheceu Giulieny Matos no curso "A arte de contar histórias" em Samambaia, e depois Paty esteve na Bienal de 2016, vestida de menina tagarela durante o lançamento. Em seguida, resolveu convidar a autora e  a homenageou no Centro de Ensino 3 de Taguatinga, onde era professora à época, escola onde a escritora estudou quando criança. Ver fotos do evento aqui. Paty conta e reconta a história da menina tagarela, da menina derretida e o livro do "Cardápio Maluco" nas festas e piqueniques - "É ótimo!", afirma. 

CARDÁPIO DE ATIVIDADES
A Empresa Largo Sorriso oferece:
* Animação em festas de aniversário infantil (leva a equipe completa com pintura de rosto, balão mania, recreação musical, jogos cooperativos, baladinha (dança), bolhas de sabão, oficinas de artes (biscuit, pintura em tela, massinha, brinquedos populares), brincadeiras populares (corre cutia, amarelinha, pula corda, elástico, batata quente, pique-pega, cobra-cega), com duração de 3 a 4 horas. Entre em contato para saber os valores dos pacotes (básico kids até 20 crianças); kids 1 e kid 2; teens 1 e 2 (mais personalizado de acordo com o tema da festa).


* Momento de Contação de Histórias parar festas e eventos
* Cerimonial para eventos culturais e esportivos
* Colônia de Férias com duração de 1 a 3 semanas, com 4 horas de duração por dia
* Picnic de aniversário ou confraternização para crianças no parque olhos D'Água, Taguaparque, Parque da Cidade 
* Picnic de confraternização para adultos
* Atendimento com brincadeiras e jogos durante o café da manhã (Jardim Botânico, Asa Norte, Asa Sul) para aniversários e confraternizações
* Animação em Noites do Pijama para crianças até 14 anos, em residências ou hotéis


CONTATOS PARA CONTRATAÇÃO
Telefone (61) 9 99703686
insta @largosorriso
e-mail largosorriso.evento@gmail.com

Troféu de super contadora de histórias 
para Paty Guimarães

****†************†**********†*********


Autora Giulieny Matos atende festas
infantis com autógrafos nos livros como lembrancinha da festa do seu filho/sua filha!
Mínimo de 30 livros.
Sua festa ficará ainda mais chique!
Entre em contato pelo número 
61 9 81316214


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos