Autores de livros infantis de Brasília

terça-feira, 9 de abril de 2019

MARLENE MASSAROCA, uma contadora de tradição

Marlene Massaroca
Dia Internacional do Contador de Histórias em Brasília
Marlene de Ituiutaba-MG
uma contadora de tradição
RAIO X
Nome Marlene Freitas
Nome artístico Marlene Massaroca
Contadora desde pequenina
Aniversário 1º de julho
Mora em Ituiutaba-MG
Comida preferida chocolate e sorvete 
Bebida preferida suco de laranja
Qualidade otimista
Defeito teimosa
Mais gosta da verdade
Detesta mentira
Horror maldade
Diversões cantar, atuar, ler; fazer artesanato e brincar com as crianças
Ama filmes
Praia ou campo? praia
Estação do ano todas elas! (risos)
Uma frase Não faça drama, faça teatro!
Participa do grupo MCB - Massaroca Casa do Brincar; AACEMI - Associação dos Amigos do Conservatório de Música de Ituiutaba; MECA – Movimento Experimental de Cultura; é voluntária na Pastoral da Criança treinando pessoas para brincar com elas no dia da celebração da vida; é membro afetivo da AAHB - Associação dos Amigos das Histórias de Brasília.


É contadora de tradição, aprendeu ouvindo com a avó brava, muito brava, que não achava graça em nada, deitada em seu cantinho, mas contava histórias; com a mãe doce, assimilava e reproduzia essas histórias tradicionais, que nem sempre são encontradas em livros. Possui uma voz privilegiada e agradece a Deus por isso. Suas dicas preciosas para uma boa voz são comer maça, fazer aquecimento vocal (sempre!), e se você ficar rouco, fazer repouso.

Tem uma vasta carreira profissional. É formada em pedagogia e artes cênicas. Seu mestrado em história na área do brincar cujo tema foi “Resto de manhã: análise do brincar na década de 50 a 70 na região do Pontal do Triângulo Mineiro”. Atuou 45 anos em sala de aula, sempre contando histórias. Por nove anos colaborou com a biblioteca comunitária onde assumiu a Hora do Conto contando histórias a todo momento. Trabalhou no ensino médio com professores ministrando cursos em pós e em faculdade. Foi professora do curso de educação artística do Conservatório de Música e também de graduação em Guaiatuba, onde contava e ensinava a contar histórias. Profissionalmente conta histórias com o grupo Poranduba desde 2004. Atualmente é profissional liberal, está trabalhando com consultoria, dá alguns cursos em projetos com faculdades, coordena a Massaroca Casa do Brincar, trabalha como atriz no grupo MECA de teatro, conta histórias em festas de aniversários e outros espaços públicos. 
Está com 71 anos e a pessoa não para!

Evento na Embaixada de Portugal em Brasília
Dia Internacional do Contador de Histórias 2019
Cidadã honorária de Ituiutaba, em Minas Gerais, Marlene visita a todos. Está no teatro desde 1980, o qual ajudou a erguer. De professora, contadora, artista até cantar samba em cima de caminhão para tentar melhorar a sociedade, já se propôs. Acredita “na partilha, na generosidade e no amor como os melhores caminhos para a gente ser mais gente”, diz Marlene. Partilha conosco que, na contação de histórias, passamos por muita coisa difícil, mas não são intransponíveis nem impossíveis de serem superadas. Por isso decidi escrever sobre a sua biografia também. Saiba como tudo começou! Clique Aqui!

Conhecer os amigos das histórias foi uma coincidência! Marlene vem muito à Brasília, procura participar das temporadas de teatro, gosta de saber das novidades. Conheceu os Amigos das Histórias pelo jornal. Os procurou. Foi convidada para um primeiro encontro onde conheceu outras pessoas e esta relação foi se ampliando. Ela nos conta que “adora esse pessoal! São tudo de bom!”

O nome do seu grupo se chama Poranduba, significa em tupi-guarani, espalhar palavras, onde Marlene e a filha Renta Freitas trabalham juntas. O Massaroca virou uma referência, muitos o procuram para fazer estágio e vêm em busca de informações.

Desafios
Formar mais contadores de histórias para a região e
Levar a Romaria de Histórias para Ituiutaba e para os 20 municípios.

Contatos
Massaroca Casa do Brincar
Grupo Poranduba
Ituiutaba Rua 36 número 1087 - Bairro Progresso
Face tem Marlene Massaroca Borges
Telefone 34 9970-2757
O site sairá em breve!

Biografia de Giulieny Matos - Clique Aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho e pela participação. Abraços derretidos pra você... Giulieny Matos